CRISTÃOS SIMPLES PODEM FAZER GRANDIOSAS OBRAS


INTRODUÇÃO – Texto bíblico principal: Atos 9:10-20

1. Saulo foi o judeu que mais odiou e destruiu cristãos no início da história da igreja, até que caiu na frente do principal líder do cristianismo: Jesus.
2. Ananias foi um homem comum, um leigo, sem cargo eclesiástico, preparado por Deus a fim de encontrar-se com o maior e mais poderoso assassino de cristãos, logo após sua conversão: Saulo.
3. Ananias em seu encontro com Saulo – após ambos serem preparados por Deus – oferece preciosíssimas lições à vida atual dos cristãos.

I.  DEUS INTERFERE NA TRAJETÓRIA DE NÃO-CRISTÃOS A FIM DE PREPARÁ-LOS PARA A CONVERSÃO – Atos 9:1-9, 13-14

1. Deus precisa interferir, às vezes abruptamente, na vida de pessoas fanáticas, zelosas de suas ideias erradas, a fim de que não haja estrago total em Sua querida igreja.
2. Deus nunca ignorou dar oportunidades a líderes espirituais, opositores maldosos e assassinos de Seu povo, por isso Cristo encontrou-se com Saulo quando ia a Damasco estraçalhar a igreja cristã.
3. Deus anseia tanto a salvação dos perdidos que enviou Cristo a morrer por eles, o qual apareceu a Saulo a fim de convertê-lo em excelente cristão. Assim, conversão é: Inimigos de Cristo transformar-se em amigos de Cristo.

II. DEUS AGE NA VIDA DOS CRISTÃOS A FIM DE PREPARÁ-LOS PARA A EVANGELIZAÇÃO – Atos 9:10-16

1. Antes que cristãos cumpram qualquer missão divina é preciso que o Soberano Deus trabalhe neles; Deus trabalha nos cristãos antes de trabalhar com os cristãos. O Senhor prepara Ananias para encontrar-se com Saulo na casa de Judas.
2. Antes de Deus enviar cristãos para auxiliar na evangelização, Ele acalma o coração apreensivo, revelando que o caminho já está preparado. Deus deu garantia de que Saulo trocou a perseguição pela oração e, indicou-lhe a sua localização.
3. Antes de Deus enviar à igreja à missão, Ele precisa reavivá-la e orientá-la a fim de obter o resultado traçado no Céu. A plenitude da conversão de Saulo aconteceu no encontro com Ananias: Deus preparava a ambos simultaneamente para esse momento (vs. 11-12).

III. CRISTÃOS PREPARADOS POR DEUS PREPARAM NOVOS CONVERSOS PARA SE ENGAJAR NA MISSÃO – Atos 9:19-20

1. O cristão atua tanto auxiliando fisicamente quanto espiritualmente aos recém-conversos; Ananias agiu pelo poder de Deus, libertando da cegueira física e da espiritual àquele que fora perseguidor e acabara de tornar-se o mais novo seguidor de Cristo.
2. O cristão, independente de sua posição, é instrumento nas mãos de Cristo para conduzir outros a unir-se à igreja e Sua missão; no poder do Espírito Santo e com a imposição das mãos, após restaurar Saulo física e espiritualmente, Ananias o comissiona como missionário com o dom do Espírito Santo, no seu batismo.
3. O cristão, por mais simples que seja, pode fazer o mais belo trabalho para o Mestre auxiliando novos conversos a se engajarem na proclamação do Evangelho. Entretanto, só pode fazê-lo o cristão preparado por Deus.

CONCLUSÃO:

1. Precisamos aprender que temos de depender de Deus para saber lidar com pecadores que tiveram um encontro com Cristo no contexto em que eles estavam, por pior e mais terrível que seja. Deus pode mudar qualquer história!
2. Precisamos aprender que o cristão é instrumento de Deus e só precisa estar disponível, independente de cargos, status, posição, etc. para, então, fazer coisas que tiram aplausos do Céu.
3. Precisamos aprender a deixar Deus nos preparar, tenhamos sido indiferentes, negligentes ou oponentes a Sua obra. Deus quer usar tanto Saulos quanto Ananias modernos. Ananias abriu as portas da igreja para Saulo e Saulo abriu as portas da igreja para o mundo.

APELO:

1. Deixe Deus agir na história de Sua igreja por Seu intermédio; diga como Ananias: “Eis-me aqui, Senhor!”
2. Deixe Deus te guiar para que cooperes mais e mais com a grande missão de evangelizar.
3. Deixe Deus conduzir tua vida independente dos cargos, posições e status que tenhas e farás grandes coisas para Ele.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários