PENSE BEM: VALE A PENA ORAR?



INTRODUÇÃO:
1. Pergunto: Vale a pena orar? Quantas vezes você já orou por algo específico e parece que ninguém te ouviu?
2. Insisto: Vale a pena orar? Quantas vezes você orou por alguém em prol de saúde, emprego e soluções, mas nada aconteceu?
3. Persisto: Vale a pena orar? Quantas vezes você orou por um problema e viu acontecer a mesma coisa que acontece com pessoas que não oram?

I. SATANÁS APROXIMOU-SE DE JESUS NA HORA EM QUE ELE MAIS SE DEDICAVA À ORAÇÃO:

O famoso ditado, “quanto mais oro, mais assombração me aparece” torna-se o lema na vida de Jesus:
1. No deserto, no auge de Sua consagração, Jesus teve a visita de Satanás: Leia Lucas 4:1-3. Satanás não foi tentar a Jesus antes dEle orar, foi depois. Se a oração tem poder para expulsar o diabo, por que ele se aproximou de Jesus quando mais orava e mais se consagrava por meio do jejum?
2. No Getsêmani, quando Jesus intensamente clamava a Deus, Satanás entrou em Judas: Leia Lucas 22:3. Só depois da terceira tentação que Jesus conseguiu expulsar o líder dos demônios, e quando conseguiu foi por pouco tempo (Lucas 4:13); agora orando no Jardim, Satanás se aproxima dEle por meio de Judas. Jesus orou por todos os Seus discípulos na ceia (João 17); sendo a mais longa oração de Jesus registrada, será que Ele deveria ter orado mais por Judas?
3. Na escolha dos discípulos Jesus orou a noite inteira para saber a quem escolher, mesmo assim não foi bem sucedido: Leia Lucas 6:12. Jesus orou tanto para que Deus abençoasse a escolha daqueles que seriam treinados para apóstolos, mesmo assim veio um que foi chamado até de diabo (João 6:70-71).

II. JESUS REVELA O REAL VALOR DE DEDICAR-SE À ORAÇÃO VERDADEIRA:

A oração verdadeira não tem a ver com determinar algo a Deus, mas tem a ver com passar tempo com Deus, fazer Sua vontade e depender dEle para tudo:
1. Orar é perca de tempo se a motivação, a intensão e os desejos não forem bons: A oração não é uma arma nem um instrumento para coagir Deus fazer o que você quer. Orar é aceitar a vontade de Deus, confiando em Sua sabedoria sem  importar-se com as circunstâncias (Lucas 22:41-42).
2. Orar é buscar conforto na presença de Deus diante das duras provas da vida: Diversas perguntas sobre oração não tem respostas claras e exatas. Por exemplo:
a) Por que no auge da consagração de Jesus no deserto é que Satanás apareceu para tentá-Lo?
b) Por que Jesus orou tanto para escolher Seus discípulos e mesmo assim um deles foi o maior traidor da história?
c) Por que no momento em que Jesus mais dependia do poder do Pai é que Satanás se aproximava dEle?
Mesmo sem ter respostas certas para estas e outras perguntas, o que aprendemos é que em todas as ocasiões em que orava, Jesus teve a presença dos anjos confortando-O (Lucas 22:43-44).
3. Orar não é ter tudo o que pedimos a Deus, mas é pôr a vida em Suas mãos  tendo certeza de que Ele sabe o que é melhor: Jesus encontrou forças na oração, levantou a cabeça, fez a vontade do Pai, custou-lhe a vida, mas saiu vitorioso. Com Seu sangue escreveu a história da maior guerra que alcançou a maior vitória do Universo.

CONCLUSÃO:

1. O ato de orar pode não mudar as circunstâncias, mas confere forças para vencer as adversas circunstâncias deste mundo dominado pelo mal.
2. O ato de orar não torna ninguém blindado diante das astutas tentações do diabo, mas torna forte aquele que ora para resistir as mais duras tentações.
3. O ato de orar não significa impôr a vontade humana a Deus, mas buscar a vontade de Deus para a vida humana e sair vitorioso até mesmo nas piores circunstâncias da história.

APELO:

1. Ore, pois a oração é fundamental à vida espiritual do cristão em todas as circunstâncias; para ser forte e vencer é preciso orar!
2. Ore a Deus todos os dias sempre confiante que Deus sabe o que é melhor e que Jesus já venceu por você. Desta forma, vale a pena orar!
3. Ore como Cristo orava para que, mesmo em face das dificuldades, você saia vencedor; Jesus te dará a vitória e verás que vale a pena orar!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários