O EVANGELHO BÍBLICO CONFRONTA O ECUMENISMO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Gálatas 2:1-14
1. O Evangelho da graça de Deus deve estar acima das tentativas do Ecumenismo, o qual pretende a união de todas as igrejas, crenças e religiões do mundo.
2. O evangelho da liberdade não deve ser afrouxado em face da grande oposição ecumênica para promover a unidade desprezando a verdade do evangelho.
3. O evangelho de Cristo produz a paz, porém não a “paz a qualquer custo” comprometendo doutrinas bíblicas essenciais à salvação; ele deve permanecer puramente bíblico ainda que cause constrangimento.

I.  A UNIDADE DEVE SER NO EVANGELHO, NUNCA À PARTE DO EVANGELHO – Gálatas 2:1-10
Paulo viu que fora de Cristo não há verdadeira liberdade. A circuncisão, que antes era um sinal de aliança com Deus, foi substituída pelo batismo nas águas. Os judaizantes exaltavam a circuncisão acima até mesmo de Cristo, contrariando a pregação apostólica do evangelho da graça.
1. Quando algumas pessoas lideram um grupo e desejam influenciar com suas próprias idéias, a Bíblia os chama de falsos irmãos (verso 4).
2. Quando algumas pessoas espirituais sacrificam o evangelho bíblico, espreitam a liberdade cristã e reduz os cristãos à escravidão (verso 4). Não há liberdade verdadeira à parte do puro evangelho de Cristo.
3. Quando as pessoas se entremetem para atacar o verdadeiro evangelho é necessário que alguém se levante com sabedoria como fez o apóstolo Paulo frente a seus opositores (versos 1-10).

II.  A UNIDADE DEVE SER NA DOUTRINA, NUNCA EM ALGUÉM OU INSTITUIÇÃO RELIGIOSA – Gálatas 2:11-13
Pedro, motivado pelo medo, não pela convicção do evangelho que pregava, passou a contribuir com os judaizantes; comprometendo, com sua atitude, a essência do evangelho que ele mesmo pregava para promover a paz entre os judeus. Paulo o repreende, não por sua teologia, mas porque não praticava o que pregava.
1. Quando a pureza do evangelho é comprometida pela conduta de renomados líderes evangélicos, até mesmo um novato como Paulo tem o direito de repreendê-los.
2. Quando o verdadeiro evangelho está sendo prejudicado pelo comportamento, não se deve ter medo de repreender ainda que seja Pedro, um pastor, um bispo, um papa ou mesmo um anjo (Gálatas 1:6-9). Paulo não estava preocupado em ofender o experiente apóstolo Pedro, sua preocupação era com a verdade do evangelho.
3. Quando o evangelho é pervertido, não importa por quem ou que instituição religiosa seja, o verdadeiro cristão não deve manter a paz a qualquer preço, mas preservar a unidade e a paz na doutrina do evangelho. É esse princípio que motivou Atanásio, Jerônimo Savonarola, Calvino, Lutero, etc. a protestar.

III. A UNIDADE EM CRISTO TEM DIVERSIDADE DE PESSOAS, NUNCA DIVERSIDADES DE CRENÇAS – Gálatas 2:11-14
Paulo não fez uma campanha com as igrejas da Antioquia contra Pedro, caso fizesse estaria dissimulando como ele. Paulo agiu com amor e franqueza que fez com que Pedro, humildemente, reconhecesse sua hipocrisia; assim a verdade e a amizade prevaleceram contra os falsos irmãos.
1. A pregação do evangelho visa alcançar todas as raças, judeus e gentios, promovendo a igualdade e a unidade com amor e humildade sem prejudicar o evangelho da liberdade.
2. A pregação do evangelho verdadeiro visa à unidade de diversas pessoas com diferentes culturas em Cristo, o qual não se divide por contextos sociais, nem por culturas diferentes.
3. A pregação do evangelho bíblico visa orientar as pessoas de todas as raças a se unirem a Cristo, não ao judaísmo e nem a uma determinada cultura. Assim, qualquer atitude, de quem quer que seja que difere do evangelho bíblico e que cause separação entre os irmãos, é uma negação da unidade em Cristo.

CONCLUSÃO:
1. Mais do que a paz nas igrejas (filosofia ecumênica), a preocupação do cristão deve ser a pureza do evangelho. A verdade não deve ser comprometida para manter a unidade.
2. Mais do que o respeito pela imponente liderança ecumênica, o maior compromisso do cristão deve ser com a preservação do evangelho de Cristo.
3. Mais do que a unidade das igrejas (ecumenismo), o verdadeiro cristão prioriza a unidade no evangelho verdadeiro. Todas as igrejas deveriam se unir pelos laços do evangelho exclusivamente bíblico; qualquer coisa, além disso, procede de falsos irmãos, ou seja, falsos cristãos.

APELO:
1. Preocupe-se caso sua atitude seja como a de Pedro e não como a de Paulo.
2. Preocupe-se caso não conheças ou não pregas o evangelho verdadeiramente bíblico.
3. Preocupe-se caso não tenhas defendido o evangelho corretamente com amor e humildade.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários