NOSSA CRENÇA SOBRE NOSSA ORIGEM FAZ TOTAL DIFERENÇA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 1:24-31

1. Alguns acham que crença não interessa e teorias não importam; entretanto, certamente, naquilo que você crê faz total diferença em teus propósitos e atitudes.
2. Saber que você veio das mãos de Deus, projetado à imagem e semelhança de Deus, colocado num ambiente preparado por Deus, revelará um valor que a crença na teoria da evolução nunca fará.

a) Se você veio do nada, qual é teu valor?
b) Se você é fruto de uma explosão, qual é teu valor?
c) Se você é resultado do acaso sem planejamento, qual é teu valor?

3. Sendo que não se pode provar a origem do mundo em laboratório, o criacionismo e a evolução são teorias. Todavia, evidências de planejamento, organização e intenção nos detalhes do relato da criação aguçam nosso discernimento quanto ao nosso valor.

I. A CRIAÇÃO FOI PROJETADA PARA BENEFÍCIO DA RAÇA HUMANA – Gênesis 1:24-26, 29-30

1. Os seres humanos foram feitos somente após Deus ter concluído a criação de todos os vegetais, animais e astros e, então colocados em seus devidos lugares para benefício do ser humano.
2. Os seres humanos foram criados por último porque tudo que era vital a eles deveria estar concluído:

a) Os animais selváticos, os répteis (e, os aquáticos do quinto dia) para encher de prazer os olhos de quem os via e, as aves (do quinto dia) com seus cânticos para satisfazer aos ouvidos de quem ouvia.
b) Os animais domésticos para o benefício dos humanos.
c) As plantas que produziriam o alimento às criaturas viventes, inclusive os humanos.
d) A água, a terra, o sol, a atmosfera, etc.

3. O ambiente deveria estar perfeitamente preparado para receber as mais especiais criaturas de Deus; O qual fez tudo pensando na alegria e satisfação dos seres que seriam o auge da criação: Os humanos.

II. A CRIAÇÃO DOS SERES HUMANOS REVELA SUA IMPORTÂNCIA ELEVADA – Gênesis 1:26-27, 31

1. Deus fez uma convocação solene aos seres divinos antes de criar os seres humanos:

a) O Espírito Santo estava presente (Gênesis 1:2; Jó 33:4; Salmo 104:29-30).
b) Jesus estava presente (João 1:1-3; Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:1-3).
c) Deus Pai, estava presente (Gênesis 1; Isaías 64:8; Marcos 10:6).

2. Deus criou tanto o homem quanto a mulher à imagem e semelhança dEle, não só o homem, mas também a mulher teve altíssimo privilégio outorgado com exclusividade à raça humana.
3. Deus colocou Suas mãos na massa na criação dos humanos:

a) Deus não disse: “Haja seres humanos”.
b) Deus disse: “Façamos...”. Isso revela elevadíssima importância e altíssimo valor dos seres humanos.
c) Somente a partir daí, o conjunto do que era “bom” (vs. 10, 12, 18, 25), foi avaliado pelo próprio Deus como “muito bom” (v. 31).

III. A CRIAÇÃO DESTINADA À SUJEIÇÃO HUMANA EVIDENCIA GRANDES VERDADES – Gênesis 1:28

1. Deus abençoa ao homem e à mulher para serem Seus representantes no cuidado e administração do novo Planeta habitável.
2. Deus privilegia aos seres humanos tornando-os governadores sobre toda a criação, superiores até mesmo aos enormes animais e árvores gigantescas.
3. Deus concede responsabilidade devido à tamanha capacidade que os seres humanos foram dotados. Homem e mulher deveriam:

a) Frutificar.
b) Multiplicar.
c) Encher a Terra.
d) Sujeitar a Terra.
e) Dominar sobre todos os seres vivos.

4. Deus poderia ter enchido o mundo de gente como fez em relação às plantas e aos animais, mas preferiu criar apenas um par de pessoas e colocá-lo para governar; indicando, assim, imenso valor físico, mental e espiritual da raça humana.

CONCLUSÃO:

1. Para nenhuma outra parte da criação Deus convoca solenemente à presença da Trindade para um conselho ou conferência, como fez na criação dos seres humanos.
2. Para nenhuma feitura de outra criatura Deus usou o verbo “façamos”, exceto ao criar os seres humanos. Isso denota intimidade entre seres humanos e seres divinos.
3. Nenhuma outra criatura foi feita a imagem e semelhança do Soberano do Universo, exceto os seres humanos; os quais os tornam representantes da divindade no mundo.
4. Nenhuma outra criatura recebeu instruções para exercer sabedoria, inteligência e regência como os seres humanos. Deus confiou no homem e na mulher e designou-lhes privilegiadas responsabilidades. 

APELO:
1. Prefira ser avaliado e avaliar-se pela cosmovisão bíblica de criação e origem de nosso Planeta.
2. Permita que a visão da criação bíblica determine o teu, o meu – o nosso valor – como seres humanos.
3. Persiga o propósito pelo qual Deus te criou, e, com responsabilidade, represente Seu caráter com a graça de Cristo e o poder do Espírito Santo.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários