AS DEZ FORMAS DE AFASTAR OS FILHOS DA IGREJA E DE CRISTO


Ser cristão é bem diferente de parecer cristão. O ser cristão resulta em um efeito poderoso para influenciar outros a render-se a Cristo; mas, o parecer cristão pode afastar de Cristo até aqueles que sempre desejamos que ficassem ao lado de Cristo. 

Recentemente li dez pontos sobre a forma de afastar os filhos da Igreja, do Corpo de Cristo, do lugar de encontro daqueles que querem realmente preparar-se para o lar do Céu.

Com algumas adaptações realizadas, os dez pontos são os seguintes:

1. Diante das menores dificuldades, tais como indisposição, chuva, frio, cansaço e desânimo, não apareça nos cultos. Desta forma, teu filho vai crescer com a ideia de que frequentar as reuniões eclesiásticas para cultuar a Deus não são tão necessárias.

2. Quando você estiver à mesa ou em reuniões familiares, faça comentários depreciativos ou críticas à pregação dos líderes ou do pastor. Assim, teu filho aprenderá a não ter respeito por eles, nem darão crédito aos seus ensinos.

3. Cuide para que teu filho cresça em um lar que seja igual aos lares dos que não seguem a Cristo. Afinal, qual o valor em aplicar os princípios da Palavra de Deus em todos os aspectos da vida familiar?

4. Gaste diante da TV e Internet todo o tempo que passa em casa, ao invés de separar tempo dele para estudo da Bíblia, devoções em família e oração; basta apenas orar pelas refeições. Certamente, teu filho aprenderá que dedicar tempo para a Palavra de Deus não é tão importante.

5. Fale mal da vida dos outros irmãos, membros da igreja, a qual é o corpo de Cristo; depois, ao encontrar-se com eles, cumprimente-os com um largo sorriso. Com isso, teu filho terá a impressão de que a vida cristã é pura hipocrisia, e não desejará o mesmo caminho.

6. Nunca fale ou ressalte pontos importantes das leituras bíblicas ou dos sermões da igreja com os filhos, familiares e amigos. Consequentemente, teus filhos perceberão que a Bíblia e a mensagem de Jesus devem ser ouvidas, mas só quando der para ir à Igreja.

7. Tire férias do trabalho e viaje sem se importar com a possibilidade de participar de cultos durante a viagem, por isso, nem leve a Bíblia para não ocupar espaço na bagagem. Desta maneira, teus filhos compreenderão que diversão, férias, descanso e Deus, espiritualidade e cristianismo não combinam.

8. Quando receber visitas, leve-as ao parque, ao centro da cidade, ao shopping, a passear por diversos lugares, mas jamais leve-os à igreja. Aí teus filhos aprenderão que não se leva amigos para a igreja, mas para outros lugares “mais especiais”.

9. Ao ofertar, jamais comente com teus filhos que isso é um ato de gratidão ao amor e ação de Deus em tua vida; apenas que esse dinheiro serve para manter o trabalho da igreja como água, luz, produtos de limpeza, reformas, etc. Logo, eles entenderão que até Deus “cobra taxa” pelos serviços religiosos.

10. Ao você enfrentar algum desentendimento com alguém, nunca use princípios bíblicos para solucionar o problema ou para saber a forma correta de agir. Nunca siga o exemplo de perdão, compaixão, bondade e misericórdia de Cristo; e, então, teus filhos entenderão que o Cristianismo e a Bíblia não oferecem auxílio nenhum para lidar com relacionamentos.

Em Hebreus 10:25, na versão de Eugene Peterson, A Mensagem, diz: “Não evite as reuniões de culto, como alguns fazem, desprezando os irmãos, ainda mais agora, que o grande dia se aproxima”. 

Querido(a) leitor(a): O que você quer para tua vida, tua família e teu futuro? Saiba que até as pequenas atitudes falam muito mais alto que as mais fortes e impactantes palavras. Eu sonho em ter minha família toda na igreja até o fim, para, então, tê-la completa no Lar Celestial; e você?

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Eu também sonho com esse dia, meu amigo! Que Deus nos abençoe e capacite para desempenharmos bem o nosso papel de pais e educadores!
    Obrigada pela impactante mensagem!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, o texto é de sua autoria. gostaria de dar os creditos em minha publicação.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto desta página sim, porém, como escrevi acima, eu li os dez pontos em outro lugar de um autor anônimo e adaptei aqui na página com complementos próprios. Os adicionais são de minha autoria!

      Excluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: