DESDE QUANDO A HUMANIDADE VIVE NO TEMPO DA GRAÇA?


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico Principal: Atos 15:8-11

1. Para muitos a salvação no Antigo Testamento ocorria pela Lei de Deus, e no Novo ocorre pela graça de Cristo.
2. Para quem enxerga assim o plano da salvação há uma divisão: A dispensação da Lei e a dispensação da graça.
3. Para a Bíblia essa separação não existe, pois a Lei nunca foi nenhum meio de salvação e a graça não teve início somente com Jesus ao morrer na cruz.

I. A GRAÇA É UM ASSUNTO QUE REQUER FÉ PARA CRER – “Cremos que fomos salvos...” – (Atos 15:11):

1. A fé é a crença em prática, é a confiança em Deus em tudo.
2. A fé e a crença estão interligadas, ambas são interdependentes. A crença é a aceitação do dom da fé: Os quais resultam da graça de Deus.
3. A fé e a crença verdadeiras apontam para Cristo através da Palavra de Deus, onde está esboçado o plano de salvação da humanidade, o qual é unicamente pela graça, nada pela obras (Efésios 2:8-9).

II. A GRAÇA SEMPRE FOI O MÉTODO DE SALVAÇÃO OFERECIDA POR DEUS – (Atos 15:10-11):

1. Desde a entrada do pecado no mundo a graça esteve à disposição através de Cristo (ver Gênesis 3, especialmente os versos 15, 21).
2. Desde Adão e Eva, Caim e Noé, etc. a graça sempre esteve presente a fim de oferecer oportunidade de vida ao pecador impenitente (ver Gênesis 4; 6:8; 15:6; conf. Tiago 2:23, 25; Hebreus 11 fala das pessoas do Antigo Testamento justificadas pela fé).
3. Desde os primórdios do pecado e durante todo o Antigo Testamento a graça foi o método de salvação oferecida por Deus através de Cristo (Salmo 6:4; 13:15; 86:15; etc.).

III. A GRAÇA É O ÚNICO MÉTODO DE SALVAÇÃO QUE EXISTE NO MUNDO (Atos 15:8-11):

1. Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Deus sempre salvou pessoas pela Sua infinita graça mediante a fé (crença, confiança) em Jesus Cristo.
2. Tanto judeus quanto gentios são salvos unicamente pela graça mediante a fé em Cristo – Sem Cristo não há esperança de salvação para ninguém.
3. Tanto para os antigos como para os pós-modernos do século XXI, a única forma de salvar-se do pecado e suas consequências foi, é e continuará sendo somente pela graça de Deus mediante a fé no Senhor Jesus.

CONCLUSÃO:

1. Sem o Espírito Santo é impossível a aceitação da graça, temos de aceitar pela fé Seu trabalho em nós, que também é fruto da graça (I Samuel 10:6; João 16:7-12).
2. Sem o Espírito Santo agindo em nossa vida é impossível viver a altura do plano divino idealizado pela graça (Salmo 51:10-11; Efésios 1:3-14; Tito 2:11-14).
3. Sem o Espírito Santo ninguém chega a converter-se de verdade e mudar de vida conforme o alto padrão divino (Gênesis 6:3; Atos 2:37-44; Gálatas 5:16-26).

APELO:

1. Conheça a maravilhosa graça de Deus através de Cristo.
2. Aceite (creia) a graça de Deus manifestada em Cristo.
3. Proclame a graça de Cristo ao mundo a fim de que outros se salvem.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários