JAMAIS COMER SANGUE E NEM GORDURA DE ANIMAIS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Levítico 7:22-27

1. Muitas pessoas não estão nem aí para o que Deus diz para orientá-las.
2. O interesse de muitas pessoas está muito acima dos interesses de servir a Deus.
3. Muitas pessoas mal sabem que suas atitudes tiram a Deus de sua vida, arruínam sua vida e desviam-se da eternidade.

I. A ORDEM DE NÃO COMER SANGUE E/OU GORDURA FOI DADA POR DEUS – Levítico 7:22

1. A ordem não é exclusivamente aos líderes espirituais, ou aos sacerdotes do templo; o imperativo divino é para todo membro do povo de Deus.
2. A ordem divina proibindo Seu povo de comer gordura e sangue não é exclusiva desta porção da Bíblia; aqui é só uma ampliação de Levítico 3:17 que tem base em Gênesis 9:3-5, ratificado no Novo Testamento em Atos 15:29.
3. A ordem divina não é uma sugestão ou um mero e simples conselho, é uma descrição em forma de regra; não é um princípio subjetivo, é uma proibição objetiva (O texto não sugere transfusão de sangue, tal aplicação é espúria).

II. A ORDEM DE NÃO COMER SANGUE E NEM GORDURA ALGUMA VISA A SAÚDE FÍSICA – Levítico 7:23-27

1. Deus não pede algo por autoritarismo, mas por desejar o bem dos que Lhe pertencem; pois, “o sangue transmite doença bem como saúde, e se for ingerido, portanto, pode ser veículo de uma variedade de enfermidades” (R. K. Harrison).
2. Deus pede aquilo que promoverá o bem de todos; o Criador sabe o que é melhor para nossa vida, nossa saúde e nosso bem estar. “Do ponto de vista higiênico e dietético, esta carne kosher [a correta maneira de abater os animais removendo todo o sangue dos tecidos] é aquela que pode ser comida com mais segurança” (R. K. Harrison).
3. Deus entende mais de saúde que todos os médicos juntos. Note que “nos últimos dias, a ciência médica despertou para o fato de que o consumo de gordura animal constitui fator importante para o surgimento da arteriosclerose. Seu consumo forma minúsculas placas de gordura que aderem às paredes das artérias, impedindo o fluxo da corrente sanguínea. Nessa última década, revistas, rádio e televisão vêm propagando a boa notícia de que podemos reduzir os efeitos causados pela mais exterminadora doença entre os homens por meio da diminuição do consumo da gordura animal [Deus disse nenhuma gordura do animal]. Apesar do impressionante desempenho que a ciência médica vem alcançando, é surpreendente perceber que nossas pesquisas mais avançadas estão cerca de três mil e quinhentos anos atrasadas em relação ao livro dos livros” (Dr. S. I. McMillen).

III. A ORDEM DE DEUS DE NÃO COMER SANGUE E NEM GORDURA TEM IMPLICAÇÕES TEOLÓGICAS – Levítico 7:23-27

1. A obediência ao que Deus pede é uma atitude de revelar submissão a Ele e às Suas orientações. “Em 7:22-27, o comentário sobre as ofertas pacíficas é interrompido por uma instrução sucinta para todos os israelitas, proibindo o consumo de gordura e sangue, pois estes pertenciam ao Senhor (cf. 3:16-17)” (Felix Chingota).
2. A recomendação de Deus é clara, objetiva e prática; desobedecê-la implica discordar de Deus, opor-se a Ele (isso é o cúmulo do orgulho e da arrogância). “A gordura de animais de sacrifício era invariavelmente queimada no altar como porção de Deus (cf. v. 25). A gordura de animais mortos que não haviam sido mortos para sacrifício poderia ser usada para propósitos domésticos em geral, mas de forma nenhuma deveria ser comida” (Robert P. Gordon).
3. A orientação de Deus quanto ao que não comer de um animal visavam a purificação e santificação de Seu povo, reconhecimento de submissão ao Criador, e adoração diária ao autor da vida.

CONCLUSÃO:

1. Nenhuma gordura do animal deve ser usada como alimento; se o animal não era viável para sacrifício como o que fora morto por acidente ou ataque de feras, sua gordura pode ser usada para qualquer fim, exceto para alimento (vs. 22-24).
2. É tão séria a advertência de Deus contra o comer gordura e sangue que aquele que o fizesse deveria ser extirpado de Seu povo; comer gordura ou sangue não está em harmonia com Sua vontade, portanto, quem os ingere não pode permanecer em Sua santíssima presença. Animais que não tiveram seu sangue devidamente retirado não é próprio para um servo de Deus consumir (vs. 25-27).
3. Os animais limpos eram dedicados e sacrificados a Deus; nem sua gordura e nem seu sangue podiam ser usados para propósitos humanos. A gordura era queimada sobre o altar, e o sangue era vertido à base do altar, pelo que o Senhor recebia ambas as coisas (R. N. Champlin). Jesus assumiu nosso pecado, verteu Seu sangue em nosso lugar a fim de purificar e morar em nosso coração.

APELO:

1. Submeta-se às sábias orientações de Deus.
2. Reconheça que Deus sabe o que é melhor para você.
3. Siga o caminho da santificação e a fim de preparar-se para entrar na cidade santa.
Pr. Heber Toth Armí
 

Postar um comentário

21 Comentários

  1. ola pessoal venho por meio desse blog expressar minha angustia. nunka tinha lido a biblia sempre fui catolica(isso nao quer dizer nada) mas esses dia comecei a ler li ate agora uns 6 livros mas comecei ficar assustadas com as coisas que eu li acho q eu tenho medo de Deus. eu percebi algumas coisas em comum com o q acontece hj em dia. por favor leia Exodo 32 no começo fala sobre um bezerro de ouro e nao sei se eh impressao minha mas tem tudo a ver com a estatua de um touro que tem em Nova York '' Charging Bull ". e tbm sobre Baal um demonio que retem a forma de gato e de sapo. e se todas as epocas da biblia tem um servo de Deus que guia seu povo onde esta ele agora pra nos levar para a terra destinada a nos temos q encontra-lo antes do fim do mundo pq Deus vai limpar a terra em breve como fez no diluviu por favor analizem esse fato to cm medo do fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão, não aconselho vc a iniciar sua leitura pelo velho testamento ou livro da velha aliança, onde todas essas coisas que te assustam foram necessárias naquele tempo,pois agora vivemos no tempo da graça, da nova aliança. Jesus veio para que a lei se cumprisse. Não vivemos mais naquele tempo.Comece pelo Novo testamento.Aprenda sobre a vida de Jesus. Leia as cartas de Paulo, lá vc vai aprender quem você é, o que vc pode e o vc tem em Cristo jesus. O velho testamento é muito específico para um povo judeu, mas Jesus veio e nos fez um só povo, pois fomos enchertados na oliveira brava por meio de seu sacrificio, pois por isso somos um só povo unidos em Cristo, Judeus(israelitas) e gentios(nós). Precisamos ter cuidado com a religiosidade, Jesus mesmo nos instrue sobre isso.Um abraço, Deus te abençoe!!!

      Excluir
    2. Bom dia irmai Antônio, se assim ó posso considera-lo.
      Fazendo algumas pesquisas pelo google justamente por eu tbm está lendo o livro de Levítico, me chamou muito a atenção de entender sobre a questão das gorduras e do sangue de animais em q Deus realmente manda q Moisés dissesse ao povo q disso não comesse. Eu, como vc, busco informações através de pesquisas para que eu não ser enganada com pregações evocadas q presenciamos de muitos líderes q não passam com clareza sobre determinados assuntos biblicos. Quando vc citou q está teve medo de Deus, creio q, é porque vc tbm está descobrindo a vdd da palavra e sabe bem qual será o juízo para quem não explica a real vdd de palavra. Deixando as pessoas no seu engano,como se não tivéssemos um líder para guiarmos. Estamos soltos pelo caminho, sem direção, pois não estou vendo líderes nos doas de hj, só querem ficar pregando em seus grandes templos, enquanto a milhares de ovelhas perdidas,fora de seus apriscos. Não se vê evangelismo externo por parte dos líderes, uma organização para ser feito isso. Há homossexuais, prostitutas, encarcerados tbm se perdendo, pois as igrejas tem estudar, criar estratégias para organizar grupos para serem enviadas a esses locais, a essa classe de pessoas. Compreende irmão, mas eu não tenho visto a mobilização da igrjas com com sua cúpula com um olhar para realizar nem a esse povo e a niguem. Nos, a nossa maneira e quem vamos falando ao um amigo, colega de trabalho, em meio a famifam, paralela, vizinhos enfim, na tem havido um trabalho dessa visão em resgate dessas pessoas, pois julga-los e excluir sem q, com amor chegue o alimento espiritual não haverá resposta. Irmao. É como vc disse, jesua está as portas, com seu juízo. Não desista de Jesus, pois Ele, jamais desiste de nós. Sem medo! Amém. Grande abraço.

      Excluir
    3. Querido Antônio, eu tenho alguem para me guiar, e muitas outras pessoas tbm tem. Pois ele é Jesus Cristo. Leia tbm o novo testamento que vc vai encontrar lá que Ele veio para te salvar amim e a vc tbm, e nos levar para um céu de glória, mas temos que seguir a Ele!

      Excluir
    4. Meu querido vc tá certo deve ler toda a bíblia jesus disse que não veio abolir a lei Mateus 5.17 a salvação sempre foi pela graça se não fosse Davi não teria sido salvo e a bíblia que Jesus e os discípulos usavam era o velho testamento a bíblia não e feita só pra gente lê e sim para estudarmos um pouquinho AK um pouquinho ali

      Excluir
    5. Oii, tudo bem? Faz mó tempão que vc comentou aqui mas msm assim eu senti de te responder isso: sabe esse cara que vc estava esperando que viesse e guiasse o povo como moisés fez? Eu qria te dizer que esse cara já veio e ele é Jesus, mas Jesus morreu foi ressuscitado e voltou pro céu mas antes de voltar pro céu ele disse que qnd ele fosse não nos deixaria sozinhos e mandaria o Espírito Santo para nos guiar. Então agr nós temos que ser batizados, receber o Espírito Santo e sermos guiados por ele. Espero que tenha te ajudado. Te amo minha irmã 💖

      Excluir
    6. As instruções do Pai são para o seu povo, independente da linhagem. Seguir essas instruções deve realmente ser feito por amor a Ele e não por medo ou obrigação mesmo.

      Excluir
  2. Amada hoje temos um consolador, chamado Espírito Santo, ele foi enviado por Jesus quando subiu aos céus ressuscitado, Ele é o nosso guia e nos instrui através da sua palavra e nos ouve por meio das nossas orações (falar com Deus), além disso existem homens e mulheres de Deus que podem lhe ajudar a crescer espiritualmente em entendimento. Peça a Deus e Ele lhe mostrará o lugar e a pessoa certa.
    Leia Salmos 1

    Deus age de distintas formas, ele usou profetas, juízes e reis e hoje ele usa homens e mulheres que são como eu e você, que podem conduzir no caminho certo a chegar até Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Minha amada, hoje temos o Espírito Santo de Deus, que foi enviado quando Jesus morreu e ressuscitou,ele é nosso consolador, conselheiro, nos instrui na leitura da palavra, então quando for ler peça direção dele e peça que abra sua visão espiritual para entender.
    Além disso ore e peça a Deus alguém que possa lhe conduzir, alguém que ore com você e lhe ensine como de fato deve- se entender a palavra Como fazer um estudo bíblico para esclarecer suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma pergunta :Então a gente nao pode tomar leite porque tem gordura, comer margarina, manteiga ou queijo? ): aguardo a resposta.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mas a margarina tem sebo (gordura) bovina.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Pastor.
    Eu, quanto a todos Aki tbm tenho procurado a estudar os livros da bíblia, para maior comprrender o q Cridto realmente diz em alguns temas que mensura tantas interpretações de visões q a cada qual assim o faz. Então, tenho sim, examinado as escrituras, coisas essas q, ao qual eu não fazia, mas o Espírito Santos, tem me clareado coisas q cresci ouvindo pregações que era assim, no entender deles e tenho visto hj que muitas coisas não batia e nem batem com o que Deus cita no seu livro, sem q Deus não deixou descrito na sua palavra de como tenho visto igrejas aconselharem de forma Eisegese e não de maneira Exegese, conforme a eumineutica da própria Bíblia,pois creio que a bíblia por si só se interpreta. Né mesmo!? Pastor, e quanto a "Graça", muitos tem-se estado ancorados nela, a dizer que não estamos mais debaixo da lei, q a graça, de certa forma veio para da certa liberdade para determinados fatos da vida cristã como um todo, que Deus não punirá quanto a isso ou aquilo outro. São as doutrinas de filosofias visionária impostas por determinadas denominacoes. E Deus não buscará a igreja quanto a filosofia ou doutrinas mas, pela sua palavra pregada na vdd íntegra da suss escrituras, sem delegar a Paulo o que tbm ele deixou q suas ideias de aconselhamento a humanidade venha ter por variacvar de interpretacoes a dizer que ele esta dando a entender q a visão de Deus pode-se dar sequência a vida mediante a Graça. Devido a interpretações, pastor e que vejo q a igreja com fita regras do mundo não tem sido tão diferente assim. O que se permite nas igrejas o mundo tbm assim já o faz. A igreja teria q combater a práticas do mundo, sendo exemplo, dando testemunho de vida mas, estão trazendo atos do mundo para a igreja de cristo. Combatem sobre o homossexualismo, que Deus, abomina, 2° está em Genesis, o pecado dos sodomitas e suas práticas homossexuais, mas são abertura para Divórcio com ênfase em novo casamento. Conheço tanheco tanto lidere e ovelhas q já estão no 3° casamento e seus 1° cônjuges estão vivoS. O que uniu Deus, não separe o homem. O homem quebra aliança, por causa de sua dureza de coração, mas a aliança q foi formada em Deus no primeiro matrimônio Deus não disfez. então a mulher enquanto vive esta ligada ao marido e vece-versa, casando com a repudiada conecte aduterio e mesmo pra o outro cônjuge tbm estará em aduterio. Aos viuvos sim, estarão descompromissados dos votos, a esses traição o direito de contrarie novo matrimônio, se assim quiserem. Nem em caso de aduterio, da abertura para isso, e interpretações variadas sobre assunto, ocorrem nas igrejas, gabinete de aconselhamento, encontro de casais e outros. Nao generalizar, pastor, mas eu mesma passei por uma pergunta dessas enquanto solitava conselhos por alguns fatos da minha vida. Não citarei qual a denominação, pois Aki o que venho me colocar-me, mas dizer, interpretar o que Deus não disse, não escreveu, e setio isso. Pastor. Se a não é dado certeza de Deus ali para aquela pslavra, não seria melhor não interpreta-la? Pastor. Até sobre os 5 maridos q a bíblia cita da mulher samaritana eu vi um pastor abençoado falando no final de sua mensagem dando abertura a novo casamento, pois se a mesma teve 5 maridos, então nesse caso, q novo casamentobseria aceito sim por Deus. Eu cheguei ligar e argumentar sobre isso com ele. Isso me incomodou profundamente. Aí, então, resolvi eu mesma pesquisar sobre ela, aí que fui ver quem representava os 5 maridos da samaritana, os deuses, os quais ela é todo o povo de Samaria construía para prestar culto e ainda tbm prestavam culto a Deus, junto com os de Baal. Então, pastor, e preciso mesmo examinar as escrituras comparando com as falas de alguns pastores, líderes pois, são formadores de opinião teologica,e isso pode trazer detabilizacao de todos os níveis a igreja q espera ser arrebatada por Jesus. Qual seu parecer quanto todas essas coisa. Pastor. Obrigada sua atenção!
    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente estao anulado todos os versículo da sagrada escritura dizendo que estamos na graça 1 Timoteo 4.5 pela palavra depois pela oração!!!

    ResponderExcluir
  9. Querido,por favor me diga o q fazer se na escola q trabalho elas mandam carne com gordura e coloco na panela ,pq não dá pra tirar TD?estou compactuando com o pecado da prefeitura que trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sugestão é ler e refletir em Daniel 1 até Deus te falar pela Bíblia...

      Excluir
  10. Esse assunto foi exposto por um pastor adventista, que em seu "zelo pela Palavra", comete um grande erro de interpretação bíblica. O texto fornecido por ele, foi o de Levítico 7:22-27, que é onde o Eterno instrui seu povo, nas questoes de alimentação e saúde.
    O que chama a atenção e que nesse texto, fica bem claro, que não se deve comer a gordura de animais sacrificados nos holocaustos e ofertas diárias de sacrifício de gado, ovelha, cabra, oferecidos só Senhor, pois diz o Eterno, Deus de Israel :"22, 23, 24 ...
    Levítico 7:25 Todo aquele que comer a gordura de animal do qual se faz uma oferenda queimada ao SENHOR, tal será eliminado do meio do seu povo.

    Senão fosse assim, o próprio Deus entraria em discórdia com sua própria Palavra, quando disse em Jó 36:16 Assim também ele quer te conduzir do meio da opressão para um lugar amplo, tranquilo e livre, para a fartura da tua mesa cheia de gordura." Salmos 63:5 "Como de tutano e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva,"
    Aqui não fica dúvida, para aqueles que dizem que era gordura vegetal, feita com o azeite batido, mas como vimos a gordura mencionada em todos os versículos bíblicos, são de origem animal.
    ...já respondi para esse pastor, poder conhecer um pouco mais, que nosso Pai Celestial, nunca se contradiz, em especial nas questões de Princípios, ensinados ao povo de Israel e por extensão, a nós.

    e mais um versículo vou citar, mas tem muito mais...Jeremias 31:14 " Saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará com a minha bondade, diz o Senhor.

    COMER O SANGUE...Agora a ingestão de sangue essa sim é válida até hoje, pois foi passada esse Mandamento, lá em Gênesis 9:4 "Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.".. repetido em Levítico 17:14 "Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado.", repetido em Levítico 19:26 " Não comereis coisa alguma com sangue; ..." e Deuteronômio 12:16 "Tão somente o sangue não comerás; sobre a terra o derramarás como água.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: