O CRISTIANISMO BÍBLICO EXIGE ALTO PADRÃO DE CONDUTA


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Colossenses 3:12-17
1. Muitos cristãos vivem de maneira bem diferente do que Cristo viveu. Seria correto?
2. Muitos que afirmam ter Cristo no coração justificam seu mau comportamento com a ideia de ser pecador. Seria justificável?
3. Muitos que se declaram cristãos esquivam-se do elevado nível do comportamento cristão alegando ser sacrificante demais viver a altura do que Cristo viveu. Seria aceitável?

Permita que a Bíblia responda estas questões, abra-a no texto supracitado.

I. AO ENTREGARMOS A VIDA A CRISTO PERDOAREMOS AOS OUTROS COMO CRISTO NOS PERDOOU – Colossenses 3:12-13
1. A graça de Deus tem poder transformador na conduta do pecador: O privilégio de ter íntima e ininterrupta ligação diária com Cristo conduz a uma vida de experiências e realizações que vai muito além do alcance de qualquer esforço humano.
2. O amor de Deus transforma radicalmente a conduta humana: Quanto mais nos entregamos ao amor de Deus mais refletiremos desse amor. Assim seremos revestidos de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e paciência.
3. A santidade de Deus santifica as corruptas motivações humanas: Toda pessoa que aceita a Cristo se aproxima de Deus e desfruta a maravilhosa bênção da santificação das motivações e intensões. Assim quem era intolerante com as diferenças e falhas dos outros passa a suportá-las e a perdoá-las.

II. AO ENTREGARMOS A VIDA A CRISTO TEREMOS SUA PAZ ADMINISTRANDO NOSSAS EMOÇÕES – Colossenses 3:14-15
1. O amor e a paz estão ligados entre si oriundos de uma única fonte que é Cristo: Todas as características dos versos 12 e 13 podem ser reproduzidas superficialmente sem amor; porém, o amor jamais pode existir sem tais virtudes estampadas na vida. Eis aí porque o amor está acima de tudo. E, somente no coração em que reina o amor de Deus é que habitará a paz de Cristo.
2. O amor é o vínculo da perfeição, e a paz o árbitro do cristão: Quando temos o amor e a paz de Cristo, não provocamos, brigamos ou afligimos uns aos outros, mas temos paz uns com os outros. Preste atenção, pois quando a paz levanta o cartão amarelo ou vermelho é falta de amor de Cristo no coração.
3. O amor promove a paz e a união na igreja: No amor divino há o único vínculo que mantém pessoas em comunhão inquebrantável. A harmonia (paz) entre os membros da igreja é o resultado certo de Cristo habitando no coração e operando o milagre da transformação do caráter que emanam alegria e agradecimentos.

III. AO ENTREGARMOS A VIDA A CRISTO SUA PALAVRA HABITARÁ RICAMENTE NO CORAÇÃO – Colossenses 3:16-17
1. O cristão é a Bíblia dos não-cristãos: Quando a Palavra de Cristo (a Bíblia) entranhar completamente na alma seremos guiados pelos princípios eternos. Muitos nunca lerão a Bíblia, mas certamente lerão a tua vida.
2. O cristão representa Cristo para quem não O conhece: Quando Cristo habita no coração humano por meio do Espírito Santo a vida refletirá os ensinamentos de Cristo. Assim, quando a Palavra de Cristo permanece no coração viveremos com sabedoria divina, não com sabedoria humana.
3. O cristão glorifica a Deus em palavras e atitudes: O texto não diz: habite parcialmente; mas diz: “habite ricamente em vós”. Quando toda a Palavra de Cristo (Seus ensinamentos) habitar em todo nosso ser, faremos tudo em nome de Jesus, para a glória de Deus Pai.

CONCLUSÃO:
1. A pessoa que aceita completamente a Cristo em sua vida viverá totalmente diferente de quem O rejeita ou de quem O aceita parcialmente.
2. A pessoa que aceita a Cristo não tem justificativas para viver uma vida desregrada, indisciplinada e libertina; o texto nos exorta a cultivar a maravilhosa conduta de Cristo.
3. A pessoa que diz ter aceitado a Cristo e não vive o grande alvo da conduta cristã desconhece o verdadeiro poder transformador do evangelho.

APELO:
1. Aceite a Cristo completamente e suba os brilhantes degraus do tão elevado alvo da conduta cristã.
2. Aceite a Cristo corretamente e experimente o poder do evangelho a fim de que vivas conforme os princípios da Bíblia.
3. Aceite a Cristo corretamente entregando-Lhe todos os teus anseios, ansiedades e sentimentos para que as características cristãs encontrem espaço em tua alma.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários