PESSOAS FINGIDAS: HIPÓCRITAS RICOS E HIPÓCRITAS POBRES


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Provérbios 13:7

1. Vivemos em uma cultura que valoriza mais o “ter” do que o “ser”, até o ter um tipo de aparência acaba sendo mais importante do que ser o que realmente é.
2. Vivemos em uma sociedade consumista, movida pela filosofia de comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para impressionar pessoas que você não conhece, a fim de tentar ser uma pessoa que você não é.
3. Vivemos uma época em que as pessoas são hipócritas, fingindo ser o que não são, sejam elas pobres ou ricas, não tendo nada ou possuindo muitas riquezas.

I. TEM INDIVÍDUO QUE  FINGE SER RICO, SEM, CONTUDO, NADA POSSUIR – Provérbios 13:7

1. Têm pessoas que gastam dinheiro como se fossem ricas; mesmo não tendo nada, jactam-se em ostentação pessoal; mesmo derrotadas orgulham-se de vitórias e sucessos; mesmo sendo ignorantes, se creem sábias e entendidas.
2. Têm pessoas que têm mais dívidas do que riquezas, simplesmente porque querem impressionar com um status que elas não possuem na sociedade.
3. Têm pessoas que são pobres, mas agem como ricas visando se exibir e chamar a atenção para si.

· Problema: Quem é pobre, mas vive como rico, prefere depender da soberba, da impressão e do status, não de Deus (ver Provérbios 12:9). 

II. TEM TAMBÉM INDIVÍDUO QUE FINGE MUITO BEM SER POBRE POSSUINDO MUITAS RIQUEZAS – Provérbios 13:7

1. Têm ricos que se escondem atrás da pobreza para não ajudar aos necessitados, pagar impostos e contas, ou devolver dízimos.
2. Têm ricos que, ávidos por ganhar dinheiro, vivem como pobres, mesquinhando, mendigando e sonegando aqui e ali, é um avarento “mão-de-vaca” negligenciando seus deveres para com seu estado e sua família tentando ajuntar mais e mais dinheiro (riquezas).
3. Têm ricos que vivem reclamando de falta de dinheiro e recursos, estão sempre lamentando sua suposta “miséria”.

· Problema: Quem é rico e vive abaixo das bênçãos que Deus lhe concedeu, reclamando de “barriga cheia”, além de ser ingrato é um péssimo testemunho ao mundo; além de estar fadado ao fracasso nesta vida está condenado para o dia do juízo (ver Provérbios 13:5-6).

CONCLUSÃO:

1. Os pobres metidos a ricos e os ricos metidos a pobres precisam saber que não existe elogio no texto para nenhum dos dois grupos; pois, certamente Deus não gosta de pessoas fingidas, que aparentam ser o que não são, não importam as justificativas.
2. Os pobres que se fingem ricos e os ricos que se fingem pobres precisam saber que tentar ser rico para obter popularidade ou pobre para enganar visando tirar vantagens significa hipocrisia, impressão falsa, ser o que não é, usar máscaras – coisas do pai da mentira (João 8:44).
3. Os pobres que se acham ricos e os ricos que se acham pobres precisam saber que uma vida edificada sobre a falsidade está fadada ao fracasso, e, por fim, condenada – no dia do juízo. No âmbito espiritual a situação é mais grave:

a) Aquele que desconsidera a riqueza segundo Deus, será um rico muito pobre (Lucas 12:16-21).
b) Aquele que desconsidera a piedade com contentamento como grande fonte de lucro, ainda que ame ao dinheiro, viverá uma vida miserável até chegar à ruína total (I Timóteo 6:6-10).
c) Aquele que jacta de suas misérias pensando ser riquezas, não enxerga sua verdadeira condição de coitado, miserável, pobre, cego e nu. Isso causa náuseas em Cristo, o qual deu Sua vida para nos libertar de todo pecado (Apocalipse 3:16-17).

APELO: Após entender e refletir na mensagem de Provérbios 13:7...

1. Esquive-se da hipocrisia, seja sincero(a)!
2. Esquive-se da falsidade, seja você mesmo(a)!
3. Esquive-se das meras aparências, seja verdadeiro(a)!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pastor...nao tenha duvidas essa ideia nasceu no coração. Tem me ajudado muito os esboços de sermões. Sempre qiu eu usar os sermões a referencia sera dada e divulgada a fonte. Para que muitos conheçam essas jóias. DEUS CONTINUE TE USANDO GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: