QUANDO CRITICAR É CERTO? NUNCA!


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Números 12:1-16
1. Somente quem teve uma audiência com o Soberano Deus do Universo aprenderá que criticar aos outros é viver na pura loucura do pecado.
2. Faça o que fizer, por melhor e mais humilde que fores, de um jeito ou de outro serás criticado; então é melhor que seja por fazer a vontade de Deus, em fim, o que é certo custe o que custar.
3. Interceda intensa e sinceramente pelos que estão perdidos na crítica, iludidos, pensando ser melhores que o criticado; talvez assim Deus os livre e os cure deste terrível mal.

I. CRITICAR É PURA LOUCURA DO PECADO PORQUE PROMOVE DISCÓRDIA ENTRE IRMÃOS ATRAINDO SOBRE SI A IRA DE DEUS – Números 12:1-2

Arão e Moisés parecem criticar à mulher de Moisés, mas a rebelião usando a crítica para atacar tem sua base verdadeira no ciúmes que ambos tinham de Moisés e queriam ser mais do que eram em suas funções de liderança.
1. O crítico sobe o topo do ego e do orgulho à procura daqueles que estão no vale da humildade com o objetivo de parecer melhor do que todos.
2. O crítico escala o monte da vaidade para não ver sua pecaminosidade e então atacar aos que contrastam com sua vida.
3. O crítico com suas habilidades de acusar, condenar e desprezar ascende o fogo dos conflitos sem saber que estão se opondo a Deus.

II. CRITICAR É ATITUDE DAQUELES QUE PENSAM QUE ESTÃO CERTOS QUANDO, NA VERDADE, ESTÃO ERRADOS DIANTE DE QUEM ESTÁ CERTO – Números 12:3-9

A esposa de Moisés não havia feito nada de errado, muito menos Moisés, mas dois líderes espirituais atacaram ao casal ministerial com suas críticas. Comentando sobre esse episódio, Ellen G. White escreveu: “Não deve ser considerado coisa banal falar mal de outros, ou fazer-nos juízes de seus intuitos ou ações”.
1. O crítico pensa ter uma visão mais ampla e mais aguçada quando na verdade sua visão é mais estreita e limitada.
2. O crítico, com visão limitada, não enxerga o que deveria enxergar (seu pecado) e enxerga o que não existe (erro onde está certo).
3. O crítico distorce a realidade, denigre a imagem das pessoas e deturpa o padrão moral a fim de chamar a atenção para si, até Deus revelar o tumor canceroso visível apenas no pus das críticas.

III. CRITICAR É TÃO TERRÍVEL QUE, A FIM DE DEUS CONCERTAR O ESTRAGO, ALGUÉM PRECISA INTERCEDER – Números 12:10-16

Moisés intercedeu pela irmã que o havia criticado. O teólogo Paul R. House diz que Deus “atinge Miriã com lepra, curando-a somente quando Moisés intercede por ela”.
1. O crítico pensa que suas atitudes atingem somente àquele que é seu alvo, sem perceber que está apontando o gatilho a si mesmo quando critica a outros.
2. O crítico crê que sabe mais que todos; entretanto, o que deveria saber, ignora: que suas críticas chegam aos ouvidos do Deus que condena a crítica.
3. O crítico precisa de um intercessor que ore a fim de que Deus o perdoe para não vir a perder-se juntamente com aquele que critica e acusa a todo o mundo: O diabo!

CONCLUSÃO:

1. Disse Jacques Philippe: “Observei muitas vezes que as pessoas mais críticas são aquelas que têm em si um grande vazio espiritual. Chego a perguntar-me se determinadas pessoas (à semelhança de ideologias como o marxismo) não sentem necessidade de fabricar inimigos para poderem existir, precisamente por ser enorme o seu vazio interior”.
2. Disse Harold Medina: “Criticar os outros é algo muito perigoso; nem tanto pelos erros que você pode cometer ao criticar, mas pelo fato de você estar revelando algumas verdades a seu respeito”.
3. Disse Madre Tereza de Calcutá: “As críticas não são outra coisa que orgulho dissimulado. Uma alma sincera consigo mesma nunca se rebaixará à crítica. A crítica é o câncer do coração”.
4. Disse Duque de Lévis: “A crítica é o imposto que a inveja cobra do mérito”.
5. Disse Vinicius de Moraes: “Críticos são sujeitos que têm mau hálito no pensamento”.
6. Disse Sofocleto: “O crítico é um fracassado que nos quer ensinar como se triunfa”.
7. Disse Máximo Gorky: “Os críticos são como os insetos, que impedem os cavalos de cultivar a terra”.
8. Disse Alejandro Bullón: “Tem muita gente que entra na igreja para criticar e agredir, no fundo são pessoas que precisam de Jesus”.
9. Disse George R. Knight: “Provavelmente não haja nada tão destrutivo como um espírito de crítica. Contudo, é interessante notar que muitos dos que são chamados cristãos estão cheios de um espírito de crítica ao seu pastor, sua igreja e àqueles que não concordam com eles”.
10. Disse Ellen G. White: “O Senhor nunca abençoa aquele que critica e acusa seus irmãos, pois esta é a obra de Satanás”.

APELO:

1.    Perca de vez a tua habilidade de criticar as pessoas.
2.   Peça perdão a Deus por todas as críticas que você já fez.
3.   Pare de criticar a quem quer que seja e aceite a Jesus no teu coração.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários