ESTUDE A BÍBLIA E CONHEÇA BEM OS MISTÉRIOS REVELADOS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Deuteronômio 29:29
1. Qual é a mensagem de Deuteronômio 29:29?
2. O que Deus quer nos dizer em Deuteronômio 29:29?
3. O que extraímos de lições aplicáveis para a vida desse texto bíblico?

I. AS COISAS ENCOBERTAS PERTENCEM AO SENHOR, NOSSO DEUS – Deuteronômio 29:29
Deus é eterno, Ele é o Criador do vasto e infinito Universo, Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Ele está além da compreensão humana, Ele é Deus soberano, transcendente e ilimitado. Por isso, devemos saber que:
1. A mente humana é limitada para saber tudo o que Deus sabe:
a) É impossível competir com Deus em sabedoria.
b) É impossível alcançar o conhecimento que Deus tem.
c) É impossível a criatura saber tanto quanto o Criador.
2. A mente humana foi criada por isso já é limitada, e tornou-se ainda mais restringida com os efeitos negativos decorrentes do pecado: Por isso,
a) O mais elevado e desenvolvido intelecto humano jamais alcançará o mesmo nível da onisciência divina.
b) O maior gênio do mundo não chega nem perto da sabedoria de Deus, pois ela é infinitamente mais elevada que a capacidade de qualquer criatura.
c) O mais sábio dos homens, devido ao defeito e fragmentação causados ao intelecto, precisa-se de um conhecimento extra – a revelação sobrenatural, para saber a verdade.
3. A mente humana é finita para saber tudo sobre o infinito, pior ainda depois do pecado:
a) O ponto de vista humano é muito estreito e jamais alcançará a onisciência que pertence somente a Deus. Consequentemente, é extremamente perigoso buscar saber o que Deus não revelou.
b) O ponto de vista, as conjecturas e os conceitos humanos indubitavelmente conduzem aos desvios da verdade.
c) O ponto de vista limitado do ser humano deve ser regido pelo ponto de vista ilimitado do eterno e infinito Criador na busca pela sabedoria.

II. AS COISAS REVELADAS PERTENCEM A NÓS E A NOSSOS FILHOS PARA SEMPRE – Deuteronômio 29:29
Deus não está limitado à Bíblia, a Bíblia é o conhecimento de Deus limitado a nós. Deus sabe tudo sobre tudo, e a Bíblia não revela tudo o que Deus sabe, senão ela não caberia no mundo. Mas tudo o que ela revela é para nós.
1. Deus, sendo onipresente, onisciente e onipotente pode ser conhecido por seres humanos limitados: Os mistérios ocultos de Deus foram revelados levando em conta a limitação humana.
2. Deus se revelou e nos deu informações verdadeiras através de Sua revelação na Bíblia, portanto:
a) A única forma infalível de sabedoria é a Palavra de Deus transcritas em palavras  humanas.
b) A única fonte suprema de informações verdadeiras sobre o que precisamos saber é a Bíblia, a Palavra de Deus em caracteres humanos.
c) A única base segura para apoiar nossos conceitos históricos, antropológicos, sociológicos, filosóficos e teológicos é a revelação de Deus em Sua Palavra escrita.
3. Deus deixou a Bíblia para que as pessoas conheçam a verdade sobre as origens, sobre o mal e sobre a salvação em Cristo Jesus:
a) Para muitas pessoas aquilo que Deus revelou na Bíblia é tão difícil de entender, porém incoerentemente aceitam meras suposições não reveladas contrárias às reveladas.
b) Há pessoas que desejam saber o que não foi revelado, mas não aceitam ou não se aprofundam naquilo que está revelado.
c) Muitos insistem em compreender ou em questionar as coisas encobertas; entretanto, ignoram conhecer às reveladas.

III.AS COISAS REVELADAS E ESCRITAS NA BÍBLIA DEVEM SER CUMPRIDAS PELOS SERES HUMANOS – Deuteronômio 29:29
Muitos dizem não preocupar-se com estudos e compreensão dos temas bíblicos doutrinários, dizem que importante é saber que Deus existe e amar a Jesus. Porém, não é isso o que Deus diz em Deuteronômio 29:29.
1. A Bíblia é a revelação de Deus para os seres humanos: Tudo que precisamos saber sobre Deus, Sua vontade e Seu plano de nos salvar está na Bíblia; negar a possibilidade de tal conhecimento é uma atitude de ingratidão e rebeldia diante dEle.
2. A Bíblia foi deixada para ser estudada pelos seres humanos: As coisas reveladas tem o objetivo de nos conduzir a Deus e à salvação oferecida por Ele. Disse Jesus, “Errais não conhecendo as Escrituras...” (Mateus 22:29). Doutrinas erradas, falsas religiões e novas igrejas surgem por falta de estudo e conhecimento bíblico.
3. A Bíblia possui conteúdo suficiente para ser estudado durante toda a vida: Quem examinar as Escrituras durante toda a sua vida jamais chegará ao pleno  conhecimento dela e de Suas implicações. Jamais alcançaremos um conhecimento exaustivo da Bíblia, pois nosso tempo de vida aqui na terra é muito curto para um livro tão profundo. No entanto, é necessário continuar estudando, sem jamais desistir ou pensar que alcançou o limite da revelação de Deus.

CONCLUSÃO:
1. Aqueles que amam a Deus não aspiram pelos mistérios não revelados, mas examinam cuidadosamente, durante toda a vida, as revelações dos mistérios revelados na Bíblia.
2. Aqueles que amam a Deus e O respeitam levam a sério e praticam o que foi revelado, deixando de lado o que Deus não revelou.
3. Aqueles que amam a Deus orientam-se pelas palavras do Livro Santo de Deus, a Bíblia Sagrada.
Independente de teu conhecimento bíblico a questão que importa não é o quanto você sabe ou o quanto ainda você precisa saber, mas o que realmente importa é o quê você tem feito com aquilo que você já sabe. Quanto você tem praticado daquilo que você já leu?

APELO:
1. Aproxime-se da Bíblia deixando as coisas encobertas com Deus.
2. Busque saber tudo sobre as coisas reveladas por Deus.
3. Cumpra todas as palavras reveladas por Deus a você.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Coisas encobertas.
    Esta semana tenho pensado muito sobre isto. Ao recapitular a lição da escola sabatina, li e reli e imaginei porque DEUS, iria encobrir alguma coisa, ou alguma verdade. Logo veia a mente, obediência. De pronto me aparece JESUS, doce e suave, olho para Suas mãos sangrando, espelhado ali a minha desobediência; - assim mesmo Ele me diz, vim te buscar. “Examinais.........João 5:39” – Estou orando pelo seu maravilhoso trabalho, ore por mim também, em nome de JESUS. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, continue escrevendo, Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Excelente essa explicação, eu ja pensava assim mesmo acerca das coisas encobertas agora estou mais firme. Nao sou Adventista e sim Batista mas sei que para Deus nao importa denominaçao porque lá em Nova Jerusalém nao haverá placa de Igeeja e em todas as denominações existe um povo de Deus. O joio está no meio do trigo em todas aa Igrejas sem exceçao de nenhuma e chegará a hora da separaçao pra colheita e por coincidência nesse exato momento é sábado. Feliz sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras Izanete. Fico feliz por colaborar com teu crescimento espiritual e bíblico. Seja sempre bem vinda em meu Portal Bíblico!

      Excluir
  4. Busco entendimento para muitas coisas ocultas , que as vezes parecem tão claras e eu não consigo enxergar.

    ResponderExcluir
  5. Busco entendimento para coisas ocultas, que por vezes me parecem.tao claras e eu não consigo ver.

    ResponderExcluir
  6. Estou impactada pela explicação desse versículo!!!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: