SUTIS FILOSOFIAS QUE INTERFEREM NA EXPERIÊNCIA COM DEUS


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Romanos 12:2
1. Quem se conforma com o mundo não renovará a mente, nem saberá qual é a vontade de Deus para sua vida.
2. Quem deixa se moldar pelos ditames seculares terá dificuldades em discernir a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3. Quem não tomar uma clara e enérgica atitude de renúncia das coisas deste século e um definido “NÃO” às características mundanas, rejeitará os maravilhosos planos de Deus.

I.  O HUMANISMO É UMA CORRENTE FILOSÓFICA QUE TOMOU CONTA DA MENTE DE MUITA GENTE:
O humanismo surgiu na Europa há mais de 500 anos ensinando que, se Deus existe ou não, é impossível saber; se Ele existisse, deveria provar. Na dúvida, não acredite!
1. O humanismo tirou Deus do centro e colocou o homem: A vida humana passou a girar em torno de cada indivíduo promovendo o egoísmo, o orgulho, a arrogância e a competição.
2. O humanismo entrou na religião: De forma sutil essa filosofia penetrou na mente dos que se declaram cristãos. É possível ver na prática a influência do humanismo nos membros e líderes da igreja cristã:
a) Os membros fazem de Jesus um escravo: As orações de muitos cristãos são ordens dadas a Deus ou a Cristo; pedem a Ele que cuide na viagem, proteja a casa, cuide da família, pedem saúde, recursos financeiros, etc. A ideia é que “eu sou o patrão e Deus o escravo, eu peço e Deus faz, seja feita a minha vontade...”.
b) O ser humano tornou-se o foco na pregação: Focalizado no ser humano, as pregações passaram a ser: Cristo te oferece coisas, te dá prosperidade, saúde, emprego, etc. É claro que Jesus faz tudo isso e muito mais; porém, esta ideia coloca a pessoa no centro e Jesus de lado.
c) O ser humano precisa renunciar a si mesmo, o eu, e humildemente perguntar a Deus: “que farei, Senhor?” (Atos 22:10).

II. O HUMANISMO GEROU O RACIONALISMO, OUTRA CORRENTE FILOSÓFICA INFILTRADA NA SOCIEDADE:
Como o humanismo tirou Deus do centro, o racionalismo surgiu para fazer com que o ser humano se desenvolva racional e intelectualmente, sendo digno de ser o centro de todas as coisas.
1. Como a ênfase do racionalismo na razão, a fé ficou de lado: O racionalismo mata a fé em Deus, apaga a noção do Espírito Santo e cria ceticismo. A Bíblia deixa de ser autoridade e a autoridade passa ser a própria razão humana.
2. O racionalismo entrou na igreja: Essa corrente secular não impera apenas na sociedade, ela invadiu a vida dos membros da igreja:
a) No cristianismo cada um é dono da própria verdade: A verdade, depois desta filosofia, passou a ser relativa e não absoluta. O que cada um acredita é mais importante do que aquilo que está escrito na Bíblia.
b)  No cristianismo, dentro das igrejas, cada um determina o que é certo ou errado: Falar sobre sexo, namoro, casamento, integridade, honestidade, gera conflitos familiares, no trabalho e até na igreja.
c)  O remédio para o racionalismo é ter a mente de Cristo (II Coríntios 2:16) a fim de que a vontade de Deus, traçada na Bíblia, seja padrão em todas as questões.

III. O SECULARISMO RESULTOU DA MISTURA DO HUMANISMO COM O RACIONALISMO:
O secularismo veio depois de tirar Deus do centro, então as pessoas raciocinaram que a questão não é mais “se Deus quiser”, mas “querer é poder”.
1. O Secularismo espalha suas ideias: Esta filosofia prega que economia, negócios, finanças, políticas, sociedade, governo, estudo, família, sexo, ciências, artes, sociologia, psicologia devem estar separados da religião. O Secularismo dividiu o todo da mente humana em gavetas separadamente; cada coisa no seu lugar, onde a religião não deve meter-se em outros assuntos.
2. O secularismo invadiu a igreja: As pessoas não misturam religião com outros assuntos, Deus já não é prioridade.
a) Satanás está por trás disso, pois biblicamente essa fragmentação não existe na Bíblia.
b) A solução para erradicar esse mal da mente é saber que tudo pertence a Deus e somos apenas mordomos. O dízimo é um meio didático que Deus inventou para nos ajudar a lembrar que é Ele o dono de tudo. Que dependemos dEle para tudo (Tiago 4:13-17).

IV. O MATERIALISMO E O HEDONISMO RESULTAM DA MISTURA DE TODAS AS OUTRAS CORRENTES FILOSÓFICAS:
Estas duas correntes pregam que para preencher a vida (que ficou vazia de Deus) o mais importante é comer bem, se vestir bem, ter uma boa casa, ter carros importados, ter tudo o que o prazer exigir a fim de encontrar satisfação na vida.
1. O materialismo e o hedonismo são diferentes, mas estão juntos: Estas filosofias valorizam a satisfação do coração, o prazer é o valor supremo da vida; e se para alcançá-lo for preciso passar por cima da família, mentir, brigar, deixar princípios, a igreja, etc. é válido. É por isso que as pessoas estão cansadas, exaustas, estressadas, com a vida arruinada, vazia, etc. As pessoas consomem, gastam e se divertem para satisfazer, mas continuam insatisfeitos; pois, nada satisfaz a vida como a presença constante de Deus no coração!
2. Essas filosofias estão na igreja: As pessoas procuram uma religião para satisfazer o coração insatisfeito com a vida. Uma religião que cause emoção, prazer, mas não compromisso com Deus. Precisamos nos reconciliar com Deus para termos paz, prazer e felicidade (Romanos 5:1-5).

CONCLUSÃO:
1. Não podemos nos conformar com o mundo. O humanismo parece bom; o racionalismo resulta atrativo; o secularismo, inteligente; o materialismo, lógico; e, o hedonismo, prazeroso. Mas são artimanhas diabólicas para desviar as pessoas dos caminhos de Deus.
2. Não podemos nos deixar levar pelas tendências mundanas, mas transformar-nos renovando a mente, diariamente, para não cair nos sutis enganos do diabo.
3. Não podemos nos acomodar com o mundo para que a mente seja renovada a fim de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 

APELO:
1. Reflita ao mundo o caráter de Cristo, não experimente os encantos do mundanismo.
2. Busque o prazer em Deus e em Sua Palavra, não os prazeres do mundo, pois eles apenas tapeiam.
3. Seja um íntegro servo de Deus e viva em paz, feliz e com a esperança de morar no Céu; não te escravizas às perversas ideias humanas.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários