A BÍBLIA REVELA A REALIDADE POR TRÁS DA EMBRIAGUEZ


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Provérbios 30:29-35

1. As pessoas bebem bebidas alcoólicas para se alegrar e esquecer os seus problemas, porém, eles causam mais tristezas e multiplicam os problemas que já existiam.
2. As pessoas bebem com o objetivo de aliviar a dor da alma, diminuir a aflição do coração, buscando sentir prazer; porém, ao passar o efeito do álcool, verão que arruinaram ainda mais a existência.
3. As pessoas bebem para fugir das preocupações, angústias, perplexidades, solidão, amargura e todos os sentimentos negativos que assolam a alma por causa do pecado, mas quando recobram a percepção, notam que a desgraça está maior do que antes.

I. BEBIDAS ALCOÓLICAS PROVOCAM PROBLEMAS OUSADAMENTE – Provérbios 23:29-30

1. Aqueles que se apegam à bebida alcoólica vão sempre ficar chorando as mágoas!
2. Aqueles que se escondem atrás da bebida alcoólica sempre vão se fazer de vítimas!
3. Aqueles que se nutrem com bebida alcoólica estarão sempre se metendo em brigas!
4. Aqueles que têm olhos vermelhos pela bebida alcoólica, estarão sempre com eles inchados!

II. BEDIDAS ALCOÓLICAS SEDUZEM AS PESSOAS IMPERCEPTIVELMENTE – Provérbios 23:30-31

1. Antes de se embriagarem, os viciados se embriagam com o cheiro sedutor das bebidas.
2. Antes de caírem nas armadilhas do álcool, os bêbados são enfeitiçados com a cor e o sabor do suposto bom vinho.

a) Tomar bebidas alcoólicas parece atraente, divertido e interessante, mas seu efeito sedutor resulta numa armadilha destruidora.
b) Tomar bebidas alcoólicas parece legal, provedor de vínculos de amizades e despertador de sentimentos prazerosos, mas no fim prova que tudo não passava de iscas sedutoras para arruinar a vida maravilhosa concedida por Deus.
c) Tomar bebidas alcoólicas não é sábio; quem medita na ressaca (enjoo, náuseas e dores de cabeça insuportáveis) e desgraças que elas provocam a rejeitarão veementemente.

III. BEBIDAS ALCOÓLICAS CAUSAM ENORMES DESGRAÇAS INCESSANTEMENTE – Provérbios 23:32-35

1. O raciocínio de quem ingere bebidas alcoólicas fica lento, com a mente retardada, idiota, besta, pior que animal irracional.
2. A língua fica toda enrolada, amortecida, anestesiada, as palavras não são claras; em vez de elevar as pessoas, o álcool às rebaixam física, mental, emocional e moralmente.
3. O corpo perde o equilíbrio quando está sob o efeito do álcool, a pessoa perde a identidade, anda sem rumo, sem saber aonde vai, tornando-se vulnerável aos ataques das hostes satânicas que fazem de tudo para arruinar àqueles que foram criados à imagem e semelhança de Deus. Consequentemente,

a) Bêbados interpretam equivocadamente a realidade, a vida e a espiritualidade.
b) Bêbados usam as palavras incorretamente provocando grandes problemas familiares, sociais e espirituais.
c) Bêbados chegam a situações desesperadoras, no fundo do poço; já não podem viver sóbrios para não se conscientizarem de situação deplorável em que chegaram.

CONCLUSÃO:

1. Deus nos faz, através destes versos estudados, uma poderosa advertência contra a bebedeira. Sua forma didática de apresentar a realidade oculta provocada pela bebida visa elevar nossa mente, auxiliar-nos em nossas decisões e, desenvolver em nós a sabedoria celestial.
2. Deus é sábio e sabe o que é melhor para nós; nós, não sabemos escolher sozinhos o que realmente é bom, nobre e saldável. Por isso, Deus nos exorta a não olhar para bebidas alcoólicas (nem vinho nem cerveja, pior ainda as que contêm mais concentração de álcool), muito menos ingeri-las.
3. Deus não quer que tenhamos uma vida desgraçada, arruinada pela cachaça, por isso Ele revela o verdadeiro destino de quem ingere bebida alcoólica, mostra o real poder atrás da sedução enfeitiçante e a desgraça de vida que resulta da embriaguez.

a) A embriaguez rouba o juízo, a moral e a inteligência.
b) A embriaguez conduz suas vítimas ao delírio, à distorção da realidade e à confusão e conflitos internos e externos.
c) A embriaguez, ao invés de dar lucidez, produz enjoo, tortura e embrutece o espírito humano.

APELO:

1. Seja sábio(a), não ceda aos encantos das bebidas alcoólicas, pois se o fizeres terás a vida arruinada.
2. Seja inteligente, preste devida atenção aos princípios de vida fornecidos pelo Criador da vida.
3. Seja esperto(a), não se deixe envolver com bebidas que te afastam dos ideias elevados, da busca opor um caráter nobre e de uma vida plena que Deus sonha para você.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Artigo muito bem explicado, que sejamos sábios e seguir os princípios bíblicos que nosso Senhor e criador deixou para nós.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: