INVEJA E MALEDICÊNCIA: APRENDENDO COM OS ERROS DE UMA PROFETISA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Números 12:1-16
1. A pessoa que recebe o dom de profecia não é impecável, perfeita e infalível, ela é um ser humano que, como qualquer pecador, está suscetível a cometer erros.
2. O profeta ou profetisa não recebe uma blindagem espiritual que protege totalmente das tentações provocadas por Satanás, o grande enganador.
3. O dom de profecia é dado por Deus a pessoas que permitem ser usadas por Ele para uma missão, assim, embora o dom de profecia não torne a pessoa perfeita, a mensagem transmitida é perfeita.
Há três relatos sobre a vida Mirian, a profetisa que cometeu erros:
a) O primeiro texto bíblico sobre Mirian a apresenta como uma menina sensível, inteligente e sagaz que tornou a guardiã do cesto flutuante onde sua mãe, desesperada, havia colocado seu irmãozinho destinado à morte (Êxodo 2:1-9).
b) O segundo texto sobre Mirian é bem curto, mas atribui-lhe o título de profetisa, musicista e cantora que conduziu todo o povo de Israel a um fervoroso louvor congregacional (Êxodo 15:20-21).
c) O terceiro texto sobre Mirian é o mais longo de todos, o qual aborda seu descuido espiritual que a conduziu à inveja e maledicências (Números 12:1-16). É este o texto deste sermão:

I. INVEJA É UM SENTIMENTO QUE SE ESCONDE ATRÁS DAS CRÍTICAS – Números 12:1-2
1. A inveja surge de um conceito errado de si mesmo em relação aos outros e desemboca em preconceito sobre os outros: Ao não ser consultada por Moisés ao nomear os 70 anciãos, Mirian sentiu-se desprezada e criticou a esposa de Moisés, cujo pai deu a sugestão a Moisés de distribuir a tarefa.
2. A inveja, por si só não é visível, ela se esconde atrás das palavras ferinas: A crítica à esposa de Moisés era só a fumaça na qual se escondiam o ciúme, a inveja e o desejo de supremacia.
3. A inveja é um sentimento que explode através das críticas: Dificilmente o pecado da inveja será identificado, porém, as críticas a revela e causa grandes males. Por isso, a inveja é uma das piores características satânicas que pode caracterizar no coração humano.

II. INVEJA É UM SENTIMENTO QUE FURTA O RESPEITO PELOS SERVOS DE DEUS – Números 12:3-8
1. A inveja possui a pessoa de tal forma que a leva a questionar as atitudes dos servos de Deus: Mirian chama Arão para questionar as atitudes de Moisés. A inveja causa ressentimentos que induz a questionamentos.
2. A inveja impede a pessoa de ver as coisas como Deus as vê: Mirian achava desnecessária a designação de auxiliares na administração do povo, achava que a autoridade sua e a de seu irmão Arão foram desprezadas. A inveja é fruto do egoísmo que impede de pensar nos outros.
3. A inveja é um sentimento que causa indignação ao coração de Deus: O invejoso perde o respeito pelos líderes colocados por Deus desrespeitand0 o próprio Deus. Pelo fato da inveja causar cegueira espiritual e conduzir as pessoas à rebelião é que Deus as abomina. 

III. INVEJA É UM PECADO QUE DESTRÓI COM MALEDICÊNCIAS E PRECONCEITOS ATRAINDO A IRA DE DEUS – Números 12:8-16
1. A inveja do coração é percebida na maneira mais indigna de se promover: Mirian falou contra Moisés, seu irmão e líder instituído por Deus. Quando a pessoa deseja ser como o outro ou deseja o lugar do outro ela denegri a imagem dos outros, produzindo assim os comentários maledicentes contra os outros.
2. A inveja usa a língua para destruir a vida das pessoas mais mansas: Moisés foi vítima da língua, mesmo sendo homem mais manso da terra. A língua pode ser mortal, fere a alma, causa brigas, promove discórdias e guerras. Ela é escolhida pela inveja para destruir vidas!
3. A inveja produz maledicências tão terríveis que é preciso da intervenção de Deus para controlá-la: Deus chamou aos três irmãos para conversar, defendeu Moisés, reprendeu Arão e puniu Mirian. Ela ficou leprosa e foi isolada por sete dias. A inveja e as palavras maledicentes impedem o povo de Deus de avançar.

CONCLUSÃO:
1. Da mesma forma que um leproso não poderia ficar entre os sadios do arraial do povo de Deus não deveria haver invejoso e críticos entre o povo de Deus.
2. Da mesma forma que Deus protegeu e defendeu Moisés, Ele defende e protege Seus líderes das acusações e maledicências de quem quer que seja.
3. Da mesma forma que Deus puniu Mirian punirá a qualquer um que permitir que a inveja e as críticas caracterizem sua vida.

APELO:
1. Se inveja encontrou espaço até no coração de uma profetisa, cuidado você também!
2. Se Deus não poupou a punição nem mesmo de sua profetisa, cuidado com a inveja!
3. Se Deus perdoou Mirian por falar contra Moisés, certamente perdoará você, caso humildemente te arrependas e peças perdão! Faça isso agora!

Pastor Heber Toth Armí

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Pastor pr.Heber toth Armí,eu li seu texto sobre invejas e entendi e agradeço pela orientação.So gostaria de saber do senhor;Se uma pessoa tem um cargo na igreja,vamos supor de :secretário,ela pode por seus parentes ,mesmo que não esteja dentro das normas da igreja ,como por exemplo :Não ser casada ,mas tem um filho com o irmão da secretaria da igreja ,e esse irmão dela nem frequenta a igreja ,ela pode dar cargo a ela ,so porque ecunhada dela,enquanto isso tira liberdades de pessoas que não são seus parentes ,por cometer erros e não estar nas normas da igreja,e certo ou e errado ,não estou aqui para acusar e nem, julgar.pois Deus disse seras julgado ,assim como julgas.So que acho errado isso ,pergunto isso e inveja?

    ResponderExcluir
  2. A inveja em si mesma é imperceptível, ela se revela em comportamentos estranhos aos princípios bíblicos. Difícil é saber se é inveja ou outra coisa. Sobre a tua questão, a secretária não poe ninguém em nenhum cargo. Alguém sugere um nome à comissão da igreja; caso a comissão aceite a sugestão, esse nome é levado para a comissão administrativa, a qual envolve toda a igreja local, e, apenas aí é votado ou não. À comissão cabe analisar o perfil da pessoa para o cargo, e, ninguém que não esteja em harmonia com os princípios bíblicos deve ser líder da igreja de Deus - isso é falta de responsabilidade, é brincar com coisa santa, é perigoso, pois Deus é santo e ama Sua igreja. Os irmãos de Jesus são aqueles que fazem a vontade de Deus, não tem a ver com parentes de sangue. Para este ponto veja o sermão "Você pode ter mais honra do que ser mãe de Jesus" neste blog.

    ResponderExcluir
  3. Um belíssimo texto, parabéns! Utilizarei alguns conceitos para minha aula da EBD. Obrigado por disponibilizar um material tão rico!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: