DEUS DEU TOTAL LIVRE ARBÍTRIO AOS SERES HUMANOS


INTRODUÇÃO: Passagem bíblica para estudo: Gênesis 2:9, 15-17
1. A árvore da ciência do bem e do mal aponta para o fato de que Adão e Eva foram criados livres, eles eram agentes morais livres para escolher o que quisessem.
2. A árvore do conhecimento do bem e do mal indica que Adão e Eva foram orientados que poderiam, mas não deveriam comer do seu fruto sem sofrer as consequências.
3. A árvore proibida no paraíso do Éden revela que Adão e Eva estavam em um ambiente onde poderiam escolher a opção de obedecer a Deus porque O amavam ou desobedecer-Lhe, insistindo na própria vontade deles em oposição à de Deus.

I. A ÁRVORE DA CIÊNCIA OU CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO ERA MALIGNA OU VENENOSA – Gênesis 2:15-17
1. Deus dirigiu a proibição aos seres humanos, não aos animais: Provavelmente animais comiam do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e nada lhes acontecia. Com esta proibição Deus informa aos seres humanos que eles têm total livre arbítrio, podem escolher livremente entre o bem e o mal.
2. Deus decretou a proibição para que os seres humanos soubessem que eles eram livres: Liberdade implica em responsabilidade. Se as pessoas não assumem responsabilidades por suas escolhas, sejam certas ou erradas, elas são privadas de qualquer característica de livre arbítrio que possa existir no ser humano. Sem liberdade não se desenvolve a confiança, nem o amor, nem um bom relacionamento.
3. Deus estabeleceu a proibição para que os humanos entendessem que  são superiores na criação do mundo: Deus fez os humanos superiores aos animais. Adão e Eva tinham raciocínio, poder de escolha, capacidade de desenvolvimento e responsabilidades intelectuais que os animais não tinham.
a) Deus não deu todo o conhecimento a Adão e Eva, eles deveriam adquirir mais conhecimento. Para isso deveriam ter atividades constantes (lavrar e guardar o jardim) e fazer escolhas (não comer da arvore do conhecimento do bem e do mal).
b) Deus não deu um caráter rígido e fixo a Adão e Eva, eles deveriam desenvolver seu caráter agindo com responsabilidade e consciência (trabalhando e decidindo).
c) Deus não limitou a liberdade ou livre arbítrio de Adão e Eva, eles deveriam aprimorar exercitando-se ao trabalhar o corpo e a mente.

II. A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL FOI CRIADA POR UM DEUS SÁBIO E AMOROSO – Gênesis 2:9, 16-17
1. Tal árvore não foi criada pelo diabo: A árvore não foi criada pela serpente, por Satanás ou por qualquer outra criatura. Satanás não é criador de nada, a não ser o autor da rebelião contra o governo de Deus.
2. Tal árvore não foi invenção do mal: A árvore não foi plantada com nenhuma semente rara, distinta, elaborada por Lúcifer em algum laboratório maquiavélico construído num lugar chamado inferno.
3. Tal árvore foi criada por Deus: Foi Deus que fez brotar a árvore da ciência do bem e do mal no jardim, e tudo o que Deus fez é bom (Genesis 2:9). Com esta árvore Deus criou a liberdade de escolha para os humanos. A liberdade é boa, o livre arbítrio também é bom; mas liberdade de escolha só existe quando é possível exercitá-la, e para isso deve haver opções. Os resultados da desobediência são consequências naturais por não confiar em Deus, não é uma imposição ou vingança divina. Não haveria verdadeira liberdade se Deus não explicasse as consequências de cada decisão que se tomasse.

III. A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL OBJETIVAVA O DESENVOLVIMENTO DO INTELECTO HUMANO – Gênesis 2:16-17
1. Deus desejava que os humanos desenvolvessem o juízo moral dado por Ele: Deus queria que Adão e Eva desenvolvessem criteriosamente seu juízo moral, o fato de ter dado tal ordem nos diz que o Criador dera discernimento ao ser humano, mas deveria exercitá-lo.
2. Deus desejava que os humanos desenvolvessem laços de confiança nEle: Deus desejava que Adão e Eva e futuramente seus descendentes soubessem que os seres humanos, por não serem oniscientes, não podem decidir por si mesmo o que é bom ou mal, sem considerar a vontade revelada de Deus.
3. Deus desejava que os humanos desenvolvessem forte relacionamento com Ele: Deus garantiu a liberdade, mas não a independência com relação e Ele. Qualquer tentativa de existir independente de Deus tem como consequência e extinção, a morte. Por isso, cada pessoa deve dar satisfação de sua vida ao Criador; pois como criaturas é impossível a existência sem o Criador.

CONCLUSÃO:
1. Somos filhos de Deus e como dependentes devemos voltar a agir como criança, sem buscar qualquer autonomia, pois tal atitude implica em rebelião contra nosso Criador. A morte é a consequência certa da livre escolha humana de dar rédeas soltas à rebelião contra o autor da vida.
2. Somos criaturas limitadas, mas com capacidade de desenvolvimento físico, mental e espiritual; por isso precisamos desenvolver o conhecimento e o amadurecimento que formarão nosso caráter.
3. Somos criaturas desenvolvíveis, nosso cérebro não é estático, ele tem capacidade de se desenvolver, ampliar a visão e alcançar novos horizontes quando dependemos do Criador e de Sua revelação.

APELO:
1. Aceite que desobedecer a Deus implica em rebelião contra o autor da vida.
2. Entenda que a verdadeira liberdade está na plena dependência de Deus.
3. Reconheça que longe de autor da vida você se torna escravo da morte.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Desculpe pastor mas o senhor com toda essa formação está equivocado, se não me responda, Abraão teve livre arbitrio, Jaco, José do Egito, Moisés, o Próprio Jesus quando pediu ao Pai,passa de mim esse cálix mostreme biblicamente o livre arbitrio desses homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode reconhecer minha formação e ainda estar tão convicto de algo que precisa de esclarecimento e ponto de afirmar categoricamente que estou equivocado? Meu amigo, antes de ler a resposta a seguir leia estes textos (I Coríntios 2:14-16; Salmo 119:18; Lucas 24:30-32; II Pedro 3:15-16; Gálatas 1:6-9; Tito 1:9; II Timóteo 4:1-4).
      1. Se Deus não desse livre arbítrio aos seres humanos, você seria um robô e nunca erraria.
      2. Se não houvesse livre arbítrio Deus seria o responsável pelo mal, pelo pecado e pelas tragédias causadas pelas pessoas.
      3. Se Deus não criasse o ser humano livre para escolher, você não teria errado em tuas colocações acima e eu não teria escolhido escrever estas palavras a você contrariando o que você disse.
      4. Se não existisse a capacidade de escolha os 10 mandamentos não deveria ser regras (ordens) como são em Êxodo 20:3-17.
      5. Se não existisse o livre arbítrio não necessitaria de Bíblia, nem de Cristo ter morrido publicamente e nem o trabalho do Espírito Santo em convencer do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).
      6. Se você estivesse certo Deus estaria errado em dizer que a vida eterna é para todo aquele que nÊle crer (João 3:16).
      7. Se teus argumentos fossem verdadeiros a Bíblia seria falsa ao convidar as pessoas a saírem de Babilônia (religião confusa), adorarem a Deus e rejeitar a marca da besta (Apocalipse 18:8; 14:6-12).
      8. Se Abraão não tivesse livre arbítrio Deus não o teria solicitado a ele que saísse de sua terra e parentela, ele teria ido sem que Deus precisasse falar com ele (Gênesis 12) e ele não teria falhado com sua esposa e com Deus quando teve um filho com a escrava Hagar (Gênesis 16) e seus atos jamais seriam de fé e obediência (Hebreus 11:8-10).
      9. Se Jacó, José e Moisés não tivessem o livre arbítrio eles não teriam errado tanto. Jacó não teria tido 4 mulheres, José não teria escolhido ser fiel na cadeia e o que recebeu não seria recompensa e Moisés não teria matado dois egípcios para depois ter que fugir e ficar 40 anos no anonimato no deserto (Atos 7:20-44) e nem estariam honradamente na galeria da fé em Hebreus 11.
      10. Um olhar guiado pelo Espírito Santo fica claramente nítido que Jesus se entregou plenamente à vontade do Pai que disse: "Não seja porém o que eu quero, e sim, o que tu queres" (Marcos 24:36). Assim também, cada pessoa é livre para escolher ser escrava do pecado (João 8:34) ou ser livre para servir a Deus (Tiago 2:12-13).

      Excluir
    2. amado Heber, graça e paz
      pela graça de Deus nasci de novo e aprendi Dele somente lendo as escrituras, e graças a Deus desde o começo de meu relacionamento com Ele, recebi Dele entendimento de ensinamentos de certa forma complexos da Palavra, alguns que podem interferir no plano de salvação em Cristo, outros não. Mas as questões da predestinação, eleição, livre arbítrio sao extremamente serias e devem ser ministradas abertamente, pois é missão de quem ensina, ensinar que o nascido de novo deve ter a consciência mental e pelo seu livre arbítrio permanecer cada vez mais na Palavra, para que - ao contrario - corra o risco de cair (Hb 6 e Jo15, por exemplo). Assim, louvo a Deus pelo entendimento que Ele lhe deu, o mesmo que deu a mim. graça e paz. Paulo Rocha email rochaservodosenhor@gmail.com. escreva-me

      Excluir
  2. Parabéns irmão pela sua resposta.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito dessa resposta com Educação e sabedoria que não só tirou duvida do amigo mais sim de muitos que atinha valeu pastor .

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pastor pelas respostas, confesso que me tirou muitas dúvidas, pois somos questionados todo o tempo.e suas respostas vai me ajudar muito, abraços;

    ResponderExcluir
  5. Caramba! fiquei estupefado com essa resposta hiper correta.Não consigo entender como andam pregando que não existe livre arbitrio e ouvi num culto um pastor dizer que livre arbitrio é uma doutrina demôníaca.Parabéns pastor heber !!!

    ResponderExcluir
  6. (Marcos 24:36). Assim também, cada pessoa é livre para escolher ser escrava do pecado (João 8:34)
    Amigo este texto acima foi tirado do seu estudo! e nenhuma destas referencias existem na Bíblia e isto causa uma certa duvida sobre a veracidade de suaa colocações. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anônimo,
      Corrigindo, ao invés de Marcos 24:36 é Marcos 14:36. João 8:34 está correto.

      Excluir
  7. Pela GRAÇA sois SALVOS e isso não vem de vós é don de DEUS.
    A doutrina do livre habitrio da ao HOMEN tamanho poder que fico abismada!
    Sim,nós temos decisões qnd se trata de nossas escolhas pessoais. Porém quando trata-se de salvação, já não concordar,pois Deus é taxativo qnd Ele diz que fomos salvos APENAS pela GRAÇA.

    ResponderExcluir
  8. A árvore do bem e do mal, mostrou apenas uma coisa e está bem clara. É impossível o homen escolher o bem, fazer o bem, ele sempre escolherá o mal mesmo que isso o prejudique. Então como pode o HOMEN escolher DEUS? O HOMEN é decaído da graça, infiel,enriroso... Tem o coração inclinado para o mal. Até mesmo Adão e Eva morando no jardim, tendo tudo o queria, falando com Deus," vivendo com ELE, no momento de escolher algo...escolheram o que era mal OAS olhos de Deus. Como pode um HOMEN escolher a Deus, sendo ele(HOMEN) mau, como podem escolher a vida, estando eles mprto s em seus delitos e pecados?
    Ser predestinado, eleito de Deus não quer dizer que VC não erra, que VC adoence, não trai...pois até mesmo quem acha que pode escolher algo , não escolhe NÃO pecar. Ser predestinado é crer que são salvos apenas pela escolha de Deus, e está escrito que ELE ( Deus) nos escolheu , e em João 6-44 diz que ninguém pode vir a Jesus, se Deus não o atrai.
    Enfim eu posso fazer escolhas em minha vida pessoal e mesmo se eu não consagrar ao senhor,tenho forte porcentagem de dar tudo errado. Magina só se eu posso escolher CRISTO?!!! Não fui eu quem o escolhi, foi ELE queme escolheu desde a fundação do mundo.

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor! Pr. Heber
    Por favor Explique esses versículos: (Atos 4:27 e 28) 27 Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;

    28 Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.

    A virmos que Deus estar colocando a culpa no homem, e ao mesmos tempo ele fala que "determinou".

    ResponderExcluir
  10. Heber, responde esse versículo também, ele tira todo o livre arbítrio do homem para aceitar Jesus. João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

    Agora por favor me esponda sem dar cambalhotas

    ResponderExcluir
  11. Me desculpe, mas Pr. Heber, quanta heresia e contrariedade com a palavra de Deus...
    Se Deus permitisse que José escolhesse mesmo. E se José escolhesse não ser fiel, ele não sairia daquela prisão e não seria levado ao faraó para interpretar os seus sonhos, e assim salvando todo o Egito e terras mais distantes da fome.
    Se os irmãos de José não tivessem o vendido milhares e milhares de pessoas teriam morrido de fome. Aconteceu tal tragédia para vidas e mais vidas serem salvas. Somos salvos pela graça e não por nossas escolhas,temos livre agência e não livre arbítrio. Se fossemos nós que decidíssemos nossa salvação, iriamos todos para o inferno, porque do inferno somos merecedores.
    Nós não podemos escolher a Deus, Deus pela graça nos escolhe, se Saulo escolhesse ele seria conhecido hoje como o maior assassino de Cristãos e não o maior apóstolo do novo testamento.
    Em Romanos 9:14 deixa claro que é Deus quem nos escolhe.
    "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e me compadecerei de quem eu quiser me compadecer.
    Em Efésios 1:11, é deixada estampada a predestinação.
    "Nele, nós fomos escolhidos e predestinados como parte do plano soberano de Deus, que faz tudo conforme a sua vontade.
    Fechando. Nós não temos poder de escolher ou não a Deus, é Deus com sua plena soberania que nos escolhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe meu amigo, mais em Romanos 9.14 não esta escrito o que você escreveu.

      Excluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: