O MOTIVO DE DEUS AO TRANSMITIR-NOS SABEDORIA


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico Principal: I Reis 4:29-34

1. Deus, sendo sábio (Onisciente), pode comunicar sabedoria aos pobres mortais deste Planeta distante.
2. Deus tem capacidades ilimitadas para capacitar aos limitados pecadores a desenvolver sabedoria que ultrapassa a marca dos personagens mais sábios nas próprias forças.
3. Deus tem propósito nobre e sublime ao transmitir sabedoria e conhecimento a indivíduos deste mundo perverso.

I. SABEDORIA É UM DOM DE DEUS, POIS SENDO ONISCIENTE ENCONTRAMOS NELE A FONTE DA SABEDORIA – I Reis 4:29

O texto bíblico revela que Deus deu sabedoria e inteligências raras a Salomão. Ser superdotado é um dom miraculoso dado por um Deus amoroso.

1. Sabedoria pura e verdadeira não é oriunda das Escolas, Colégios, Faculdades ou Universidades deste mundo, nem mesmo das filosofias dos grandes pensadores da história.
2. Sabedoria pura e verdadeira se origina em Deus e é pautada pela prudência a fim de que não vivamos de forma inconsequente neste mundo deprimente.
3. Sabedoria pura e verdadeira originada em Deus vem acompanhada de um coração cheio de amor “tão vasto como a areia que está na praia do mar” (Bíblia de Jerusalém).

II. SABEDORIA É DADA POR DEUS COMO, QUANDO, QUANTO E A QUEM ELE QUISER – I Reis 4:30-31 

Salomão recebeu sabedoria que excedeu tudo o que qualquer sábio antes dele (e contemporâneo dele) havia alcançado ou desenvolvido. Deus surpreende visando impactar ao mundo do saber pretendendo atrair sábios e inteligentes ao Seu reino.

1. A sabedoria originada no Céu e outorgada a indivíduos na Terra ultrapassa, em muito, o mais elevado saber dos homens que excluem Deus de sua vida.
2. A sabedoria doada por Deus é apropriada para cada situação, na quantidade apropriada para cada ocasião:

a) Seja para liderar louvores e adoração ou na composição de músicas, como no caso de Etã, da família de Merari (I Crônicas 6:44; 16:41-42; 25:1, 6).
b) Seja para ministrar no templo ou como vidente para o rei como no caso de Emã (I Crônicas 15:17-19: 25-5).
c) Seja no caso de administrar politicamente todas as áreas do povo de Deus como uma nação que deve exaltar ao verdadeiro Deus e/ou propagar a verdade correta aos habitantes do mundo (I Reis 4:30-31).

3. A sabedoria oriunda de Deus terá influência cruzando fronteiras nacionais atraindo pessoas de perto e de longe.

III. SABEDORIA ORIGINADA EM DEUS DEVE SER UTILIZADA PARA PROMOVER O BEM DO PRÓXIMO NESTE MUNDO MAU – I Reis 4:32-34

Salomão não deixou mofar o dom da sabedoria que Deus Lhe deu. Ele fez bom uso dela. Consequentemente, temos parte de seu legado preservado para nosso bem, depois de aproximadamente 3000 anos de publicação.

1. A sabedoria pura e verdadeira não deve ser armazenada na mente de quem a recebeu, mas compartilhá-la ao máximo para beneficiar ao próximo. Com objetivo de proclamar a sabedoria divina recebida, Salomão,

a) Escreveu 3.000 provérbios, cerca de 600 foram preservados no Livro de Provérbios.
b) Compôs 1005 músicas, dos quais temos os Salmos 72 e 127 e o mais sublime dos cânticos do mundo: Cântico dos Cânticos, ou Cantares de Salomão.
c) Plantou um jardim (Eclesiastes 2:5) e desenvolveu na prática seu conhecimento de botânica, agronomia, zoologia, ornitologia, entomologia e ictiologia.

2. A sabedoria divina pautada pela prudência e pelo amor celestial que promove o bem do próximo atrai pessoas de lugares longínquos para ouvir o servo de Deus.
3. A sabedoria humana apenas revela a capacidade sapiencial de Deus, o qual é capaz de usar pessoas como Seus instrumentos para alcançar nobres e sábios objetivos.

CONCLUSÃO:

1. Deus é sábio no sentido pleno da palavra; Ele comunica sabedoria aos seres humanos para que estes a transmita a outros com objetivo de tornar os degradados do pecado em sábios para Seu reino.
2. Deus dá sabedoria aos seres humanos para que eles saibam viver mais e melhor promovendo o bem neste mundo em que a sociedade está cada vez pior.
3. Deus quer que sejamos sábios, por isso inspirou pessoas por meio de Seu Espírito Santo para escrever a sabedoria que leva o pecador a buscar Jesus – o Salvador do pecado e da ignorância causada pelo diabo.

APELO:

1. Busque sabedoria pura e verdadeira.
2. Busque ao Autor da sabedoria pura e verdadeira.
3. Busque aplicar tua vida às orientações da sabedoria divina.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários