O ÚLTIMO REMÉDIO PARA A PIOR DE TODAS AS DOENÇAS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: II Crônicas 36:15-16
1. O que é pecado? O pecado é o pior tipo de doença que existe; geneticamente toda pessoa nasce com “vírus” do pecado, o qual se desenvolve incontrolavelmente.
2. Em que afeta o pecado? O pecado como doença afeta absolutamente tudo no ser humano, o aspecto físico, mental e espiritual; resultando em morte fatal.
3. O que cura o pecado? O pecado é uma doença incurável; porém, Deus oferece uma solução exclusiva que torna curável o que é incurável.

I. O PECADO PODE SER TIRADO ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS – II Crônicas 36:15-16

1. O remédio foi providenciado, não por causa dos méritos humanos: A palavra “remédio” neste texto vem de uma raiz hebraica que significa cura. Assim, por misericórdia do doente, o Deus Todo-poderoso providenciou cura para a doença incurável do pecado.
2. O remédio foi providenciado por causa dos atributos divinos: Compaixão, misericórdia e amor são atributos que motivaram Deus a criar a solução ao problema da humanidade. Porém, precisa ser aplicado antes que fique mais complicado!
3. O remédio precisa ser aplicado para surtir efeito completo: A Palavra de Deus é tão poderosa que é suficiente para restaurar até o pior pecador. O Novo Testamento apresenta Jesus como a Palavra encarnada de Deus (João 1:1, 14; Hebreus 1:1-3; I João 1:1). Jesus é o “Remédio”.

II. O PECADO É A DOENÇA QUE LEVA O DOENTE A REJEITAR O MÉDICO – II Crônicas 36:16

1. A doença, quando grave, geralmente faz o doente correr para o médico: As pessoas ficam na expetativa de encontrar um médico ou um bom médico sempre que são acometidas de doenças, ainda mais se forem graves.
2. A doença do pecado, pior que todas as doenças graves, faz o doente correr do Médico: O dom de profecia foi dado para alertar, instruir e conduzir os doentes pecadores a Jesus; mas como chegar até Ele, o “Remédio”, rejeitando os recursos do Médico dos médicos?
3. A doença do pecado entorpece a mente iludindo o doente que zomba do Médico: Infelizmente o pecado impede o pecador de perceber que ao rejeitar o mensageiro de Deus está rejeitando o próprio Deus, o único que tem a solução certa para o problema humano. Pior que o pecado é zombar, desprezar e ridicularizar a Palavra de Deus por meio de Seus representantes – é como alguém sujo que não quer se banhar!

III.  O PECADO É A DOENÇA QUE FAZ O DENTE IGNORAR O ÚNICO REMÉDIO EFICAZ – II Crônicas 36:16

1. O melhor Médico não tem nenhuma serventia se for rejeitado: Os reis e o povo de Israel em sua maioria rejeitaram e desprezaram a Deus, Sua Palavra e o Seu único meio de salvar o pecador. Infelizmente muita gente prefere rejeitar a Deus, não ao pecado.
2. O melhor remédio não age se não for ingerido corretamente pelo doente: Não há nenhuma solução para o sofrimento para quem zomba, despreza e mofam a Palavra de Deus. Por isso os judeus foram arrastados pelo inimigo ao cativeiro (II Crônicas 36:17-20). Quem não se rede a Deus terá de render-se ao inimigo.
3. O melhor remédio e o melhor médico não podem fazer nada se o paciente não os aceita: Deus leva tão à sério o livre arbítrio que a ninguém aplica anestesia à força para sedar um pecador a fim de restaurá-lo; Ele o deixa viver como bem escolher! Mesmo que você não queira, Ele te informa que a solução para o teu sofrimento está à disposição!

CONCLUSÃO:
1. Deus usa todos os meios e recursos para atrair pecadores para a santidade antes de permitir que estes sofram consequências de suas perversidades.
2. Deus adverte, chama e apela incansavelmente com amor a todos; portanto, ninguém poderá reclamar de nunca ter sido advertido, chamado e apelado.
3. Deus oferece a solução a todos, aquele que a rejeita, migra à destruição. Não aceite um terrível fim para a tua vida, dê um fim a tua vida terrível aceitando a Palavra escrita de Deus (A Bíblia) e Sua Palavra encarnada (Jesus) e você viverá feliz e em paz!

APELO:
1. Corra para o Médico dos médicos: Deus!
2. Aplique o "Remédio" certo a tua vida: Jesus e Seu sacrifício!
3. Converta-se dos maus caminhos, arrepende-te e serás liberto, curado e salvo!
 
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom seu blog gostei muito se quiser podemos ser parceiros meu site também é gospel

    ResponderExcluir
  2. HOJE EU AGRADEÇO A DEUS POIS VAI SER O MEU PRIMEIRO ESTUDO COM PREGAÇÃO DA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: