ANÁTEMA, UMA MALDIÇÃO EVANGÉLICA



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gálatas 1:6-12
1. Por que há muitas religiões diferentes seguindo a mesma Bíblia? Porque o evangelho verdadeiro é fácil de ser adulterado.
2. Por que as igrejas evangélicas tem doutrinas tão diferentes? Por que o evangelho bíblico é fácil de ser manipulado por ignorantes.
3. Por que há tantas discussões sobre temas bíblicos? Porque o evangelho é muito fácil de ser falsificado para enganar as pessoas e há muitas pessoas enganadas.

I.   ANÁTEMA E SEU SIGNIFICADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO E EM GÁLATAS 1:8-9
1. Anátema no Antigo Testamento: Na Septuaginta (LXX), o Antigo Testamento traduzido do hebraico para o grego, "anátema" era uma referência aos animais que deveriam ser mortos (Levítico 27:29); posteriormente passou a significar "condenado" (Josué 6:17) e "amaldiçoado" (Josué 7:12).
2. Anátema no Novo Testamento: Contemporâneos de Paulo usaram o vocábulo anátema como maldição (Atos 23:14).
3. Anátema nos escritos paulinos: O apóstolo Paulo usa o termo anátema com o sentido de pronunciar uma maldição sobre alguém ou colocar alguém sob maldição (Romanos 9:3; I Coríntios 16:22; Gálatas 1:8-9).

II. ANÁTEMA É QUEM FALSIFICA O EVANGELHO – Gálatas 1:6-8
1. Pessoas que falsificam o evangelho fazem com que os crentes abandonem a graça de Cristo para seguir suas próprias interpretações deturpadas.
2. Pessoas que anunciam outro evangelho ou mesmo um evangelho além da Bíblia deve ser anátema:
a) Anátema seja o pregador que na igreja, ou na praça, ou no rádio ou televisão manipular o evangelho anunciado por Cristo e pelos apóstolos.
b) Anátema seja o pastor ou padre que pregar o evangelho misturado com psicologia, filosofia ou tradições humanas.
c)  Anátema seja até mesmo se um anjo aparecer a alguém com evangelho adulterado.
3. Pessoas com grande poder religioso podem usar o exorcismo, a revelação, a cura (Mateus 7:22-23), a popularidade (Mateus 24:11) e sinais e milagres (Mateus 24:24) para enganar multidões com seu evangelho adulterado.

III. ANÁTEMA É QUEM PREGA O EVANGELHO FALSIFICADO – Gálatas 1:9-12
1. A maioria dos pregadores da atualidade torna o evangelho agradável às pessoas a fim de terem igrejas e bolsos cheios, que sejam anátemas!
2. A maioria dos pregadores da atualidade explora o evangelho para explorar as pessoas usando a persuasão e anunciando um evangelho segundo os homens, que sejam anátemas!
3. A maioria dos pregadores da atualidade não busca aprender da revelação de Jesus Cristo; mas movidos pela ganância e popularidade aprendem de estrategistas, marqueteiros, livros de auto-ajuda e administradores empresariais, que sejam anátemas!

CONCLUSÃO:
1. A mensagem do apóstolo Paulo não é palatável, devido a uma grande onda de falsificadores do evangelho em todo canto do mundo.
2. A mensagem do apóstolo Paulo não é apreciável, devido à familiaridade de grandes multidões interessadas num evangelho antropocêntrico (focado no ser humano), e não teocêntrico (focado em Deus).
a)   As pessoas querem um Jesus servo, não um Senhor Jesus.
b)  As pessoas querem um Jesus guarda-costas, não um Salvador.
c)   As pessoas querem um Jesus liberal, não um modelo moral a ser seguido.
3. A mensagem de Paulo não é agradável, porque seu objetivo não é agradar pessoas, mas a Cristo; ele não desejava ser reconhecido na terra, mas no Céu.

APELO:
1. Cuidado com o evangelho que você ouve! Estude bem a Bíblia para que ninguém te engane!
2. Cuidado com os comentaristas ou livros evangélicos que você lê! Conheça bem a Bíblia para que nem mesmo um anjo de engane!
3. Cuidado para não pregar um evangelho manipulado, adulterado e falsificado! Cuidado para não ser usado pelo grande enganador (Satanás). Permita que o verdadeiro Espírito Santo te use!
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

51 Comentários

  1. Gostaria de saber o significado de: Anátema, Jesus! em 1coríntios 12:3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de uma pessoa ambígua, que hora cre hora não cre. Leia assim o versículo, acho que fica claro:
      3 Por isso, eu afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.

      Excluir
    2. Não entendo porque o titulo de" pastor"existe somente 1 JESUS CRISTO nós somos servos e santos a serviço do mestre e pastor pastor supremo JESUS CRISTO

      Excluir
    3. o versículo em questão diz claramente que é somente pelo ESPÍRITO DE DEUS que uma pessoa pode reconhecer que Jesus é o SENHOR!, e que ninguém que possua esse ESPÍRITO de DEUS pode recusar esse JESUS. Ou seja, entendo (trocando em miúdos) que testificamos se a pessoa é ou não temente a Deus a partir do momento em que ela o reconhece como Senhor. Essa é a interpretação mais simples desse trecho. Humildemente acredito que esse trecho nada tem a ver com ambiguidade. abraços.

      Excluir
  2. Preocupate em orar pra que Deus mude as pessoas, e que o Espirito Santo as toque haja de misericordia para com todos. Amaldiçõar não é algo que se refere e nem se deriva do amor. E Cristo veio pregar isso!
    Presta atenção em tuas palavras, pois você se amaldiçou ai meu caro jovem!

    E que o Senhor tenha misericordia de tua vida, e que Ele te perdoe. É oque oro em pesso em nome de Jesus!

    Deus, tende misericórdia de todos nós pois erramos, mesmo sem saber e somos pecadores! Perdoanos Pai!

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que não gosta muito de alguns textos e significados para a vida dos ensinamentos bíblicos... Tenho pena destes!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog Pr. Heber. Visita o meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Pastor aprendi que anátemas são coisas que Deus condena.
    Procede isso???

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!Por esta explicação tendo como base as escrituras sagradas. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  7. O Católicismo é um grande ánatema, pois muitas vezes deixaram a bíblia de lado e creram mais nos conceitos teológicos, dois "pais" da Época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, preguem o amor e não o ódio!

      Excluir
    2. Por favor, preguem o amor e não ódio! Deus é o amor!

      Excluir
    3. Meu objetivo não é pregar ou expôr o que as pessoas querem; não quero agradar ou alimentar a carnalidade pervertida do ser humano e depois vê-lo queimar no fogo do inferno pensando que iria para o Céu (II Timóteo 4:1-5). Jesus disse que devemos nos nutrir com toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:1-4). Um evangelho só de amor (João 3:16) sem apresentar o juízo (João 3:36) não é o verdadeiro evangelho eterno (Apocalipse 14:6-12). Portanto, será anátema por pregar um evangelho adulterado, parcial... quando Jesus pediu para ensinar todas as coisas (Mateus 28:19-20). O amor não é tão fortemente demonstrado se não for por meio do sacrifício por alguém que não merece. Aqueles que não aceitarem o único plano de amor sofrerá o furor e a ira de Deus (Apocalipse 19:15). É o que diz a Bíblia! Eu fico com a Bíblia!

      Excluir
    4. mas e se a bíblia foi escrita e adulterada pelo home?

      Excluir
  8. Deus abençoe a todos aqui. O pr. tem razao ao alertar-nos a repeito dos "evangelhos personalizados" por aí e com respeito ao que esperamos do nosso Deus. Somos servos e só precisamos mesmo da misericordia do Pai a cada minutos de nossas vidas. Obrigado pelos esclarecimentos. Em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. O evangelho de Cristo está sendo comercializado e milhões de almas estão se perdendo em função disso. O engano é devastador.
    Quero ser usado Senhor, contribuir para ajudar essas pessoas que estão sendo enganadas e exploradas levando o verdadeiro evangelho, o poder de Deus que transforma e liberta. Essa é minha oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por isso que a bíblia é vendida e não doada

      Excluir
    2. Tem um grupo de cristão que trabalha com isso, em doação de bíblia do novo testamento . É um trabalho muito bonito , eles doam em escolas , hospitais , presídios .Então bíblia também é doada .

      Excluir
  10. é a confirmação de que, respiramos e adamos pelo espirito
    1-CORÍNTIOS 12 VERSICULO 1 A 3

    RESUMINDO

    O SENHOR É DEUS, FAZ O QUE QUER QUANDO QUER, COM QUEM QUISER.

    ROMANOS 1/19-20

    19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

    20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

    ResponderExcluir
  11. Deus abencoe Pr Heber e sua familia!...

    ResponderExcluir
  12. Como saber qual o verdadeiro evangelho então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verdadeiro evangelho só pode ser o original. As traduções quanto mais distantes da época dos fatos são cheias de erros, como por exemplo a tradução de Almeida que sempre é revista e atualizada como se alguma verdade tivesse sido mudada.

      Excluir
  13. Senhor Pr Heber vejo que o senhor tem grande conhecimento bíblico, porém, sobre ANÁTEMA, existem muitas outras definições que gostaria de publicar, a fim de que se tenha um completo conhecimento sobre esse assunto.
    Que o nosso bom Deus te abençoe, te guarde e te conduza à luz eterna!
    Quem sacrificar a outros deuses, além de Javé, será entregue ao anátema. (Êxodo 22, 19)

    Aquilo que alguém consagrou a Javé como anátema não pode ser vendido nem resgatado, seja homens, seja animais ou campos de sua propriedade hereditária. O que foi consagrado como anátema é coisa santíssima que pertence a Javé. (Levítico 27, 28)

    Uma pessoa consagrada ao anátema não pode ser resgatada: deverá ser morta. (Levítico 27, 29)

    Tomamos posse de todas as suas cidades e sacrificamos cada uma delas, como anátema: homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhum sobrevivente. (Deuteronômio 2, 34)

    Nós as sacrificamos como anátema, assim como havíamos feito com Seon, rei de Hesebon: destruímos cada cidade, com homens, mulheres e crianças. (Deuteronômio 3, 6)

    Quando Javé seu Deus as entregar a você, você as vencerá e as sacrificará como anátema. Não faça aliança nenhuma com elas e não as trate com piedade. (Deuteronômio 7, 2)

    Portanto, não coloque uma coisa abominável dentro de casa: você se tornaria anátema como ela. considere essas coisas como imundas e abomináveis, pois elas são anátemas. (Deuteronômio 7, 26)

    você deverá passar a fio de espada os habitantes dessa cidade. Sacrifique-a como anátema, juntamente contudo o que nela existe. (Deuteronômio 13, 16)

    Em sua mão nada ficará do que for sacrificado como anátema. Desse modo, Javé deixará sua cólera, perdoará você, terá piedade e o multiplicará, como jurou a seus antepassados. (Deuteronômio 13, 18)

    sacrifique como anátema os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, conforme Javé seu Deus lhe ordenou, (Deuteronômio 20, 17)

    Filho de Carmi: Acar, que chamou a desgraça sobre Israel, porque violou a lei do anátema. (I Crônicas 2, 7)

    Eles comerão a oblação, o sacrifício pelo pecado e o sacrifício de expiação. A eles pertence tudo quanto se consagra como anátema em Israel. (Ezequiel 44, 29)

    Foram, então, procurar os chefes dos sacerdotes e os anciãos, dizendo: "Acabamos de jurar solenemente, sob anátema, que nada vamos comer enquanto não matarmos Paulo. (Atos dos Apóstolos 23, 14)

    Não acredite neles. Mais de quarenta homens estão de emboscada contra Paulo. Eles juraram, sob anátema, não comer nem beber enquanto não o matarem. Agora estão de prontidão e esperam que o Senhor dê o consentimento." (Atos dos Apóstolos 23, 21)

    Se alguém não ama o Senhor seja anátema. Marana-tá. (I Coríntios 16, 22)





    ResponderExcluir
  14. Pastor o senhor é de que igreja!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da igreja que não surgiu com discussões, brigas e ambições financeiras ou políticas. Sou da igreja que surgiu da profecia de Apocalipse 10, o povo que cumpriu na pele aquela profecia: A Igreja Adventista do Sétimo Dia! A igreja apontada na Bíblia que estaria sendo guiada por Deus em meio a tantas opções religiosas dos últimos dias!

      Excluir
    2. Você pastor já falou o que está escrito em 1 Co. 16. 22
      Pratica celta, porque Jesus vai vim buscar o povo dele e não placa de Igreja. Perdoa Senhor aqueles que não te conhece em Espirito e em verdade. Que Deus e perdoe.

      Excluir
  15. Pr.Heber,pode se dizer também que o alcorão também e um tipo de evangelho distorcido, porque no alcorão fala que um anjo falo com maoome sei lá se o nome dele é assim, e ele é o unico profeta diante de Deus,se de fato isso ouve isso foi coisa de satanás,porque eles comparam maoome como se se fosse o Senhor Jesus cristo, só de outra forma como se fosse só maoome que tive-se ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Deus abençoe pastor

    ResponderExcluir
  17. Ministro do Evangelho Vilton Fernandessegunda-feira, maio 19, 2014

    Amém, e assim que tem que ser Pastor, falar a verdade do evangelho, Jesus nos mostrou como pregar a verdade Jesus é a verdade, hoje não se tem mais ouvido este evangelho a cerca de Jesus , e até mesmo os mandamentos de Deus, não se prega mais sobre os mandamentos, obediência a Deus. Hoje e uma Teologia de prosperidade e muitos se perdendo, por falta de conhecimento da palavra, E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara a palavra de Deus e a verdade Jesus e nossa verdade que veio ensinar, como devemos pregar e viver o seu evangelho.

    ResponderExcluir
  18. Somente uma questão. O que entendi do texto e dos comentários é que devemos seguir a bíblia e o que ela nos ensina sobre Jesus, pois devemos ter cuidado com os enganadores que usam a bíblia. Mas, no entanto, não se sabe nem mesmo se a bíblia é correta, porque pelo que consta, ou o que estou cansado de ver nesses documentários é que os livros foram todos definidos pela própria igreja que já começou enganando manipulando a verdade e as informações históricas do momento. Hoje sinceramente tudo que temos sobre Deus é duvidoso, nada é certo, então é dificil, nenhuma fonte confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ande de acordo com ela. Ande fora dela. Agora saberá a resposta se é verdadeira ou falsa, simples assim.

      Excluir
  19. Na verdade vemos que alguns sermões trás mais medo do que conforto.
    Medo porque estamos sujeitos ao erro. E como pessoas fracas podemos condenar algo que praticamos sem perceber.
    Estamos acostumados a ouvir mensagens que fale apenas de graça e misericórdia. Por isso é tão difícil ouvir a verdade.
    Ainda tenho dificuldade de conciliar estes ensinamentos com a graça.
    Mas acredito que seja pela minha pequenez e sinto que algumas coisas só aprenderei no céu.
    Obrigada por compartilhar suas mensagens!
    Como sempre mensagens duras... mas importantes.
    Gostaria de pedir que algum dia o senhor escreve-se sobre a graça e misericórdia de Deus para com nós. Gostaria de entender mais sobre isto. E acredito que o sr poderá me ajudar a esclarecer algumas coisas.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. ola pessoal venho por meio desse blog expressar minha angustia. nunka tinha lido a biblia sempre fui catolica(isso nao quer dizer nada) mas esses dia comecei a ler li ate agora uns 6 livros mas comecei ficar assustadas com as coisas que eu li acho q eu tenho medo de Deus. eu percebi algumas coisas em comum com o q acontece hj em dia. por favor leia Exodo 32 no começo fala sobre um bezerro de ouro e nao sei se eh impressao minha mas tem tudo a ver com a estatua de um touro que tem em Nova York '' Charging Bull ". e tbm sobre Baal um demonio que retem a forma de gato e de sapo. e se todas as epocas da biblia tem um servo de Deus que guia seu povo onde esta ele agora pra nos levar para a terra destinada a nos temos q encontra-lo antes do fim do mundo pq Deus vai limpar a terra em breve como fez no diluviu por favor analizem esse fato to cm medo do fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada ! O seu pastor agora é Jesus!
      Leia João c.10 ,João c.14 e c.16. E mais ,Atos 2.
      Sobre o touro, que lhe chamou a atenção ,lá do USA . Também, algo de lá me chamou a atenção.Que é aquele pilar, que está de frente a Casa Branca.
      Eu tive um sonho. O com esta imagem. Era a Casa Branca . Tudo que estava em volta. Tanto o ceu , o sol e o chão ! Tudo era vermelho e pegava fogo ! E havia aves negras ou sombras e muitos gritos de horrores! E o no pilar eu via aquele olho que t nas notas de 1 dólar! Chamado de " O Olho Que Tudo Ver ".
      Esse Pilar está presente também em um número razoável nas entradas de cidades ou em frente à prefeituras .
      Mas , oque me chama a atenção é que temos um ponto em comum no nosso depoimento...! Os Estudos Unidos!
      Precisamos orarmos muito pelos os governantes deste país. E pelas Nações Unidas! Para que nações não venham serem assoladas, como vem acontecendo no Oriente Médio !
      Acho que se está anunciado mais uma guerra mundial! E o pivô disso tudo... Você já sabe quem é...!
      Mas confie em Deus!
      Obedece -lo, quer dizer "amar ".
      E só quem ama, faz para o outro ,aquilo, por liberdade própria. E
      Jesus não obrigou ninguém à ama- lo ou à segui -lo . Ele apenas lhes mostrou a verdade: Que Ele era ,naquela época ;e nessa ;que Ele é o caminho e a verdade. E a verdade vos libertarás.
      Jesus te abençoe! Amém!

      Excluir
    2. Amada ! O seu pastor agora é Jesus!
      Leia João c.10 ,João c.14 e c.16. E mais ,Atos 2.
      Sobre o touro, que lhe chamou a atenção ,lá do USA . Também, algo de lá me chamou a atenção.Que é aquele pilar, que está de frente a Casa Branca.
      Eu tive um sonho. O com esta imagem. Era a Casa Branca . Tudo que estava em volta. Tanto o ceu , o sol e o chão ! Tudo era vermelho e pegava fogo ! E havia aves negras ou sombras e muitos gritos de horrores! E o no pilar eu via aquele olho que t nas notas de 1 dólar! Chamado de " O Olho Que Tudo Ver ".
      Esse Pilar está presente também em um número razoável nas entradas de cidades ou em frente à prefeituras .
      Mas , oque me chama a atenção é que temos um ponto em comum no nosso depoimento...! Os Estudos Unidos!
      Precisamos orarmos muito pelos os governantes deste país. E pelas Nações Unidas! Para que nações não venham serem assoladas, como vem acontecendo no Oriente Médio !
      Acho que se está anunciado mais uma guerra mundial! E o pivô disso tudo... Você já sabe quem é...!
      Mas confie em Deus!
      Obedece -lo, quer dizer "amar ".
      E só quem ama, faz para o outro ,aquilo, por liberdade própria. E
      Jesus não obrigou ninguém à ama- lo ou à segui -lo . Ele apenas lhes mostrou a verdade: Que Ele era ,naquela época ;e nessa ;que Ele é o caminho e a verdade. E a verdade vos libertarás.
      Jesus te abençoe! Amém!

      Excluir
    3. O seu Pastor agora é Jesus!
      Leia João 10 ,14,16 e Atos 2.
      JESUS te abençoe!
      Fique com a Paz do Senhor !

      Excluir
    4. O seu Pastor agora é Jesus!
      Leia João 10,14,16 e Atos 2 .
      E ore ,pelos governantes daquele país! E pelas Nações Unidas!
      Tenho revelações em sonhos que também me chamou atenção ,em relação a ele!
      Não tenha medo de Deus! Tenha "obediência" !
      Todos os seus mandamentos são para o nosso benefício próprio.
      Ame-o ! Como Ele te amou!
      Pois , oque Ele nos entregou, era oque Ele tinha de melhor... O seu único Filho !
      Ame-o com todo o seu coração e com todo o seu entendimento. E Ele te derramará tuas bênçãos por toda a sua vida e por onde quer que você andar.
      Fica com Jesus e com A Paz do Senhor!

      Excluir
  22. O comentário é bom; concordo com grande parte dele; mas a única coisa que não concordo é com a observação do parágrafo que diz b) Anátema seja o pastor ou padre que pregar o evangelho misturado com psicologia, filosofia ou tradições humanas (resta saber qual seria o conceito que o pastor terá de uma "mistura", já que dentro de todas as pregações cristãos é quase impossível deixar de falar de temas de natureza essencialmente humana). Mas se tal opinião for generalizada muitos cristãos que estudam ou são formados em psicologia terão de abandonar um vasto campo de trabalho onde as pessoas necessitam deles; a igreja!
    A Bíblia diz para considerar "anátema" qualquer pessoa que pregue o evangelho diferente do que os apóstolos pregaram isso se refere a pregação do evangelho de forma distorcida denegrindo os ensinamentos de Cristo. É possível falar sobre as dificuldades e problemas psicológicos das pessoas(Tudo que aflige a alma, mexa com ordem psicológica do indivíduo) tudo aquilo que o ser humano questionas, entende tem curiosidade e as grandes questões da vida são de ordem filosófica
    A Bíblia não protesta contra a psicologia e nem a filosofia a menos que o homem as use desonestamente; na verdade, se grande parte dos crentes conhecesse alguns princípios da lógica e da argumentação filosófica melhorariam de muito seu senso critico e até a sua pregação dentro dos quesitos humanos. Os crentes são enganados "não porque não leem a Bíblia" mas sim porque não exercitam o senso-critico, e isso é algo que deve ser ensinado; além do mais, a Bíblia não é um livro de tão fácil compreensão mesmo para os cristãos, onde ser para os formados em teologia, mas para a grande população cristãos é fato que há desentendimento não por tolice.
    É fato que hoje muitos pregadores recorrem a capacidade de persuasão baseada em carências emocionais das pessoas movendo as para a oferta e a busca do materialismo; Posteriormente essa pessoas ficam desnorteadas quando falsas profecias não se cumprem e ficam na igreja hoje querendo ou não querendo reconhecer,ha pessoas entristecidas e fracassadas ao ponto de até se deprimirem; um cristão sábio, tanto espiritualmente, quanto secularmente saberia entender a estrutura da personalidade humana se usar legitimamente a psicologia; pois muitos crente hoje que se julgam espirituais, são apenas faladores e exagerados na área da pregação querendo oferecer o nome de Jesus como se fosse um comprimido, um paliativo;
    Muitos cristãos que poderiam tomar atitudes mais positivas em favor das pessoas, mas delegam as pessoas a tarefa de vencerem seus problemas sozinhos e deixar tudo por conta da "graça". Mas nos recebemos a graça para expressa-la por meio de atitudes, porque eu o favor de Deus as pessoas também se manifesta por meio de nós; senão qualquer crente pode ser considerado anátema.

    ResponderExcluir
  23. O comentário é bom; concordo com grande parte dele; mas a única coisa que não concordo é com a observação do parágrafo que diz b) Anátema seja o pastor ou padre que pregar o evangelho misturado com psicologia, filosofia ou tradições humanas (resta saber qual seria o conceito que o pastor terá de uma "mistura", já que dentro de todas as pregações cristãos é quase impossível deixar de falar de temas de natureza essencialmente humana). Mas se tal opinião for generalizada muitos cristãos que estudam ou são formados em psicologia terão de abandonar um vasto campo de trabalho onde as pessoas necessitam deles; a igreja!
    A Bíblia diz para considerar "anátema" qualquer pessoa que pregue o evangelho diferente do que os apóstolos pregaram isso se refere a pregação do evangelho de forma distorcida denegrindo os ensinamentos de Cristo. É possível falar sobre as dificuldades e problemas psicológicos das pessoas(Tudo que aflige a alma, mexa com ordem psicológica do indivíduo) tudo aquilo que o ser humano questionas, entende tem curiosidade e as grandes questões da vida são de ordem filosófica
    A Bíblia não protesta contra a psicologia e nem a filosofia a menos que o homem as use desonestamente; na verdade, se grande parte dos crentes conhecesse alguns princípios da lógica e da argumentação filosófica melhorariam de muito seu senso critico e até a sua pregação dentro dos quesitos humanos. Os crentes são enganados "não porque não leem a Bíblia" mas sim porque não exercitam o senso-critico, e isso é algo que deve ser ensinado; além do mais, a Bíblia não é um livro de tão fácil compreensão mesmo para os cristãos, onde ser para os formados em teologia, mas para a grande população cristãos é fato que há desentendimento não por tolice.
    É fato que hoje muitos pregadores recorrem a capacidade de persuasão baseada em carências emocionais das pessoas movendo as para a oferta e a busca do materialismo; Posteriormente essa pessoas ficam desnorteadas quando falsas profecias não se cumprem e ficam na igreja hoje querendo ou não querendo reconhecer,ha pessoas entristecidas e fracassadas ao ponto de até se deprimirem; um cristão sábio, tanto espiritualmente, quanto secularmente saberia entender a estrutura da personalidade humana se usar legitimamente a psicologia; pois muitos crente hoje que se julgam espirituais, são apenas faladores e exagerados na área da pregação querendo oferecer o nome de Jesus como se fosse um comprimido, um paliativo;
    Muitos cristãos que poderiam tomar atitudes mais positivas em favor das pessoas, mas delegam as pessoas a tarefa de vencerem seus problemas sozinhos e deixar tudo por conta da "graça". Mas nos recebemos a graça para expressa-la por meio de atitudes, porque eu o favor de Deus as pessoas também se manifesta por meio de nós; senão qualquer crente pode ser considerado anátema.

    ResponderExcluir
  24. temos que ler a biblia é perdi a DEUS o irtendimento porque a letra mata mais o espirito vivifica.


    ResponderExcluir
  25. Ame sua Fé. Fé nao se discute. Jesus es vosso escudo e vosso ataque . Eu tenho Fé e isso eo que me importa. Sobre a biblia, Tenho pouco conhecimento mais o que for lido, deve ser orientado e cada pessoa vai ter seu entendimento versículo por versiculo palavra por palavra letra por letra . Tenha Fé ja basta .

    ResponderExcluir
  26. Ame sua FÉ irmãos .

    ResponderExcluir
  27. Ainda nao conseguir entender o significado de anátema.

    ResponderExcluir
  28. Deduzo que a bíblia tem obrigatoriamente ser lida como foi escrita, inventar símbolos para leitura nem pensar, nesta época não existiam ainda os símbolos. portanto, leiamos a bíblia: __Deus disse para Adão: __Se comer o fruto da árvore do saber, CERTAMENTE morrerás.
    Adão comeu e não morreu. Como fica Deus nesta história?

    ResponderExcluir
  29. nessa época não existiam os símbolos???? há? que confuso hein!!! querido entenda: Ele morreu sim. Ali aconteceu a queda do homem. Ele morreu, caiu. Perdeu a comunhão com Deus, a amizade, a pureza, a mordomia de não ter que trabalhar arduamente e a imortalidade. Entenda. Ali o homem santo morreu. Espiritualmente falando. perdeu por completo o que o ligava a Deus, pois cometeu pecado, e Deus não compactua com pecado. Sendo assim, rensce com Cristo, quando reconhece seu sacrifício. Por isso o novo testamento é repleto de termos como: novo nascimento, adoção, reconciliação, religação, etc. O fato é que a bíblia além de ser um livro de fé, não pode ser lida como uma literatura qualquer, e principalmente deve ser lida como um todo...apesar de grandes espaços de tempo entre os acontecimentos nela descritos, um sempre estará coligado ao outro, por isso, pra entender de morte espiritual e renascimento vc deve analisar os 4 evangelhos primeiramente. E lembre-se: trecho sem contexto é pretexto.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Pastor! Estou com medo de ter sido um anátema. Tenho maus pensamentos que vêm contra o Espírito Santo, Deus e Jesus; Hoje li no antigo testamento a respeito dos anátemas e pensei que era para mim. Estou desanimado e com pensamentos de morte; penso que não há mais solução para mim, que Deus me abandonou, que estou condenado, até que eu blasfemei contra o Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paz irmão, corra para os pés de Jesus cristo, peça perdão a Ele, sim ele é misericordioso (miseris + cordia) quer dizer dar o coração aqueles que estão em miséria.
      voce derrepente se sente assim, um miseravel, é deste geito que Jesus que entrar na sua vida,

      Excluir
  31. Agora são 4:39 da manhã acordei tive um sonho em que estava com mais duas pessoas falando sobre Deus e durante o comentário surgiu a palavra anátema ai acordei fiquei com essa palavra na cabeça e decidi procurar o significado dela na internet achei vários comentários sobre mas o que me intriga mesmo é o seguinte existe vida após a morte do corpo ? existe reencarnação ?? Nós humanos sempre damos aos nossos filhos segundas chances de se melhorar em algumas falhas será que Deus que é um pai milhões de vezes mais amoroso que nos também não nos dá segunda chance ?? Tô confusa !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sobre a segunda chance é só dar uma olhada na cruz do Calvário e a Jesus que foi lá levantado.
      Agora, sobre a questão da morte existem várias crenças pagãs em muitos conceitos cristãos da atualidade. O conceito de morte que muitas denominações propaga deve ser desafiado pela verdade contida no texto bíblico. Tenho vários estudos neste blog, mas deixo este aqui para você ler, estudar e refletir: http://portal-biblico.blogspot.com.br/2017/07/partir-e-estar-com-cristo-o-maior.html

      Excluir
  32. Muito bom o texto que Deus continue te abençoando pastor..

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: