PROJETO DIVINO PARA RESTAURAR A FAMÍLIA HUMANA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Malaquias 4:4-6

1. Deus projetou o ser humano para viver em família, a qual é a célula mater da sociedade bem estruturada (Gênesis 1:27-28; 2:8, 17, 21-25).
2. O pecado arruinou a família, fazendo da instituição que deveria ser graça tornar-se uma desgraça (Gênesis 3:12; 4:8; 6:1-6).
3. Deus não deixou de investir na família; tal instituição sempre foi Sua preocupação mesmo após a maldição resultante do pecado (Gênesis 12:1-3; I Crônicas 16:28; Malaquias 4:4-6). 

O profeta Malaquias, o último do Antigo Testamento, concluiu de forma apoteótica seu livro, com uma promessa inspirada e inspiradora, declarando que Elias virá e preparará um povo para passar pelo grande e terrível dia do Senhor. O Texto possui:

· Promessas: 1) “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias”; 2) “Ele converterá o coração...”.
· Advertências: 1) Isso se dará “antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor”; 2) Para que Deus “não venha e fira a terra com maldição”.

Agora, analisaremos mais profundamente a mensagem do texto aplicado a nós: 

I. MALAQUIAS EXPÕE UMA PROMESSA E UM MINISTÉRIO ESCATOLÓGICOS:

1. A profecia aponta para um mensageiro escatológico: Um profeta antes do terrível dia do Senhor.
2. A profecia foca na existência de um ministério familiar escatológico:

a) “Converterá o coração dos pais aos filhos”.
b) “Converterá o coração dos filhos aos pais”.

II. MALAQUIAS APRESENTA A IDENTIDADE E A ATUAÇÃO DO MENSAGEIRO ESCATOLÓGICO:

1. A profecia aponta para a identidade do mensageiro previsto: “Enviarei o profeta Elias”.
2. A profecia mostra o tempo de atuação do mensageiro profético: “Antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor”.
3. A profecia foca no propósito do envio do mensageiro escatológico: Deus mesmo declara: “Para que eu não venha a fira a terra com maldição”.

III. MALAQUIAS REVELA O OBJETIVO DE DEUS PARA AS FAMÍLIAS ANTES DO FIM DO MUNDO:

Ampliando ainda mais, a Bíblia sugere três Elias na história mundial:

1. O primeiro Elias é o personagem literal que cumpriu ousadamente seu ministério profético em tempos de decadência espiritual (I Reis 17-22).
2. O segundo Elias é visto na pessoa de João Batista, de forma espiritual, com um cumprimento parcial da profecia de Malaquias (Mateus 11:13-14; Lucas 1:17).
3. O terceiro Elias será o cumprimento total da profecia de Malaquias, onde um movimento mundial investirá na restauração integral do plano original de Deus para os seres humanos no poder e espírito de Elias (João 1:21; Mateus 17:9-13).

a) Será um grupo de pessoas restauradas do pecado que impactará com palavras e exemplos a um mundo destroçado pelo pecado.
b) Será um movimento em que as palavras apenas darão complemento ao poder que o evangelho fez na restauração do coração: perdão, reconciliação, união, paz e felicidade.
c) Será um povo que pregará os princípios divinos, os quais, se aplicados na vida pessoal, resultam em restauração total da família humana (Malaquias 4:4, 6).

CONCLUSÃO:

Muitos creem que o Antigo Testamento encerra sua última frase com maldição; porém, um olhar atento revela que isso não passa de incompreensão:

1. Deus enviará um mensageiro (um povo) no tempo do fim antes da destruição do mundo mostrando onde está a solução para livrar-se da destruição. Que maravilha!
2. Deus deseja que esse mensageiro (esse povo) venha no poder e no espírito de Elias para enfrentar com ousadia as filosofias seculares e mundanas com a Lei, estatutos e juízos prescritos pelo Legislador do Universo no Antigo Testamento (Malaquias 4:4) antes do fim do mundo (Malaquias 4:5-6). Que bênção!
3. Deus tem por objetivo maior a conversão e a restauração das famílias (pais e filhos firmados nos, e regidos pelos princípios bíblicos) antes que venha a destruição do planeta Terra. Quanta graça! Que evangelho!

APELO:

1. Decida-se não ficar de fora do movimento restaurador que Deus conduzirá no tempo do fim para que estejas livre da maldição que virá no fim do mundo.
2. Aceite o evangelho que restaura a fim de livrar-te do pecado que destrói.
3. Permita que Deus te use para impactar a sociedade com os princípios celestiais descritos na Bíblia.
Pr. Heber Toth Armí
 

Postar um comentário

0 Comentários