A LÍNGUA: ARMA OU LENITIVO MAIS PODEROSO DO MUNDO!


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Provérbios 18:20-21

1. A língua tem tanto poder que não deveria estar na boca de qualquer pessoa, pois é perigosa; porém, se for usada para o bem, ninguém deveria ficar sem ela, de tão importante que ela será.
2. A língua tem poder maior que os instrumentos bélicos para matar ou muito melhor que os medicamentos químicos para curar.
3. A língua tem poder de avivar ou mortificar a qualquer pessoa, seja forte ou fraca, rica ou pobre, criança ou idosa, homem ou mulher, incrédula ou crente; portanto, use-a com sabedoria.

I. O PODER DA LÍNGUA É MAIOR DO QUE SE IMAGINA – Provérbios 18:20-21

1. A língua pode ser instrumento de consolação aos tristes e desesperados ou para entristecer ou importunar a quem está em paz e feliz.
2. A língua pode ser usada para criticar e acusar resultando em destruição ou, para elogiar e incentivar, visando à edificação e o sucesso do amigo, filho, cônjuge, vizinho, etc.
3. A língua pode ser usada para ferir e matar ou para curar e restaurar doentes, desanimados ou avivar mortos espirituais; depende da forma de usá-la!

II. O PODER DA LÍNGUA PARA O MAL – Provérbios 18:21

1. A língua pode desintegrar famílias, arruinar igrejas, afastar excelentes amizades, destruir corações, despedaçar sonhos e distanciar vizinhos e colegas de trabalho ou de escola; causando, assim, mortes lentas.
2. A língua pode provocar brigas, contendas, conflitos, guerras, inimizades, separações, depressão, irritabilidade, estresse, divórcios, suicídios, assassinatos; enfim, muitas mortes.
3. A língua ao ser usada para criticar, condenar, acusar, ferir, destruir, separar, brigar, implicar, provocar, mentir, fofocar, caluniar, tagarelar coloca-se a serviço do diabo, e, recebe poder dele para fazer um tremendo estrago, uma eterna desgraça.

III. O PODER DA LÍNGUA PARA O BEM – Provérbios 18:21

1. A língua pode falar palavras certas, na hora certa, com a tonalidade certa à pessoa certa e fazer total diferença em sua vida, mudar para melhor ou elevá-la em direção ao sucesso ou mesmo à cura.
2. A língua pode ser usada para falar educadamente, palavras bondosas, de incentivo, de certeza, de ânimo, coragem, dando apoio e auxílio; aliviando a dor e a aflição, o medo e a angústia; fazendo pessoas vencerem o desespero, a ansiedade e as próprias limitações.
3. A língua ao ser usada para elogiar, orientar, fortalecer, restaurar, renovar, perdoar, pedir perdão, consolar, edificar, apoiar, reavivar, curar, etc. coloca-se a serviço de Deus e recebe poder dos Céus para conduzir pessoas à salvação, ou seja, à vida eterna.

CONCLUSÃO:

1. Com a língua você pode destruir a quem quiser; mas, o mais prejudicado é aquele que usa a língua para prejudicar aos outros – pode ser que você não entenda isso agora!
2. Com a língua você pode restaurar a quem quer que seja; mas, o maior beneficiado é aquele que usa a língua para beneficiar aos outros – pode ser que você também não entenda isso agora!
3. Com a língua você espalha palavras que são como sementes cujo campo é a vida dos outros, os quais produzirão frutos doces ou amargos que afetarão ao teu coração (Provérbios 18:20-21):
a) Quem não controla a sua língua deixando-a solta, plantará qualquer semente que resultará, certamente, na colheita do ônus da tua imprudência.
b) Quem não controla a sua língua logo verá que ela se tornará tão livre para falar o que quiser a ponto de ser a corda da própria forca.
c) Quem aprende a dominar a língua, não terá língua solta e nem será linguarudo; tal pessoa usará a língua com um poder para o bem que nem mesmo os melhores medicamentos têm. E, teu coração sentirá uma satisfação inigualável.

APELO:

1. Escolha usar o poder da língua para o bem, para promover vida aos outros e, consequentemente, você viverá mais e melhor.
2. Decida usar o poder da língua para construir, restaurar e reavivar o que o diabo tem arruinado por meio da língua daqueles que deixam que ele a use.
3. Permita que Deus use tua língua para testemunhar de Jesus, levar esperança, paz, alegria, salvação e vida eterna aos pecadores sem esperança; assim, você, certamente, será ricamente abençoado.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários