ANDAR COM DEUS É DESTAQUE NUMA GERAÇÃO CORRUPTA



INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Gênesis 6:5-14
1. Deus estende a todos a Sua preciosa graça, porém poucos a aceitam.
2. Deus usa quem aceitou Sua preciosa graça para convidar outros a aceitá-la.
3. Deus tem Seus servos em cada geração, colocados em lugares estratégicos para que Seus planos sejam concretizados.

I.   ANDAR COM DEUS IMPLICA EM SER JUSTO NUMA GERAÇÃO COM TANTAS INJUSTIÇAS:
Ele teve coragem, ousadia e, mais importante, teve fé para fazer a vontade de Deus quando outros se rebelaram. Ele não foi influenciado pelas pessoas de sua época, mas por Deus. Ele não vivia a injustiça, nem a imoralidade que as pessoas viviam em sua geração.
1. Enquanto a injustiça se multiplicava sobre a terra, Noé era um homem justo.
2. Enquanto toda a imaginação dos pensamentos humanos era continuamente para o mal, o coração de Noé estava voltado para a justiça de Deus e a proclamava.
3. Enquanto a maioria dos jovens, adultos e velhos de uma geração pratica a injustiça, os que andam com Deus vivem e ensinam a justiça:
Ø Quem anda com Deus não tem medo de fazer o certo quando todos fazem o errado.
Ø Quem anda com Deus não desiste de proclamar a justiça mesmo que não vê resultados.
Ø Quem anda com Deus transmite a justiça não apenas com palavras, mas com a vida e as atitudes.
Como a injustiça domina nossa geração é preciso ser como Noé: viver e falar sobre justiça, principalmente a justiça de Deus encontrada na Bíblia.

II. ANDAR COM DEUS IMPLICA EM SER ÍNTEGRO EM MEIO À CORRUPÇÃO MORAL, SOCIAL E ESPIRITUAL:
Há muitos justiceiros que não são íntegros, moralistas que não são morais. Noé era justo e íntegro. “Íntegro” significa fiel, verdadeiro, honesto e sincero diante de todos. Noé não era falso, não mentia e nem lograva as pessoas. Noé falava a verdade e vivia o que falava, ele era íntegro.
1. Enquanto toda a geração de Noé corrompia-se no pecado, a vida de Noé era íntegra, fiel e sincera diante de Deus e dos homens.
2. Enquanto toda a terra enchia de violência, o coração de Noé ousou permanecer firme na justiça de Deus.
3. Enquanto todas as pessoas corromperam seu caminho, Noé se destacou como homem justo e íntegro em suas gerações.
Ø Quem anda com Deus se destaca como o melhor elemento de uma geração corrupta.
Ø Quem anda com Deus não se deixa contaminar pela corrupção que infecta a vida e o coração das pessoas.
Ø Quem anda com Deus não se isola de todos, mas destaca-se no meio de todos pela integridade.
Integridade é não colar na prova quando todos estão colando; é devolver o dinheiro que o vendedor deu a mais na hora do troco; é falar a verdade, quando parece ser mais fácil mentir; é ser justo quando parece mais vantajoso ser injusto; é ser servo de Deus mesmo que ninguém esteja por perto.

III. ANDAR COM DEUS É POSSÍVEL UNICAMENTE PELA GRAÇA DE DEUS (Gênesis 6:8-9):
Deus estava indignado com tanta maldade na época de Noé como está hoje. Por causa de o pecado ter impregnado o mundo todo, tudo que havia no mundo seria destruído. Porém, havia um que vivia em meio à maldade, imoralidade e injustiça e ainda permanecia justo e íntegro pela graça de Deus. É só pela graça que alguém, num mundo corrompido pelo pecado, pode andar com Deus.
1. Quando todas as pessoas haviam virado as costas a Deus, Noé andou com Deus.
2. Quando todas as pessoas de sua geração se afastaram de Deus, Noé mais e mais se aproximou Dele destacando-se da multidão.
3. Quando ninguém se importava com Deus, Noé ouviu de Deus um pedido para construir uma grande arca para se salvar de uma inundação mundial (Dilúvio).
Ø Andar com Deus é andar na contramão da maioria. É só pela graça!
Ø Andar com Deus é opor-se à pressão exercida pelos amigos dos prazeres mundanos. É só pela graça!
Ø Andar com Deus é dispor-se a seguir as instruções de Deus mesmo que todos critiquem. É só pela graça!

CONCLUSÃO E APELO:
1. Por andar com Deus, praticar a justiça e viver em integridade, Noé recebeu um plano de Deus para se salvar do Dilúvio – se você tivesse vivido naquele tempo você estaria do lado de Noé?
2. Por andar com Deus Noé teve forças para pregar e convidar as pessoas para entrar na arca, que era o único meio de salvar-se do dilúvio – você está disposto a ser como Noé em nossa geração para dizer às pessoas que Jesus é o único meio de libertar do pecado e da morte?
3. Por andar com Deus e obedecer as Suas orientações Noé tornou-se um grande herói e Deus o salvou do dilúvio com toda sua família – você quer andar com Deus desde agora para fazer a diferença em tua família, em tua escola, em teu bairro, em tua cidade em tua geração?
 Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. belo estudo sobre a vida de noé, e hoje não é diferente da quela epoca. vemos num mundo corrupto tanto na politica como na justiça. eo mais grave. no meio critão também existe esse tipo de coisas. mais deus nos adiverte sobre os falsos profeatas.agradeço ao pr heber por esse site tão inportante na nossa vida cristã.. paz pra todos..

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: