BEBIDAS ALCOÓLICAS: VENENOS PARA A GRAÇA DA VIDA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Provérbios 20:1

1. Bebidas alcoólicas destruíram mais pessoas no mundo do que muitas guerras ou bombas atômicas.
2. Bebidas alcoólicas fazem mal tanto para o cérebro quanto para a sociedade; muitos que nunca ingeriram álcool tornam-se vítimas de pessoas alcoolizadas.
3. Bebidas alcoólicas parecem inofensivas, atraentes e promotoras de alegria; contudo, as desgraças que resultam delas deveriam fazer-nos distanciar desse líquido ilusório. Veja Provérbios 20:1 em três versões bíblicas:

a) “O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles” (NVI).
b) “A zombaria está no vinho, e a insolência na bebida! Quem nisso se perde não chega a ser sábio” (Bíblia de Jerusalém).
c) “O vinho torna você mau; a cerveja faz de você um briguento – e as pessoas bebem porque uma bebida fraca não tem muita graça” (A Mensagem).

I. A BEBIDA ALCOÓLICA NÃO FAZ BEM, SEJA VINHO OU QUALQUER LÍQUIDO ALCOÓLICO – Provérbios 20:1

1. Bebidas que contém álcool destroem a percepção, produzem transtornos físicos e psíquicos; assim, arruínam a vida de quem as tomam.
2. Bebidas que contém álcool desmoralizam o caráter, deturpam o valor do indivíduo, corrompem a razão e pervertem o raciocínio; depois, o bêbado tenta agredir seu próximo, zombando e humilhando-o!
3. Bebidas que contém álcool deixam as pessoas perturbadas, agressivas, abobadas, loucas, problemáticas, estúpidas, incrédulas, arrogantes – degradam ao ser humano deixando-o pior que animais irracionais, e causam desgraças horrendas na sociedade e na família.

a) Ingerir bebidas alcoólicas não enobrece o caráter de ninguém.
b) Ingerir bebidas alcoólicas não enriquece a família de ninguém.
c) Ingerir bebidas alcoólicas não promove o evangelho do reino de Deus, fortalece o reino do diabo.

II. A BEBIDA ALCOÓLICA ENVENA RELACIONAMENTOS, SEJA CERVEJA OU QUALQUER LÍQUIDO ALCOÓLICO – Provérbios 20:1

1. Ingerir bebida alcoólica provoca metade dos acidentes automobilísticos e, mais da metade dos assassinatos acontecem por causa dela.
2. Ingerir bebida alcoólica promove terríveis pesadelos familiares e muitas outras desventuras na sociedade.
3. Ingerir bebida alcoólica produz discussões idiotas, conflitos com quem ama, brigas cruéis e crimes assombrosos.

a) Beber bebidas alcoólicas é mais do que veneno físico, é um veneno psicossocial que mata bons relacionamentos.
b) Beber bebidas alcoólicas é mais do que prejudicial, é letal para romper laços matrimoniais e paternais.
c) Beber bebidas alcoólicas vai além de fazer mal a si mesmo, inferniza a vida do próximo.

III. É LOUCURA SUBMETER-SE A QUALQUER BEBIDA ALCOÓLICA; DEVEMOS SER SÁBIOS E SUBMETERMO-NOS A DEUS – Provérbios 20:1

1. Bebidas à base de álcool levam quem as ingere à dependência (vício); pode-se dizer que é uma prisão, escravidão ou grandes correntes invisíveis, que prendem suas vítimas.
2. Bebidas alcoólicas ingeridas socialmente são as portas atraentes que a morte coloca para escravizar e levar indivíduos à desgraça da vida social e familiar até ter uma morte desgraçada.
3. Bebidas com pouco ou muito teor alcoólico se ingeridas roubam a sabedoria; sugam a sensibilidade; extraem o equilíbrio, a força física e moral; deturpam a visão e a interpretação da realidade; saqueiam o que é bom; e, inserem o que não presta na mente e no coração.

CONCLUSÃO: Bebidas alcoólicas são fermentações que alteram o funcionamento do cérebro, que, quando ingeridas não fazem bem para quem toma nem para quem está perto de quem toma. Portanto,

1. Em vez de cair na armadilha da loucura inerente nas bebidas alcoólicas que promovem discussões, brigas, estresses e mortes, é mais prudente atentar para as sábias instruções da Palavra de Deus (Lucas 21:34; Efésios 5:18).
2. Em vez de submeter-se aos encantos das soluções alcoólicas, é mais sensato depender do poder de Deus Pai, da graça de Jesus Cristo, e da influência do Espírito Santo para viver uma vida melhor, mais feliz e prazerosa (Romanos 13:13-14).
3. Em vez de ceder aos atrativos ilusórios das bebidas alcoólicas que empobrecem nossa existência e encurtam nossa vida, é mais nobre optar pelas coisas espirituais, que elevam e enriquecem nosso caráter, desenvolvem sabedoria e prometem promover nossa vida curta para eterna (I Pedro 4:1-6; I Coríntios 6:9-10).

APELO:

1. Troque a desgraça da loucura alcoólica pela graça da sabedoria divina.
2. Troque os resultados funestos das bebidas alcoólicas pelos resultados benéficos do evangelho do reino de Deus.
3. Troque a submissão às bebidas alcoólicas com suas desgraças pela submissão à graça de Cristo. 
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários