IMPERATIVOS PARA UMA VIDA DE PAZ, SOSSEGO E SUCESSO


TEXTO BÍBLICO: Salmo 37:3-5

1. Há muitas pessoas que agem tolamente, de forma totalmente errada, esperando obter resultados positivos.
2. Há pessoas que, por viverem confiando em si mesmas, acarretam terríveis sofrimentos, intensas aflições e estão num eterno conflito interno – sem paz, sem sossego; portanto, frustradas, angustiadas e estressadas.
3. Há aquelas que, cansadas de tentar sozinhas, buscam ajuda, orientação e recursos no Deus que não conhece nenhuma impossibilidade. Se você é uma destas pessoas, e quer realmente auxílio divino, considere:

I. PRIMEIRO, CONFIE PLENAMENTE EM DEUS, ANTES, PORÉM, CONHEÇA-O BEM – Salmo 37:3

1. Não se confia plenamente em alguém sem conhecer bem esse alguém e descobrir que ela é boa, sincera, honesta e bondosa – o mesmo se dá em relação a Deus.
2. Confiança em Deus significa parar de tentar controlar a situação crendo que Ele sabe o que é melhor em todas as ocasiões; assim é possível deixar o controle em Suas poderosas mãos.
3. Confiança em Deus significa admitir que não temos forças nem condições de administrar nossa vida sozinhos, nem fazer as mais sábias e melhores escolhas; apenas Ele sabe; portanto, confio nEle!

II. SEGUNDO, AGRADE-SE DE DEUS, OU SEJA, GOSTE DELE, APAIXONE-SE POR ELE – Salmo 37:4

1. Deus se agrada daquele que se agrada dEle. Amar a Deus, apaixonar-se por Ele é importante antes de comprometer-se com Ele.
2. Entregar-se a Deus sem confiar nEle produz ansiedade, medo, angústia, agitação, estresse e até depressão. E, para confiar é preciso conhecê-lO. Assim como não dá para confiar em Deus sem conhecê-lO não dá para amá-lO sem confiar nEle.
3. Deus aceita uma pessoa pela metade, que se entrega a Ele por inteiro; mas, não aceita uma pessoa inteira que se entrega a Ele pela metade. Por isso,

III. TERCEIRO, SE ENTREGUE COMPLETAMENTE A DEUS – Salmo 37:5

1. Tem gente que nunca chega neste estágio de fé, devido a não passar pelos dois primeiros estágios: Confiar e apaixonar-se por Deus. Contudo, Deus não abre mão de você entregar a Ele teus caminhos, todos eles: Todos os teus sonhos, temores, planos, desejos, sentimentos, família, emprego, salário, futuro, lazer, vida, enfim, tudo.
2. Cristianismo não é fazer de conta; é entrega total da vida à vontade de Cristo. Essa entrega é uma confiança que não vacila em ser totalmente dEle.
3. Quando esse estágio de fé, relacionamento e confiança em Deus for alcançado, você:

a) Vai alimentar-se da verdade, a qual é a revelação de Deus neste mundo de falsidade (v. 3).
b) Verá Deus satisfazendo os mais íntimos desejos do teu coração, não alguns, mas todos (v. 4).
c) Verá Deus fazendo coisas incríveis em tua vida, coisas impossíveis e inimagináveis humanamente falando (v. 5). Enfim, você viverá momentos incríveis, indescritíveis, maravilhosos.

CONCLUSÃO:

1. Somente aqueles que confiam no Senhor e fazem o bem habitarão na Nova Terra e alimentarão da verdade enquanto estiver na velha Terra.
2. Somente aquele que agradar-se do Senhor terá todos os desejos do Seu coração em total satisfação.
3. Somente aquele que entrega tudo ao Senhor e confia nEle, que verá o impossível converter-se em possível.

APELO:

1. Você quer ter esperança e alimentar-se da verdade? Confie no Senhor e faça o bem!
2. Você quer ter os desejos de teu coração todos satisfeitos? Agrada-te do Senhor sempre!
3. Você quer ter experiências indescritíveis e inimagináveis, ou seja, sobre-humanas? Entrega teu caminho ao Senhor e confie total e exclusivamente nEle!
Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários