APOCALIPSE EM MALAQUIAS: A CERTEZA DO SUCESSO DIVINO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Malaquias 4:1-3

1.   Malaquias é o último livro do Antigo Testamento assim como Apocalipse é o último do Novo Testamento.
2.  Malaquias possui um tom de juízo na mensagem divina, o qual resulta em esperança aos fieis, assim como no Apocalipse esta ênfase também está presente claramente.
3.  Malaquias revela que no julgamento divino apenas dois grupos existirão: dos salvos e dos perdidos; mas acima disso, está o sucesso total de Deus e Sua vitória completa sobre o mal.

I. O DIA DO SENHOR ESTÁ CADA DIA MAIS PRÓXIMO – Malaquias 4:1

1. O dia do Senhor que se aproxima será um dia glorioso para os justos, mas um dia tenebroso para os injustos.
2. O dia do Senhor que se aproxima trará o resultado do juízo investigativo realizado no Céu, no qual, dois grupos serão distintos: Um do diabo e o outro de Deus, o primeiro prefere o pecado e o segundo prefere a Cristo que morreu para libertar do pecado.
3. O dia do Senhor que se aproxima trará a sentença final que será executada sem nada parcial eliminando o pecado de forma radical: “Não sobrará nem raiz e nem ramos”. Ninguém escapará:

a) Todos os soberbos/orgulhosos/rebeldes/arrogantes serão como palha numa fornalha.
b) Todos os perversos/imorais/depravados/cruéis serão como gravetos secos a virarem um tição retorcido, carvão, cinzas.
c) Todos os indiferentes a Deus, incluindo pessoas, demônios e o próprio diabo/Satanás serão consumidos: “Não sobrará nada, a não ser terra chamuscada e cinzas” (versão: A Mensagem).

II. O DIA DO SENHOR É O MOMENTO PARA SE RESOLVER O PROBLEMA DO PECADO DEFINITIVAMENTE – Malaquias 4:1, 3

1. Se Deus deixasse um lugar no Universo chamado inferno, queimando mas não destruindo totalmente os perversos, implicaria que Ele não teria capacidade, habilidade e poder suficientes para resolver o problema do pecado e da maldade.
2. Se Deus deixasse pecadores, que viveram por limitados anos queimando por tempo ilimitado, sem fim, eternamente, Ele poderia facilmente ser acusado de injusto, tirano, cruel, frio, calculista e vingativo; assim, Seu caráter seria manchado.
3. Se Deus é o Todo-poderoso e se Ele sabe todas as coisas, certamente resolverá definitivamente o problema do pecado e não sobrará nem raiz e nem ramos. Satanás, os demônios e os pecadores aliados a eles serão completamente aniquilados pelo fogo abrasador.

III. O DIA DO SENHOR É O TEMPO DE CELEBRAR E VIVER A VITÓRIA TOTAL SOBRE O MAL – Malaquias 4:2-3

1. Quando os orgulhosos e soberbos forem completamente destruídos os salvos serão totalmente livres do mal, completamente libertos para servir a Deus e plenamente felizes a ponto de saltarem incontrolavelmente de alegria.
2. Quando Deus vindicar àqueles que sofrem por causa da injustiça, maldade e crueldade operadas pelos agentes satânicos, a paz, a harmonia e a felicidade raiarão e reinarão plenamente em todo canto do vasto Universo.
3. Quando Deus resolver definitivamente o problema do pecado, o causador do mal e todos os que se comprometeram com ele não mais existirão em canto algum do Universo; tornando assim, o reino de Deus livre de quaisquer obstáculos que impeçam a felicidade, alegria e a harmonia dos salvos.

CONCLUSÃO:

1. O dia do Senhor é um dia de solução ao problema do mal e do pecado em que Deus sairá completamente vencedor. Parte desse processo já se deu com a expulsão do diabo e seus anjos do Céu, com a morte de Jesus para garantir Sua vitória e oferecer o Céu aos pecadores que aceitarem Seu sacrifício... mas ainda continuará com a segunda vinda de Cristo e concluirá no fim dos mil anos com limpeza total do pecado pelo fogo (Apocalipse 20-22).

a) Depois de os humildes e fieis servos de Deus terem sido pisados, humilhados e maltratados pelos perversos, orgulhosos e arrogantes, eles serão vindicados e então pisarão nas cinzas dos maus.
b) Após o fogo consumir sobre a terra todo o pecado, seu autor e cúmplices, Deus renovará/restaurará plenamente esse Planeta que será o lar dos salvos: Será novo Céu e nova Terra.
c) Após os pecadores se transformarem em cinzas, a Terra será a mesma, entretanto, renovada; deste modo, os salvos pisarão onde os ímpios foram queimados.

2. O dia do Senhor será de terror para os rebeldes, arrogantes, irreverentes, orgulhosos e egoístas; porém, para os humildes servos do Senhor será um dia de empolgação, adoração, felicidade e de muito louvor.
3. O dia do Senhor nascerá como o sol que trará alegria àqueles que aguardam atravessar a noite de trevas de imoralidades, pecados e perversidades; mas, aos amantes do pecado, será o pior dia da vida deles: O sol da justiça consumirá a injustiça.

APELO: Amigos e amigas, irmãos e irmãs...

1. Honre o nome do Senhor, pois o sol da justiça raiará sobre os que honram a Deus.
2. Honre ao Senhor no presente, a fim de que no futuro sejas curado de todos os males.
3. Honre ao Senhor agora para que em breve explodas de alegria, saltando e brincando como os bezerros livres da estrebaria.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários