O PLANO DA SALVAÇÃO É MAIS ANTIGO QUE O MUNDO

 
INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Pedro 1:18-21
1. A origem do plano da salvação: O plano de salvação não foi elaborado por Deus no momento em que surgiu o pecado no mundo. A Bíblia diz que antes de criar o mundo Deus havia criado o plano da salvação.
2. O motivo do plano da salvação: A salvação resulta do amor de Deus e não do pecado humano. O plano de salvação revela o caráter amoroso de Deus, não um desespero ou uma emergência diante de uma tragédia imprevista.
3. A revelação do plano da salvação: O plano de salvação do pecador foi o remédio elaborado na eternidade, predito por Deus na história e efetivado no fim dos tempos, na vida, morte e ressurreição de Jesus.

I.  O REMÉDIO PARA O PECADO FOI PROVIDENCIADO ANTES MESMO QUE ELE ARRUINASSE A VIDA HUMANA – I Pedro 1:18-20
1. Antes de existir morte no mundo, o assunto da morte já havia sido tratado no Céu.
2. Antes dos pecadores sofrerem as consequências dos seus pecados Jesus já havia providenciado a solução para elas.
3. Antes da criação do ser humano, Deus já tinha cuidado de tudo, até mesmo se ele viesse a desobedecer.

II. O REMÉDIO PARA O PECADOR FOI PROJETADO ANTES DO SER HUMANO CAIR EM PECADO – I Pedro 1:19-20
1. Antes de Deus criar o mundo Ele elaborou o plano de salvação.
2. Antes da fundação do mundo Jesus já era conhecido como o Cordeiro sem defeito e sem mácula, que derramaria seu sangue pelo ser humano, caso caísse em pecado.
3. Antes da criação do mundo e do ser humano cair em pecado, o Messias já era conhecido no Céu como Aquele que assumiria a desgraça causada pela humanidade.

III. O REMEDIO PARA O PECADO FOI PREVISTO NA ETERNIDADE, MAS DESVENDADO CERCA DE 4.000 ANOS DEPOIS –I Pedro 1:20-21
1. Assim que Adão e Eva pecaram Deus matou um cordeiro para revesti-los de pele (Gênesis 3:21); isso apontava para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).
2. Assim que Adão e Eva pecaram tiveram uma conversa com Deus, o qual logo revelou o plano (Gênesis 3:15). Esse plano foi-se revelando no decorrer da história por meio de altares de sacrifícios, tabernáculo/santuário, templo... até chegar no alto do monte Calvário!
3. Embora Deus não tenha sido pego de surpresa quando Adão e Eva pecaram, a solução de Deus manifestou-se no fim dos tempos, cerca de 4.000 anos depois do pecado,  mais ou menos 2.000 anos atrás.

CONCLUSÃO:
1. O plano da salvação existia bem antes da fundação do mundo: O plano de Jesus tornar-se Messias, Redentor foi projetado antes de ser estabelecido os fundamentos da terra, pois o propósito de salvar remonta a tempos anteriores à criação do mundo. Na cruz, o projeto originado na eternidade se tornou um fato histórico.
2. O plano da salvação era conhecido antes da queda humana no pecado: A missão de salvar sempre foi o eterno propósito da Trindade, mesmo que ainda não tivesse ninguém para salvar. Desta forma, antes da existência do pecado no mundo, o plano para resolver o problema do pecado já existia, mas concretizou-se em Jesus na cruz e Sua ressurreição.
3. O plano da salvação manifestou-se plenamente no fim dos tempos: A estratégia de redimir o pecador vem antes de criar o homem, mostrando assim que Deus já era Redentor quando atuava como Criador; portanto, o que foi decidido na eternidade manifestou-se num ponto de nossa história, no primeiro século da era cristã, no topo do Monte Calvário.

APELO:
1. Deixe Deus te resgatar de vosso fútil procedimento, foi para isso que Jesus morreu.
2. Confie tua vida a Jesus, Ele te ama!
3. Espere somente em Jesus, Ele te salva!
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

24 Comentários

  1. eu gostaria de entender mais o assunto, pois se Deus olhou e viu que nao estava bom, foi ai que Ele pensou em fazer o homem, entao como ele tinha planos para nós antes da fundação do mundo??!!!
    gostaria de esclarecimentos pois as vezes nao entendo!! fique na Paz

    ResponderExcluir
  2. Olá irmãos, o Amor que é Deus, na eternidade passada Ele já tinha um plano, um projeto de obter um ser igual a Ele em vida e natureza, que pudesse compartilhar tudo o que Ele É e havia de fazer. Deus viu e determinou por Sua vontade, que não era bom Ele ficar só, assim como Ele viu e disse o mesmo de Adão. O propósito de Deus não seria frustrado porquê de antemão Ele conheceu que Adão e Eva falharia e escolheria a árvore do bem e do mal, ao invés da árvore da vida, um tipo de Cristo, que já estava na criação de tudo, pois Ele foi conhecido antes da fundação do mundo e imolado desde a fundação do mundo, ou seja, o universo foi criado sob o sangue do cordeiro de Deus, Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Com esse ensinamento errado faz outras pessoas errarem também
    1pedro não diz que o plano de salvação foi antes da criação do mundo e sim que Jesus já era antes da criação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado irmão se vc abrir a sua biblia em efesios 1:3,4. apocalipse 13:8
      vc vai entender que o plano divino de salvação antecede a criação do mundo.porque Deus na sua presciência (atos 2:23) ja tinha predeterminado
      o resgate para nossas almas em cristo Jesus. amen

      Excluir
    2. Ensinamento correto sim. 1 Pedro, 1.19,20 confirmam isso.

      Excluir
    3. Apocalipse 13:8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
      Leia o final desse versículo e tente entender.

      Excluir
  4. 1 Pedro do 18ao 21 conhecido antes da fundação do mundo é Jesus e não o plano de salvação

    ResponderExcluir
  5. o que eu quero entender é o seguinte Deus era adorado pelos anjos, entre ele lucifer, ai lucifer decide querer o lugar de Deus, Deus era adorado no ceu, mais Genesis diz que Deus criou os céus e a terra, o céu ja existia ou nao? outra coisa apartir da atitude de lucifer e da sua condenaçao, ele cai do céu juntente com um terço dos anjos Deus decide criar o homem, o homem não pediu para ser criado, ele não teve opção de escolha, Deus decidi criar o homem e pronto, não é autoritarismo essa atitude de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é autoritarismo, mas soberania.

      Excluir
    2. O céu sempre existiu (é eterno). A criação do homem era o grande plano Divino. Deus tem um grande amor pelo homem, é não autoritarismo. "Deus corrige a quem ama...".

      Excluir
    3. Acho que o que você está querendo saber é se o homem foi criado pois fazia parte do plano de Deus para a salvação...... ? .......

      Excluir
  6. o que eu quero entender é o seguinte Deus era adorado pelos anjos, entre ele lucifer, ai lucifer decide querer o lugar de Deus, Deus era adorado no ceu, mais Genesis diz que Deus criou os céus e a terra, o céu ja existia ou nao? outra coisa apartir da atitude de lucifer e da sua condenaçao, ele cai do céu juntente com um terço dos anjos Deus decide criar o homem, o homem não pediu para ser criado, ele não teve opção de escolha, Deus decidi criar o homem e pronto, não é autoritarismo essa atitude de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz existe um sermão em um canal conhecido como SERMÕES INTELIGENTE lá você procura por Dr. Rodrigo Silva lá porque existe o mal. E você terá um ótimo parecer deste assunto.

      Excluir
  7. Luís, tu deveria agradecer a Deus por tua existência,não questona lho.respondendo a sua pergunta,sim Ele é soberano(autoritário) si vc.preferi.

    ResponderExcluir
  8. Luís,o autoritarismo de Deus, foi i é uma bênção por isso tu existem.Quanto a tua pergunta,sim Ele é soberano(autoritário) como vc. pregeri

    ResponderExcluir
  9. Se Deus destruísse satanás, os anjos caídos e até mesmo o ser Humano após o pecado, o argumento de satanás ganharia força com os demais anjos , de que Deus era um Deus ditador, cheio de regras e leis.
    Deus criou o Homem com o livre arbítrio Deus quer que o adoramos de livre e espontânea vontade.

    ResponderExcluir
  10. O que é para entendermos é o seguinte:Tudo que vem a nós, tudo mesmo, até as situaçoes ruins, vem de Deus, porque só existe UM DEUS ! Ele é como uma moeda que tem duas faces!!!! É extamente dentro das situaçoes ruins que nos inclinamos para Deus, do contrario, nao!!!! quando esta tudo bem, poucos se lembram de Deus nao é mesmo? Entao os beco-sem-saida no qual o nosso Deus nos coloca, é para que nós exercitemos a nossa, é para abrirmos a nossas bocas e profetizarmos o bem que queremos! O que geralmente acontece é que quando nos deparamos com uam situaçao dificil, nó nao vamos imediatamente a Dus dar-lhe GLORIAS...o povo, primeiro chora, se desespera, ou sai correndo pra tentar rrsolver o Problem, sendo que a LEI é: Primeiro busacai o Reino de Deus!!!! Essa arvore do bem e do mal é que causa a separaçao de Deus, porque o povo no crê so´no bem , mas sim no bem E no mal...assim nao tem como Deus fazer milagres na vida da pessoa!!!! Lembrem-se de Jó...ele adorava Deus tanto na abundancia, quanto na miséria!!!!!

    ResponderExcluir
  11. JESUS é o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito obrigado pelo estudo deste site que Deus abençoe sua vida e sua família .

    ResponderExcluir
  13. "Um escrito não é surpreendido pelos acontecimentos de fatos ocorridos no primeiro capítulo de seu LIVRO". Deus já sabe que eu vou pegar amanhã!

    ResponderExcluir
  14. Ótima explicação sobre a salvação que nos foi providenciada caso o homem escolhesse pecar. Deus é Soberano. Amoroso e Misericordioso.
    Louvado seja o seu nome! 12/12/2022

    ResponderExcluir
  15. Apocalipse 13:8 não se refere a Cristo, e sim a besta, aqueles que não foram encontrado o seus nomes no livro da Vida, veja o capitulo 17:8, que v c entendera ´capitulo 13:8,

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: