JULGAMENTOS EQUIVOCADOS GERAM TEOLOGIAS DEFEITUOSAS

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Jó 1:6-12

1. Satanás é o acusador dos filhos de Deus; é o adversário de Deus, aquele que se opõe à Lei divina; que, por promover rebelião, perdeu sua morada no Céu.
2. Satanás encontrou espaço no Planeta Terra e anda por ele tentando destruir a criação e as criaturas, dentro dos limites permitidos por Deus.
3. Satanás era o mais poderoso anjo de Deus, antes de perverter-se; contudo, por ser criatura, sua limitação é naturalmente compreensível, assim, ele julga as coisas incorretamente, mas acredita estar certo.

a) Ele acreditava que Jó servia a Deus por meros interesses egoístas.
b) Ele acreditava que Deus abençoava a Jó para induzi-lo ou manipulá-lo a ser-Lhe fiel.
c) Ele acreditava que havia uma troca de favores entre Deus e Jó, insinuando que relacionamentos com Deus não estão baseados em dignidade, mas em interesses egoístas.

I. POR MAIS ESPERTO E ASTUTO QUE SEJA, NINGUÉM, NEM MESMO SATANÁS, CONSEGUE JULGAR OS MOTIVOS DO CORAÇÃO (A NÃO SER DEUS) – Jó 1:6-11

1. Satanás julga os motivos, mas sem conhecê-los: Ele alega que Jó não era digno da declaração que Deus fizera dele, nem Deus digno da adoração de Jó (vs. 8-9).
2. Satanás tem convicções, mas não passam de meras opiniões: Ele declarou enfaticamente a Deus que se Jó perdesse tudo o que tinha, com certeza Lhe amaldiçoaria na Sua cara (vs. 10-11).
3. Satanás emite acusações, sem preocupar-se em estar errado: Apesar de Satanás afirmar que Jó servia a Deus por amor às bênçãos, e que Deus o abençoava para receber adoração, a história mostra que Satanás estava errado; entretanto, ele nunca admitiu, nem pediu perdão por suas palavras ofensivas.

II. EMBORA SATANÁS TENHA SE ENGANADO TERRIVELMENTE EM RELAÇÃO ÀS INTENÇÕES DA DEVOÇÃO DE JÓ, ELE INDUZ MUITAS PESSOAS A JULGAREM COMO ELE – Jó 1:9-11

1. Muitos julgam as intenções do coração de seus amigos, professores, funcionários, patrões, líderes espirituais, etc. Assim como Satanás, com toda sua esperteza e astúcia é incapaz de julgar corretamente, os seres humanos também são.
2. Muitos caem nas armadilhas de Satanás e passam a trilhar pelos seus passos satânicos quando emitem julgamento sobre os motivos de seu próximo. Muitos fieis são alvos, como Jó, dos ataques satânicos por parte de pessoas enganadas.
3. Muitos enveredam pela mesma ousadia de Satanás ao julgar o caráter de Deus ou mesmo de Seus filhos fieis. As deturpações do caráter de Deus vistas nas diversas mídias disponíveis comprovam esta fatalidade.

III. JULGAMENTOS EQUIVOCADOS CONDUZEM A CONCLUSÕES E ATÉ A TEOLOGIAS FALSAS, PORTANTO, É PRECISO TER MUITO CUIDADO – Jó 1:10-12

1. A teologia da predestinação, que afirma que Deus escolhe uns para a salvação e abandona outros para a perdição, é contrária ao que a Bíblia revela do caráter de Deus. Está bem claro que Deus não predestinou Jó para adorá-lo, foi uma decisão pessoal.
2. O livre-arbítrio dado por Deus aos seres humanos inocenta a Deus da insinuação-acusação de Satanás. Se Deus houvesse predestinado Jó para adorá-lO, e por fim salvá-lO, o argumento de Satanás contra Ele teria sentido. Deus retirou a cerca de proteção, mas Jó não desistiu de Deus.
3. Se Deus predestinasse uns para a salvação e outros para a perdição, Ele seria arbitrário, injusto e digno da acusação do rebelde; porém, Deus permitiu que Jó fosse provado por Satanás para mostrar que o ser humano é livre para escolher o que quiser, e Jó escolheu adorar a Deus.
4. Além disto, o texto solapa a teologia Deísta que alega que Deus fez o mundo e o abandonou. Na verdade, Deus cuida de nós como cuidou de Jó: Antes, durante e após a provação.

CONCLUSÃO:

1. Sem conhecer a totalidade dos motivos de cada um, qualquer julgamento de motivos pode ser precipitado, imperfeito e totalmente equivocado. Sendo que Satanás possui mente mais perspicaz que o ser humano e erra, pior é o julgamento feito pelos humanos; portanto, antes de propagar um julgamento sobre alguém é melhor refletir sem dizer nada.
2. Sendo que só Deus conhece os motivos em sua plenitude, é sábio deixar que Ele julgue cada pessoa; e, é tolice ficar traçando conclusões sobre os outros, mesmo que o julgado seja bem conhecido.
3. Os julgamentos humanos e até mesmo satânicos (demoníacos) estão equivocados em cada análise e conclusão, principalmente quando o foco é avaliar a Deus; por isso, existem tantas teologias espúrias:

a) Baseando-se na Bíblia é possível analisar doutrinas/teorias, mas não motivos pessoais.
b) Estudando a Bíblia podemos julgar comportamentos, mas não as motivações do coração.
c) Conhecendo bem a Bíblia, podemos distinguir as artimanhas satânicas que visam enredar-nos em engodos doutrinários, mas não conseguiremos distinguir, precisamente, sentimentos e motivos dos que pregam heresias (ou mesmo verdades bíblicas).

APELO:

1. Nunca julgue os motivos, para não trilhar nos passos de Satanás.
2. Se for para julgar, avalie atitudes e doutrinas, mas não motivos.
3. Seja experto(a), sempre deixe os motivos para Deus julgar.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários