A TRANSFORMAÇÃO EVIDENCIA A OBRA DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Samuel 10:6

1. O que aconteceria se um indivíduo fosse tomado pela plenitude do Espírito Santo? Cairia no chão? Soltaria gritos estridentes? Falaria línguas estranhas, ininteligíveis? Seria o poderoso curador superando e condenando a médicos e a medicina como meios de cura?

2. Como seria a história de uma comunidade de crentes se seus membros fossem sobrenaturalmente possuídos pelo Espírito do Senhor? Uma comunidade de arrogantes? Um grupo de loucos? Uma igreja ousada, orgulhosa e insubmissa na sociedade, indiferente a qualquer autoridade civil, militar e política?

3. Como o evangelho alcançaria a nossa sociedade decadente, corrupta e imoral se os crentes fossem tomados pelo Espírito Santo? A história do inocente e despreocupado jovem Saul revela-nos grandes segredos do poder de Deus ao enviar Seu Espírito para possui-lo com objetivos nobres e divinos, da qual, pelo menos três pontos saltam a nossos olhos:

I. A VIDA DE QUEM PERMITIR QUE O ESPÍRITO SANTO SE APOSSE SERÁ RADICALMENTE TRANSFORMADA – I Samuel 10:6 

Saul era jovem, simples, humilde e submisso a Deus. Teve o privilégio de ser selecionado pelo Soberano do Universo para dar início à monarquia de Seu amado povo de Israel. Do incidente da unção desse jovenzinho que se tornou propriedade exclusiva de Deus, obtemos as seguintes aplicações práticas para nossa vida:

1. Quem não permite ser possuído pelo Espírito Santo, certamente o será por qualquer outro espírito que não seja santo: O espírito de orgulho, egoísmo, arrogância, etc. todos estes são oriundos dos espíritos demoníacos (ver I Reis 18:26, 28-29).

2. Quem permite que o Espírito Santo se aposse de sua vida não será mais proprietário ou dono de si mesmo, mas entregará o controle de tudo à regência de Deus.

3. Ao permitir que o Espírito Santo tome posse de você, a propriedade de tua vida, de teus talentos, e de teus recursos não te pertencerá mais, será totalmente de Deus para ser usado conforme bem Lhe parecer. 

II. A VIDA DA PESSOA QUE O ESPÍRITO SANTO USAR COMO INSTRUMENTO DE DEUS SERÁ TRANSFORMADA – I Samuel 10:6

Saul teve seu coração mudado por Deus para executar uma tarefa diferente (I Samuel 10:9). De pobre agricultor passou a líder político do povo do Senhor (I Samuel 10:1). De acanhado, tímido e introvertido (I Samuel 10:20-22) se tornou um destemido guerreiro quando o Espírito Santo veio sobre ele (I Samuel 11:6-11).

1. Quem está possuído pelo Espírito Santo não foca os próprios interesses, mas os interesses de Deus; não promove o eu, mas o reino de Deus (I Samuel 11:12-15).

2. Quem permite ser regido pelo Espírito Santo pensará e agirá de forma diferente de antes, terá responsabilidades e posição distintas na sociedade, pois passará a ouvir mais atentamente a Deus para fazer Sua soberana vontade (I Samuel 10:7).

3. Quem é regido pelo poder do Espírito Santo proclamará com ousadia profética a mensagem que Deus colocar em Seus lábios. O Espírito Santo não tem por objetivo derrubar as pessoas ou fazê-las falar em línguas estranhas, mas torná-las testemunhas de Cristo onde quer que elas forem (Atos 1:8). 

III. A VIDA SUBMISSA AO ESPÍRITO SANTO E DE SERVIÇO A DEUS SERÁ COMPLETAMENTE TRANSFORMADA – I Samuel 10:6

Saul experimentou uma promoção ímpar em sua existência. O privilégio veio de forma inesperada, sem preparo prévio e sem ambição humana. Foi uma surpresa agradável, do jeito que Deus sempre faz com os humildes; contudo, seu maior desafio não seria a monarquia, mas permanecer humilde e submisso a Deus. Precisamos viver a transformação diariamente, para não perder os privilégios concedidos por Deus. Para isso, é preciso fixar na mente e no coração os seguintes pontos:

1. Quem está cheio do Espírito Santo não vive a mesma vida centrada nos bens materiais, procurando jumentas extraviadas (I Samuel 9:3), mas centrada na vontade de Deus, procurando as coisas espirituais (I Samuel 9:16-17).

2. Quem se dedica a Deus revelará à sociedade uma existência totalmente diferente, não mais se pautando por princípios e conceitos de uma sociedade imoral, mas por princípios do reino celestial (I Samuel 10:7-9).

3. Quem vive submisso ao poder do Espírito que aplica diariamente o poder do evangelho no coração do crente, será radicalmente transformado numa pessoa muito melhor do que era. 

a) O Espírito que não transforma, deforma.
b) O Espírito que não transforma, é falso.
c) O Espírito que não transforma, não é o Espírito Santo. 

CONCLUSÃO:

1. Ser possuído pelo Espírito do Senhor nos fará mudar de vida, nos libertará de nossas limitações, romperá com obstáculos traumáticos, timidez, medo e vergonha que nos impedem de fazer grandes coisas para Deus. Contudo, uma vida transformada requer entrega diária às orientações do Espírito Santo, assim como Saul aceitou as orientações de Samuel quanto ao quê fazer (I Samuel 10:2-5). Depois da obediência inicial, é necessário aprender a esperar mais orientações do Céu (I Samuel 10:7-8).

2. Ser possuído pelo Espírito Santo tornará o crente num porta voz de Deus, seja através da pregação (“profetizar”) ou através da música sacra (I Samuel 10:5, 10). Será um agente de Deus infiltrado no reino das trevas para saquear o império megalomaníaco do diabo. Só uma vida transformada poderá ser o que Deus quer. Contudo, uma vida transformada requer um coração transformado. Mas, se o Espírito Santo não mudar nossa mente e coração, fica impossível ser diferente de quem somos. Para que o jovem Saul fosse mudado em outro homem (I Samuel 10:6), primeiro Deus precisou mudar-lhe o coração (I Samuel 10:9).

3. Ser possuído pelo Espírito Santo significa ter novas prioridades e receber habilidades do Céu proporcional à responsabilidade que Deus conferir a Seus instrumentos aqui na Terra. Isso nos fará ter a vida totalmente transformada. 

APELO:

1. Jamais Deus vai mudar nossa mente e coração pela força; embora Ele queira a mudança que resulte em transformação, certamente Ele o fará somente se você permitir.

2. Se você deseja ser usado por Deus para cumprir Seus nobres propósitos, permita ser possuído pelo Espírito Santo para que Ele o use como Seu instrumento.

3. Se esta é sua decisão, diga isso a Deus em oração e espere que Ele te faça ser uma pessoa diferente, que fará coisas diferentes, tendo prioridades diferentes...

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários