O SOFRIMENTO DE QUEM NOS OFERECE LIVRAMENTO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Isaías 53:2-5

1. A salvação é o plano de Deus para livrar o ser humano dos titânicos danos causados pelos nossos pecados.
2. A salvação do pecador é o alvo de Deus e dos anjos celestiais – todos estão empenhados em nos ver libertos das garras do mal.
3. A salvação é o tema geral da Bíblia, a qual é o Livro que nos revela que sem Deus não haveria nenhuma redenção para a humanidade caída em pecado.

a) A profecia de Isaías apresenta de forma dramática a relação da Cristologia com a Soteriologia.
b) A teologia bíblica nos revela um Deus que está disposto a tudo para salvar os seres humanos da hamartia (pecado).

I. OS SOFRIMENTOS DE CRISTO COMO SER HUMANO FORAM TERRÍVEIS – Isaías 53:2-3

1. Jesus não tinha nada que agradasse a quem O olhasse. Pelo fato dos seres humanos julgarem o exterior, afastaram-se dEle.
2. Jesus foi a pessoa mais desprezada da história. Ele foi terrivelmente desprezado por aqueles que Ele tanto prezou.
3. Jesus foi o mais rejeitado do mundo, inclusive por Seu próprio povo. Ele, mais do que ninguém, sentiu na pele e no corpo inteiro, o que significa ser:

a) Odiado sem motivo.
b) Injuriado sem razão.
c) Rejeitado sem merecer. 

II. OS SOFRIMENTOS DE CRISTO COM OS PECADORES SERES HUMANOS REVELAM SENSIBILIDADE – Isaías 53:4

1. Jesus tomou sobre Si nossas enfermidades: Jesus Se compadeceu, Ele foi empático ao extremo. Ao simpatizar-Se com pecadores, andou entre eles, enfrentando os mesmos desafios, ou melhor, assumindo nossa situação.
2. Jesus levou sobre Si nossas dores: Jesus experimentou terrível angústia e tristeza ao Se identificar conosco.
3. Jesus suportou sobre Si nosso desprezo: Apesar de tudo, Aquele que se simpatizava e se identificava com nossas dores foi grandemente rejeitado, pois Sua vida sem pecado repelia aos que amam as obras do diabo.

a) O ser humano causou e ainda causa o problema: Pecado.
b) Jesus veio para ser a solução do nosso problema: Salvação.
c) Os causadores de problemas olham para a solução como sendo o problema.

III. OS SOFRIMENTOS DE CRISTO PELOS SERES HUMANOS PECADORES PROMOVEM NOSSA RESTAURAÇÃO – Isaías 53:5

1. Jesus foi transpassado pelas nossas transgressões: O justo morre pelos injustos. O compassivo Salvador Se entrega pelos que O rejeitaram. O inocente substitui o culpado.
2. Jesus foi moído pelas nossas iniquidades: Ele foi destruído, não por ter feito nada errado, mas por aquilo que nós fizemos de errado. Desta forma, Ele aceitou as imerecidas consequências da culpa pelo pecado que não cometeu, para dar-nos a recompensa que nós, culpados, não merecemos.
3. Jesus fez expiação por nós:

a) O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele: Nossos pecados caíram sobre Jesus para que pudéssemos obter o perdão da culpa e, assim, alcançar reconciliação e paz com Deus.
b) Pelas Suas pisaduras fomos sarados: Por assumir nossa culpa, nossos pecados O feriram, O dilaceraram e O esmagaram; assim, Jesus foi castigado para nos restaurar, curar e libertar. Ele morreu para nos dar vida!

CONCLUSÃO:

1. Os sofrimentos de Jesus não foram encenados, foram realmente sentidos. Além de toda dor física que suportou, Ele lidou com dores emocionais e espirituais. A dor da rejeição é terrível, ainda mais quando vêm da parte daqueles pelos quais se faz o bem para ajudar e salvar.
2. Os sofrimentos de Cristo revelam sensibilidade de Sua parte para com nossas dores e aflições; Ele Se identifica a tal ponto conosco que não apenas entra em nossa história, mas Se torna humano para assumir nossa culpa e aceitar a nossa sentença de morte.
3. Os sofrimentos de Cristo são a solução que nossos problemas exigem para que não sejamos extintos da face do Universo. Sua expiação pelos nossos pecados é a nossa única esperança de reconciliação com Deus.

APELO:

1. Aprofunde-se mais para entender melhor o sofrimento que Jesus suportou por você.
2. Medite mais no sofrimento de Jesus para assimilar o propósito de tudo o que Ele veio fazer aqui no mundo pelo bem da humanidade.
3. Reconheça o problema do pecado e aceite a solução providenciada por Deus através de Jesus, o qual tanto sofreu para te ver feliz, salvo e restaurado.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários