POR TRÁS DE UM GRANDE FILHO TEM UMA GRANDE MÃE


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Êxodo 2:1-11
1. Joquebede e Anrão, pais de Moisés: Ambos da família de Levi. Seus nomes não aparecem no texto que mais fala sobre o nascimento de Moisés, devido a que eles não tinham nenhum destaque na sociedade; apenas em Êxodo 6:20 descobrimos seus nomes. Diante de terríveis desafios, miséria e angústia se casaram e tiveram filhos.
2. Joquebede, numa época difícil de ser mãe: Com quase quatrocentos anos no Egito o povo de Israel crescia muito, tanto que trouxe medo aos egípcios a ponto de sancionar uma lei declarando a morte de todo bebê que nascer do sexo masculino. Nestas circunstâncias, Joquebede teve sua terceira gravidez, era um filho.
3. Joquebede, uma mãe heroína: Pela sua determinação, fé e ousadia ela se torna um modelo de mãe em épocas de crises, uma heroína do passado que inspira as mães do século XXI.  Veja o que se pode aprender com ela:

I. A MÃE DEVE ARRISCAR A SUA VIDA PARA PROTEGER DO MAL A INFÂNCIA DE SEU FILHO – Êxodo 2:1-4
Quando não havia esperança, o futuro era incerto e a vida era impregnada de sofrimento, Joquebede tornou-se mãe e investiu em seu filho a fim de que se tornasse um herói para aquele tempo. Ela arriscou a vida escondendo-o da sentença de morte procedente de faraó. Assim, surgem princípios que caracterizam uma grande mãe:
1.  A mãe que desafiar os poderes negativos dos primeiros meses da vida do bebê terá um excelente filho: Joquebede desafiou o poder político, social e econômico ao proteger seu filho caçula.
2. A mãe que enfrentar com fé e perseverança as situações críticas terá um filho que lhe trará alegria e honra: Joquebede não desistiu jamais da vida do filho, mesmo correndo risco de morte. Ela via o impossível, ela agiu por fé (Hebreus 11:23) colocando Moisés num cesto dentro do Rio Nilo, o rio onde eram mortos os recém nascidos do sexo masculino.
3.  A mãe que desenvolver um projeto de vida para seu filho nos primeiros três meses e investir sabiamente nele terá sucesso: Diferente de Joquebede, as mães sem projetos deixam seus filhos ao léu; acreditando no destino, os deixam sob a tenebrosa influência da TV e dos desenhos demoníacos.

II. A MÃE DEVE SER OUSADA NA EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DE SEUS FILHOS ATÉ OS SETE ANOS – Êxodo 2:5-9
Enquanto muitas crianças vivem na miséria, órfãs, abandonadas, sem orientação, sem proteção, jogando videogames, a mãe que investe na vida espiritual dos filhos será grandemente recompensada. Joquebede cria na importância da educação nos primeiros sete anos; por isso ela não aceitou que a princesa educasse seu filho, ainda que junto à princesa, Moisés teria luxo e conforto longe da miséria da escravidão.
1. Deus deu a responsabilidade da educação à mãe, a qual não deve transferir a ninguém: Joquebede não aceitou que a princesa, por mais rica a culta que fosse, exercesse influência na educação de Moisés nos primeiro anos. A mãe que educa e não transfere a outros sua responsabilidade é heroína e nunca terá seu filho na cocaína.
2. Deus deu habilidades à mulher de ser mãe e ao confiar nEle terá grande sucesso na educação: Com ousadia Joquebede pediu a sua filha Miriã que observasse o cesto onde estava seu irmãozinho. A ousadia da mãe fez com que Miriã fosse ousada quando a princesa encontrou o cesto e o menino chorando. Ela ofereceu a própria mãe da criança para a princesa a fim de cuidar do menino tirado das águas. Assim a Joquebede foi mãe e babá de Moisés, recebendo salário para cuidar do próprio filho.
3. Deus anseia ver mães ousadas o suficiente para ver Seus filhos nos braços do Salvador: Em tempos de crises Deus espera que as mães projetem seus filhos para ser líderes, exemplos, heróis e tementes ao Senhor. Em face do relativismo e do pluralismo religioso os pais devem ensinar diligentemente os princípios absolutos da Palavra de Deus aos seus filhos antes de completarem sete anos de idade.

III. A MÃE DEVE FAZER TUDO O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE PARA ENVIAR SEU FILHO A FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO – Êxodo 2:10-11
Muitas mães são protetoras demais. Nunca confiam que seus filhos podem caminhar sozinhos. Criam-nos para si mesma. Na verdade, essas mães duvidam de sua frágil educação. Joquebede criou seu filho para ser uma potência de influência positiva, e aos sete anos ela o deixou sob a responsabilidade da filha de Faraó conforme combinado.
1. A mãe que investe bem nos sete primeiros anos de vida do filho verá que nem a cultura e a religião pagã o podem corromper: Joquebede viu o resultado de seus esforços, seu empenho e dedicação no caráter de Moisés. Ele se tornou conhecido mundialmente.
2.  A mãe que investe na formação do caráter do filho confia que mesmo longe dela ele lutará pelo que é certo: Já grande, quando atacou e matou o egípcio, Moisés estava defendendo seu povo. Ainda que estivesse fazendo justiça com as próprias mãos, demonstrava interesse pelo povo de Deus, o qual ele pertencia (Êxodo 2:11).
3. A mãe que prepara o filho para Deus verá Deus agindo por meio dele com poder: Moisés foi preparado pela sua mãe para Deus; e, Deus o usou poderosamente para arrancar o povo de Israel do tormento de uma trajetória de opressão e terrível escravidão. Atrás de um grande filho tem uma grande mãe.

CONCLUSÃO: O dia das mães é feliz para uma mãe apenas quando:
1. Feliz é a mãe que planeja a salvação de seus filhos antes do nascimento deles.
2. Feliz é a mãe que enfrenta todos os desafios para ver o sonhado projeto espiritual concretizado na vida de seus filhos.
3. Feliz é a mãe que se esforça para educar seus filhos sem deixar sob influência de outras pessoas nos primeiros anos de vida.
4. Feliz é toda mãe que, como Joquebede, investe sua sabedoria, tempo e vida na formação do caráter de seus filhos.
5. Feliz é a mãe que, no dia das mães, é honrada pela conduta e comportamento de seus filhos.
6. Feliz é a mãe que, olhando para o presente, vê seus nobres sonhos concretizados na vida de seus filhos reconhecendo que valeu a pena todo esforço empreendido neles.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Muito bom! Amei a publicacao pr. Heber!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus continue te usando!!

    ResponderExcluir
  3. QUE BENÇÃO! É ÓTIMO TUDO QUE LI É VERDADEIRAMENTE DEUS FALANDO COMIGO, SOU MÃE DE DOIS FILHOS E A PARTIR DE HOJE VOU
    ME DEDICAR PARA SER UMA GRANDE MÃE NA VIDA DELIS

    ResponderExcluir
  4. QUE BENÇÃO! É ÓTIMO TUDO QUE LI É VERDADEIRAMENTE DEUS FALANDO COMIGO, SOU MÃE DE DOIS FILHOS E A PARTIR DE HOJE VOU
    ME DEDICAR PARA SER UMA GRANDE MÃE NA VIDA DELIS

    ResponderExcluir
  5. QUE BENÇÃO! É ÓTIMO TUDO QUE LI É VERDADEIRAMENTE DEUS FALANDO COMIGO, SOU MÃE DE DOIS FILHOS E A PARTIR DE HOJE VOU
    ME DEDICAR PARA SER UMA GRANDE MÃE NA VIDA DELIS

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: