VOCÊ PODE TER MAIS HONRA DO QUE SER MÃE DE JESUS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Lucas 11:27-28
1. Pensar que ter sido contemporâneo de Jesus teria mais proveito para a fé é ilusão: Muitos viram, ouviram e tocaram em Jesus e continuaram incrédulos.
2. Pensar que ser parente de Jesus seria uma vantagem para a crença nEle é utopia: Jesus teve irmãos e irmãs (Mateus 13:55-56) e isso não os favoreceu na fé (João 7:1-5).
3. Pensar que ter concebido e amamentado Jesus implica ser mais bem-aventurado é falso: Em Lucas 11:27-28 descreve uma mulher desconhecida que, impressionada com Jesus, exclamou em alta voz: “‘Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!’ Ele, porém, respondeu: ‘Felizes, antes, os que ouvem as Palavras de Deus e a observam”’ (Bíblia de Jerusalém).

I. BEM-AVENTURADO É SER BOA MÃE: HOMENS NUNCA TERÃO ESSA HONRA – Lucas 11:27-28
1. Feliz é a mulher que é excelente mãe: Jesus ouviu o elogio da mulher; imediatamente Ele fez uma declaração, sem contrariá-la. Pois, toda boa mãe é digna de elogio; mas, Jesus declarou que antes de ser boa mãe é importante ouvir e guardar a Palavra de Deus.
2. Feliz é a mãe que tem um excelente filho: O elogio à mãe também incluía Jesus, insinuando que ele era o filho que toda mulher sonha ter. É certo que a mãe de um bom filho é realizada e feliz. Por isso, Jesus não aprova, nem desaprova suas declarações, apenas eleva para uma visão mais nobre.

II. BEM AVENTURADO É TER SIDO MÃE DE JESUS: UMA MULHER TEVE ESSA HONRA – Lucas 11:27-28
1. Abençoada foi Maria por ter sido escolhida para ser mãe de Jesus: Nem todas as excelentes mulheres puderam ser mãe de Jesus, apenas Maria; porém, não havia necessidade de inveja ou ciúmes, pois o fato de ter Cristo nascido no mundo abençoaria a todos.
2. Abençoada não é só Maria, pois bênçãos não são exclusivas: Jesus sugeriu à mulher que ela poderia ser tão honrada e privilegiada quanto Sua mãe, caso aceitasse Suas Palavras.

III. MAIS BEM-AVENTURADO DO QUE SER MÃE DE JESUS É OUVI-LO E OBEDECER-LHE: TODOS PODEM TER ESSA HONRA – Lucas 11:28
1. Ouvir a Palavra de Deus é mais importante que ser mãe de Jesus: Apenas o entusiasmo por Jesus é insuficiente.Ele deseja a prática de Suas palavras e não elogios por Suas palavras. É bom ouvir a Palavra de Deus; porém, apenas ouvi-la não satisfaz plenamente.
2. Guardar a Palavra de Deus é ainda melhor que apenas ouvi-la: Ficar deslumbrado por Jesus não é suficiente para experimentar a mais profunda felicidade. A Palavra de Deus precisa ser praticada a fim de obter a maravilhosa experiência de ser bem-aventurado.

CONCLUSÃO:
1. Bem-aventurado é receber Jesus no coração: Conceber Jesus ou amamentá-lO não foi sinônimo de tê-lO no coração. Antes de ser chamada agraciada, Maria praticava a Palavra de Deus.
2. Bem-aventurada mais do que ser mãe de Jesus é a pessoa que ouve e pratica a Palavra de Deus: Jesus queria ensinar àquela mulher e a nós que, embora seja privilégio ouvir-Lhe, são verdadeiramente bem-aventurados aqueles que além de ouvir, observama Palavra de Deus.
3. Bem-aventurado é mais aquele que tem intimidade espiritual com Jesus do que quem teve intimidade carnal:O parentesco espiritual com Jesus é mil vezes mais respeitável que o parentesco carnal. Temos a mais profunda intimidade com Jesus quando ouvimos, guardamos no coração e reproduzimos na vida Suas maravilhosas e orientadoras Palavras.

APELO:
1. Seja Bem-aventurado ouvindo a Palavra de Deus (a Bíblia).
2. Seja Bem-aventurado praticando a Palavra de Deus diariamente.
3. Adquira a Bem-aventurança da intimidade espiritual com Cristo.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Jesus é o verdadeiro filho de Deus, amo jesus Cristo com todas as minhas forças e creio nele de todo o meu coração!
    Mas acho que enquanto os católicos exageram no culto a Maria, esquecendo-se muitas vezes do próprio Deus, tambem acho que os evangélicos negligenciam demais as virtudes de Maria.
    Sou evangélica e vejo que muitas mulheres evangélicas desvalorizam a virgindade e muitas não se guardam só para seus maridos, por esse facto creio que as virtudes de pureza , virgindade e serem exclusivamente de um homem só, são continuamente desprezadas na igreja evangélica e isso entristece-me e já me tenho sentido muito envergonhada .
    Peço desculpa pelo meu sincero desabafo mas de facto creio que se muitas mulheres olhassem para Maria como um exemplo de mãee de esposa as nossas igrejas teriam mais moral.
    Que Jesus nos ajude a melhorar o que está errado nas nossas igrejas e nos nossos cultos.
    A paz!

    ResponderExcluir
  2. Em Lc 11, 27 Maria. Não é excluída da bem-aventurança proclamada por Jesus, mas incluído porque ouviu a Palavra de Deus e a pôs em prática por excelência.Ela mesmo disse Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim a tua palavra!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: