LIÇÕES DA HISTÓRIA DA PRIMEIRA PROFETISA NA BÍBLIA



INTRODUÇÃO:
1. O Pentateuco, chamado de Torá pelos judeus, tem algum exemplo de mulher que foi agraciada com o dom de profecia?
2. O Pentateuco, as primeiras revelações de Deus, diz algo sobre a mulher receber o dom de profecia e cometer erros e até cair em pecados graves?
3. O Pentateuco, escrito por Moisés, por inspiração do Espírito Santo, fala sobre as falhas de uma profetisa. Seu nome, Miriam (ou Miriã). Que lições há no inspirado relato sobre Miriam?

I.  DEUS PODE SALVAR UMA NAÇÃO INTEIRA POR MEIO DE UMA MENINA DESTEMIDA – Êxodo 2:1-10
1. Deus usa as crianças para cumprir nobres propósitos: Deus usou a irmã de Moisés, Miriam, uma menina, a qual tornou-se responsável pela preservação da vida do irmão e, posteriormente, a libertação de seu povo.
2. Deus não se preocupa com idade e nem com habilidade, Ele procura disponibilidade: Numa sociedade repleta de desafios e preconceitos, nem sempre há gente disponível para Deus. No entanto, quando alguém se dispõe, Deus não olha sexo, idade e nem experiência.
3. Deus capacita com todos os dons necessários a quem se dispõe ser usado por Ele: Deus concedeu discernimento, sabedoria, coragem, ousadia e intrepidez à menina Miriam, a qual é conhecida por fazer a princesa do Egito pagar pela criação de um filho que não era dela, e ainda a mãe da criança recebeu salário de uma estrangeira para educar o próprio filho. Foi assim que Moisés tornar-se o libertador dos israelitas escravos no Egito.

II. DEUS DÁ, QUANDO HÁ NECESSIDADE, O DOM DE PROFECIA À MULHER QUE PERMITE SER USADA POR ELE – Êxodo 15:20-21
1. Deus usa mulheres piedosas em sua grande obra de libertação de Seu povo: Miriam é chamada de profetisa nos escritos inspirados de Moisés; e, o profeta Miqueias declara que ela teve um papel fundamental de liderança na libertação do povo de Deus (Miqueias 6:4).
2. Deus dá o dom de profecia a mulheres para executar Seus planos na terra: Assim que o cântico de vitória foi cantado por Moisés, Miriam conduziu todo o povo a louvar a Deus (Êxodo 15:20-21). Deus falou com Miriam como falou com outros profetas (Números 12:2).
a) Miriam já era conhecida pelo título de profetisa antes de conduzir o louvor, não se tornou profetisa por liderar a música.
b) Miriam foi a primeira mulher na Bíblia intitulada profetisa, mesmo que a cultura fosse machista Deus usou mulheres e homens para levar avante Seu povo.
c) Miriam foi a única profetisa do Pentateuco, e tem muito prestígio na cultura judaica até os dias de hoje, mostrando que Deus não limita as responsabilidades proféticas ao sexo masculino.
3. Deus dá habilidades extraordinárias a mulheres que se consagram a Ele: Além de profetisa, Miriam foi compositora inspirada, musicista, regente e cantora quando já possuía cerca de 90 anos.

III. DEUS REPREENDE OS ERROS COMETIDOS DE QUEM RECEBE O DOM PROFÉTICO – Números 12:1-16
1. O dom de profecia não é uma capa blindada que torna alguém livre da tentação e do pecado: Provavelmente uma rixa sobre o casamento de Moisés com uma mulher cuxita (etíope) pode ter levado Miriam a um confronto sobre poder, reivindicando liderança e o dom de profecia. Ela errou! Preconceito, insubordinação, exaltação, inveja e maledicência de sua parte atraiu a ira de Deus!
2. O dom de profecia não impede a quem o possui aprender errando: Já uma anciã, agraciada com o dom profético, Miriam tinha coisas para aprender. O dom de profecia não torna ninguém infalível ou onisciente; as vezes, o profeta tem de aprender com os próprios erros.
3. O dom profético não livra ninguém das consequências de seus pecados: Os erros têm suas consequências e Deus os reprova. Miriam foi punida por Deus, ficou leprosa e isolada do povo de Deus por uma semana. E, só foi curada pela intervenção intercessora de Moisés.

CONCLUSÃO: Miriam, a profetisa do êxodo, aprendeu a ser humilde, a respeitar a liderança de Moisés e a Deus que, ao escolher os líderes chamou aos três irmãos: Moisés, Miriam e Arão, filhos de Anrão.
1. Uma infância de sucesso espiritual não é garantia de sucesso para a toda a vida, o limite da dependência de Deus é o fim da vida. Perfeição só existe em Deus, mas Ele ama os seres humanos estragados pelo pecado.
2. Uma vida agraciada com o dom profético não é sinônimo de impecabilidade ou infalibilidade; embora a mensagem dada por Deus seja perfeita, a pessoa escolhida é humana e pode falhar por causa da natureza pecaminosa.
3. Uma velhice bem sucedida espiritualmente dependerá da aprendizagem com os próprios erros, ainda que seja agraciada com o dom de profecia.

APELO:
1. Saiba que os líderes e profetas foram instituídos por Deus mediante Sua graça, pois eles poderiam cometer erros e cair em pecados.
2. Aceite que Deus usa personagens imperfeitos para transmitir mensagens perfeitas a você.
3. Reconheça que Deus pune os erros até mesmo de profetas, mas também perdoa graciosamente quando o culpado aprende a lição.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Rosangela Vasconcelosdomingo, maio 26, 2013

    Muito proveitoso para homens e mulheres que vivem disputando liderança na obra de Deus e esquecem-se de que Ele escolhe, capacita e usa quando, como e onde Ele quer.

    ResponderExcluir
  2. Belo estudo, foi muito útil para mim!

    Deus t abençoe abundantemente

    ResponderExcluir
  3. pastor Heber, boa tarde, onde estão os profetas de hoje? quem são eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente desconheço qualquer profeta Bíblico vivo, no sentido pleno da palavra!

      Excluir
  4. Profetiza não parece ser o mesmo que Pastora, como alegam as igrejas pentecostais. Miriam foi também rebelde e desobediente a liderança de Deus na vida de Moisés. Tinha influencia perante ao povo hebreu liberto do Egipto, mas não espiritual, como prova algumas passagens de sua vida.

    ResponderExcluir
  5. MÍRIAM LUTOU MUITO PARA Q OS HEBREUS FOSSE LIBERTADO DO EGITO..PROFETISA LÍDER DE LOUVORES...NÓS MULHERES DEVEMOS TER A ALEGRIA E A GUERRA E A FÉ DESTA GRANDE MULHER..


    ResponderExcluir
  6. Mto bom esse estudo,as pessoas têm que entender que mulher é homem são usados por Deus. E o homem só é o cabeça no casamento é não em geral,o homem só tem autoridade de cabeça sobre a sua esposa e não sobre todas as mulheres do mundo.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: