PRESENTES A JESUS: REAÇÃO POSITIVA FRENTE À GRAÇA DIVINA


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Mateus 2:1-11

1. Em uma época em que as ideologias estimulam o consumo numa sociedade capitalista, é importante parar e pensar sobre a arte de dar presentes.
2. Em uma época em que as pessoas estão presas às tradições de “amigos secretos”, “presentes de Natal” e outras coisas mais, é fundamental refletir na motivação de presentear.
3. Em uma época em que as pessoas fazem o que a maioria faz sem refletir, é essencial deixar-se moldar por conceitos e filosofias mais nobres.

a) Dar presente pode ser uma demonstração de carinho e uma valorização da pessoa presenteada; ou apenas uma demonstração de vínculo com a tradição.
b) Dar presente pode ser a materialização dos sentimentos abrigados no coração; ou apenas fruto de uma influência materialista que quase obriga ao consumo.
c) Dar presente pode ser um ato natural do amor que deseja tornar feliz o alvo de suas afeições; ou, não passa de um ato de compulsão para não ficar constrangido numa situação festiva.

I. OS PRESENTES DOS MAGOS A JESUS NOS ENSINAM PRECIOSAS LIÇÕES – Mateus 2:1-8, 11

“Os magos do Oriente eram filósofos. Faziam parte de uma grande e influente classe que incluía homens de nobre nascimento, bem como muitos dos ricos e sábios de sua nação. Entre estes se achavam muitos que abusavam da credulidade do povo. Outros eram homens justos, que estudavam as indicações da Providência na Natureza, sendo honrados por sua integridade e sabedoria. Desses eram os magos que foram em busca de Jesus” (Ellen G. White. O Desejado de Todas as Nações, p. 59).

1. A sabedoria não se submete à filosofia da maioria, nem é regida pela popular tradição secular, capitalista, materialista e/ou consumista. Ela busca a verdade, custe o que custar; e, age em harmonia com ela como fizeram os magos.
2. A sabedoria torna o sábio honrado pelas pessoas; por outro lado, ela motiva ao sábio a honrar a quem realmente merece toda honra, glória e louvor. Os magos deram honras ao menino Jesus, o Rei do Universo.
3. A sabedoria presenteia com objetivos nobres, concretos e puros. Embora eleve aos que a ela se inclinam, ela não torna sábios em arrogantes e orgulhosos. Os magos se inclinaram para adorar e presentear ao bebê Jesus com caros presentes: Ouro, Incenso e Mirra.

II. OS PRESENTES DOS MAGOS A JESUS MOSTRAM OS REAIS MOTIVOS DO CORAÇÃO – Mateus 2:9-11

“Esse país oriental abundava em coisas preciosas, e os magos não se puseram a caminho de mãos vazias. Era costume, a príncipes ou outras personagens de categoria, oferecer presentes como ato de homenagem, e os mais ricos dons proporcionados por aquela região foram levado em oferta” ao menino Jesus. Os magos, “em Belém, não encontraram nenhuma guarda real a proteger o recém-nascido Rei. Não havia a assisti-Lo nenhum dos grandes da Terra. Jesus estava deitado numa manjedoura. Os pais, iletrados camponeses, eram Seus únicos guardas”. Entretanto, “através da humilde aparência exterior de Jesus, reconheceram a presença da Divindade. Deram-Lhe o coração como a seu Salvador, apresentando então suas dádivas – ‘ouro, incenso e mirra’. Que fé a sua!” (Idem, p. 60, 63).

1. Presentear é um ato de consideração, um símbolo de reconhecimento e honra a quem realmente é digno. Os sábios ricos do Oriente sabiam quem de fato merecia tudo isso.
2. Presentear é uma ação que revela intenções do coração. É um ato externo de um sentimento interno. Os sábios do Oriente fizeram mais que presentear, eles ofertaram com dedicação, o que é uma expressão do coração a quem merece devoção.
3. Presentear a Jesus deveria ser a prioridade máxima de quem reconhece que Ele é seu Salvador. Como fizeram aqueles homens do Oriente, deveríamos empreender uma viagem ao terno coração de Jesus, a fim de entregar a Ele nosso melhor e mais valioso presente:

a) O que eu tenho de melhor para Lhe oferecer?
b) O que eu tenho de maior valor para Lhe ofertar?
c) O que eu Lhe oferecer e ofertar revelará verdadeira devoção?

III. OS PRESENTES DOS MAGOS A JESUS NOS INCENTIVA A VALORIZAR O PRESENTE DE DEUS – Mateus 2:2, 10-11

Ao ver a Jesus, os magos “reconheceram Sua divindade e, prostrando-se diante dEle, O adoraram. Este era o objetivo de sua viagem. Tinham percorrido uma enorme distância e driblado todo tipo de perigos para cultuar o Rei dos judeus. Como parte da adoração, cada um deles entregou o presente que havia trazido: ouro, incenso e mirra. O contraste entre o simples casebre onde Jesus estava e os custosos presentes dos magos era enorme” (Mario Veloso. Mateus: Comentário Bíblico Homilético, p. 46).

1. Sendo que Deus valorizou pecadores que não merecem ser valorizados, nós devemos valorizar Seu Filho imaculado que graciosa e humildemente nasceu para ser nosso Salvador, assim como fizeram os homens do Oriente.
2. Sendo que o Filho de Deus deixou o Céu – um lugar perfeito –, para viver neste mundo – um lugar corrupto –, deveríamos reconhecer que Ele merece louvor e adoração por tamanho ato de graça, assim como fizeram os sábios do passado.
3. Sendo que Jesus é o Rei dos reis, os magos se inclinaram para adorá-Lo; e, como parte da adoração, ofertaram de seus tesouros:

a) Presentear a Jesus significa reconhecer Quem Ele é: O soberano do Universo.
b) Presentear a Jesus é um ato de demonstração de Quem é Jesus para quem O presenteia: O Salvador pessoal.
c) Presentear a Jesus não é toda a adoração, é apenas uma centelha dela: Demonstra uma reação positiva ao gracioso plano de salvação.

CONCLUSÃO:

1. No Natal, geralmente recebemos presentes e/ou damos presentes; porém, nos esquecemos de presentear a Jesus. Teria Ele deixado de ser importante?
2. No Natal, as pessoas investem em diversos tipos de presentes para diversos tipos de pessoas, mas o presente de Jesus é ignorado. Teria Ele deixado de ter valor para a humanidade?
3. No Natal, se gasta demasiado dinheiro com presentes caros para pessoas que não fazem e jamais farão o que Jesus fez graciosamente por amor a nós. Não deveríamos abrir nossos tesouros para presenteá-lO com a dignidade que Ele merece e adorá-lO com todo nosso coração?

APELO:

1. Reconheça quem é Jesus e o que Ele representa especialmente para você; então, se entregue a Ele.
2. Separe uma oferta especial ao Rei Jesus em qualquer época do ano, especialmente no Natal, quando se comemora Seu nascimento.
3. Louve e adore a Jesus, que nasceu neste mundo e morreu numa cruz, para ofertar salvação a todos os que são alvos da condenação pela prática do pecado.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários