sábado, 20 de fevereiro de 2016

A ORAÇÃO PERSEVERANTE DEVE PAUTAR A VIDA CRISTÃ


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Colossenses 4:2-6

1. Incrédulos, pagãos e ateus não se dedicam à oração; pois orar é a ação mais importante de alguém convertido a Cristo.
2. Assim como mortos não respiram, pessoas não convertidas não se rendem ao ato de orar – o qual pode ser dito que é a respiração da alma.
3. Orar é dialogar com Deus como amigo; ou seja, sem reconciliação com Deus, a qual se dá através do sacrifício de Cristo, qualquer oração será uma imensa ilusão.

· Paulo não pede para seus leitores começarem a orar, mas para que perseverem na oração com ações de graças.
· Paulo vai além de alusões à oração, ele pede que haja súplicas e intercessões por ele e pelos de fora.
· Paulo apresenta três nobres propósitos importantes pelo qual orar:

I. ORE PELO TEU PASTOR, O LÍDER ESPIRITUAL DE TUA IGREJA – Colossenses 4:2-4

Se até o grande e renomado apóstolo Paulo precisava e solicitava oração dos irmãos, quanto mais precisam nossos líderes que não chegam aos pés deste apóstolo.

1. O líder espiritual é tão carente da graça e do perdão do Salvador quanto qualquer pecador.
2. O líder espiritual precisa de oração para ter mais oportunidade de falar do evangelho às pessoas.
3. O líder espiritual carece de discernimento e capacidade diante de tantos desafios; portanto, clame a Deus em prol de seu ministério pastoral. 

II. ORE POR TI MESMO, POR TUA TRANSFORMAÇÃO – Colossenses 4:2, 4-6

Paulo sabia da importância dos membros da igreja serem o que Deus quer que eles fossem a fim de refletirem o poder transformador do evangelho na vida da comunidade. Por isso, queria que aqueles que oram, incluíssem a si mesmos na oração em prol de transformação.

1. O crente deve orar por si mesmo a fim de aprender a andar neste mundo com sabedoria, tendo como objetivo aproveitar toda e qualquer oportunidade de testemunhar de Cristo aos perdidos.
2. O crente precisa saber que deve representar Cristo através de palavras e atos, comportamento e emoções, sempre equilibradamente para não ser uma pedra de tropeço aos que Cristo derramou Seu precioso sangue.
3. O crente precisa orar por si mesmo para saber responder correta e pacientemente às pessoas carentes de amor, perdão e de um Soberano Salvador.

III.  ORE PELOS DE FORA, PELA CONVERSÃO DELES – Colossenses 4:3, 5-6

O foco de Paulo era “os de fora”, aqueles que ainda não tiveram oportunidade de decidir pela bênção do Evangelho – incrédulos, ateus, pagãos, etc. Mesmo preso, sua preocupação primária eram os perdidos, escravizados nas garras do mal, amarrados nas coleiras do pecado e submetidos ao poder hipnotizante do diabo.

1. Os de fora precisam ouvir o Evangelho, porém, é importante que se interceda por eles para que Deus amoleça seu coração, “abre as portas à palavra”.
2. Os de fora precisam de excelentes exemplos vívidos a fim de se convencerem da real e gritante necessidade de conversão genuína a Cristo, o Salvador por excelência.
3. Os de fora precisam de respostas agradáveis, sem exageros, corretas, com conteúdo sólido, para sentirem segurança nas crenças que até então lhes eram desconhecidas.

CONCLUSÃO:

1. A oração pode fazer coisas que nada mais pode. Quantas coisas deixamos de ver acontecer, ou não experimentamos mais milagres, só porque não perseveramos na oração?
2. A oração deve nos levar a ação pela salvação dos perdidos. Quantos perdidos vão à sepultura sem esperança, simplesmente porque não oramos mais visando aproveitar as oportunidades de testemunhar?
3. A oração capacita-nos para que sejamos instrumentos de Deus para alcançar pessoas que nunca imaginaríamos que pudessem aceitar a Cristo. Por que não orar mais com base nas orientações escritas pelo apóstolo Paulo, cujas palavras foram inspiradas pelo Espírito Santo?

APELO:

1. Ore pelos ministros do evangelho de tua congregação.
2. Ore por ti mesmo para que sejas o que o evangelho pode te tornar.
3. Ore pelos de fora a fim de que eles se unam com os salvos.

Pr. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana