QUEM UNICAMENTE É JUSTIFICADO PELA GRAÇA?


O mártir Dietrich Bonhoeffer foi morto aos 39 anos, no dia 5 de abril de 1945 em Frossenburg, numa prisão nazista, enforcado por causa de sua fé. Para ele, “O único homem que tem o direito de dizer que está justificado é aquele que deixou tudo para seguir a Cristo”. Essas palavras não eram meras palavras expressas por Bonhoefrer. Eram mais que palavras, ele as praticava no dia a dia.
Quando Dietrich Bonhoeffer foi enforcado, ele estava em perfeita tranqüilidade e paz. Antes de ser martirizado realizou-se um culto com seus companheiros de prisão; logo após os policiais o levaram para a execução, mas ainda assim ele permaneceu calmo e sereno. Assim ele morreu!
O próprio Jesus, a quem Dietrich Bonhoeffer seguia, declarou: “Quem não toma a sua cruz, e não vem após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 10:38-39). Unicamente quem toma esta atitude é justificado pela graça mediante a fé.

Aplicação espiritual para colocar em prática no dia a dia:
1. Se você quer ser justificado e perdoado, precisas ter fé suficiente para seguir a Cristo mesmo que isto te leve à cruz e te custe a vida.
2. Se você quer ser justificado pela graça de Cristo, é preciso renunciar tudo aquilo que poderia ser usado para conquistar a salvação, inclusive a vida, pois ela está contaminada de pecado.
3. Se você quer ser justificado não deves apenas ajoelhar-te diante de Cristo; deves estar tão disposto, tanto a viver por Ele, quanto a morrer por Ele.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. vi uma citação de dietrich bonhoeffer na pregação do frei franciscano raniero cantalamessa para a casa pontificia e fiquei curioso em conhecer a vida desse teologo.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: