ABEL É UM PROTÓTIPO DE JESUS CRISTO?


Há similaridades na vida e morte de Abel e a vida e morte de Jesus Cristo. Há quem acredita que Abel tipifica a Cristo por tantas parecenças. Entretanto, quero lhe convidar a ler esta reflexão a fim de que vejas o porquê Abel e Cristo possuem tantas coisas em comum.

Ambos morreram inocentemente:
*  Abel: Abel sendo justo fez um sacrifício agradável a Deus e foi morto por seu irmão (Gênesis 4:8; Hebreus 11:4). A morte de Abel foi injusta, pois foi morto por um injusto.
*  Jesus: Jesus não cometeu nenhum pecado, não fez o mal a ninguém, não revidou quando o maltratavam e mesmo assim o pregaram na cruz (I Pedro 2:22-23).

Ambos foram entregues à morte por irmãos:
*  Abel: Morreu porque seu próprio irmão de sangue, Caim o assassinou com suas mãos.
*  Jesus: Morreu porque Seus próprios compatriotas o entregaram à morte. Jesus veio para os Seus, mas os Seus não O receberam. Os próprios irmãos de Jesus que eram injustos entregaram Jesus para morrer uma morte injusta. Jesus era tanto judeu quanto aqueles que O entregaram.

Ambos foram entregues à morte por religiosos:
*  Caim: As atitudes do irmão de Abel revelavam certa religiosidade – ele foi oferecer uma oferta a Deus, mas não tinha o coração humilde para inclinar-se diante de Deus e aceitar Sua vontade (Gênesis 4:3-7).
*  Os judeus: O povo de Israel conhecidos como judeus eram os que receberam a incumbência de preservar a verdadeira religião na terra, para isso tiveram o grande privilégio de receber grandiosas revelações de Deus. Assim, tanto os judeus como Caim, o irmão de Abel, eram religiosos em suas atitudes e atividades, mas não havia neles humildade suficiente para aceitar O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Ambos foram assassinados por inveja:
*  Abel foi vítima da inveja de Caim: Abel foi assassinado por seu irmão por inveja.
*  Jesus foi vítima da inveja dos judeus: A mesma inveja que levou Caim a matar seu irmão foi a que levou os sacerdotes judeus a rejeitarem Jesus a tal ponto de O entregarem à morte.

Ambos foram levados a um campo retirado:
*  Caim convidou Abel para ir ao campo: Abel foi levado para o campo para ser morto por seu irmão.
*  Jesus foi conduzido para fora da cidade: Jesus foi levado para fora da cidade de Jerusalém para ser crucificado em um monte que ficava no campo.

Considerações finais: Seria Abel uma figura de Cristo ou apenas os paralelos revelam o contraste entre os justos e os injustos?
Deus permitiu que o justo Abel fosse morto injustamente pelas mãos de seu próprio irmão para prefigurar a injustiça que seria feita com o homem mais justo que passaria por essa terra: Jesus. Desta forma:
·  Abel não é um protótipo de Cristo, mas um representante dEle aqui neste mundo de injustiças.
·  Abel não é uma tipo de Cristo, mas um exemplo de alguém que se entregou completamente a Cristo mesmo em face da morte injusta.
·  Abel não é uma figura de Cristo, mas uma figura do estrago que a injustiça pode causar na vida dos justos.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

3 Comentários

  1. realmente a inveja é um sentimento que leva a pessoa ou se igualar no mínimo com a pessoa invejada ou destruí-la no caso. beleza, bens , felicidade, prosperidade, tudo isso suscita a inveja de uma pessoa má,a inveja é uma faísca que gera a ira, assim como o sentimento de se sentir ofendido gera uma ira de revide é um estado de indignação frustração revolta por se sentir em casos como esse rejeitado ,não simplesmente inveja foi uma explosão de sentimento. como isso é normal acontecer no dia a dia.vc ter um sentimento que o leva a matar, nesse caso tá claro que caim ficou indignado por ter sido reijeitado por Deus e frustrado.eu vi um caso de inveja original uma menina tava com o not da amiga e espatifou o not no chão varias vezes até ter certeza que estava quebrado simplesmente pq ela queria ter um e odiava ver a amiga se divertindo ,tanto é que ficou aliviada quando viu que estava quebrado é um sentimento negativo que pode acontecer com qualquer um, eu as vezes na internet tenho caso desse sentimento talvez perto que se chama cobiça na maioria das vezes é mulher cobiçar mulher.são sentimentos que as pessoas esconde mas a verdade que também tem. a escrituras dizem a ira e devastadora o furor destruidor mas quem parara perante a inveja (traduções)tem destruidor que é capaz de mover ceus e terra pra destruir a pessoa que ele sismou por algum motivo ou até mesmo sem motivo é um sentimento do maligno e a pessoa influenciada por ele faz ele feliz eu se é pra ser influenciado por alguém que seje por yaohuhshua que é espirito.

    ResponderExcluir
  2. Abel é Tipo de Jesus, sim.
    Ele, Abraão
    Enoque
    Noé
    José
    Moisés

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: