A TORRE DE BABEL REVELA O PROPÓSITO HUMANO DE ALCANÇAR O CÉU


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 11:1-9
1. A origem das nações: O relato da torre de Babel explica a origem da existência de muitas línguas, tribos e povos diferentes.
2. A origem das línguas (idiomas): O relato apresenta que o plano de Deus era que todos falassem a mesma línguagem e se espalhassem pela terra (Gênesis 9:7), mas devido às atitudes ambiciosas, arrogantes e rebeldes contrariando aos planos divinos, houve uma necessidade de diversificar os idiomas.
3. A origem de uma advertência: O relato da Torre de Babel é uma advertência para o homem moderno que permite que as mesmas atitudes que levaram Deus agir no passado, os domine.

I.   AO INVÉS DE OBEDECER A DEUS, O SER HUMANO SE ESFORÇA PARA DESOBEDECER-LHE – Gênesis 11:1-4
1. Deus abençoou a raça humana e planejou que tivesse um só idioma (Gênesis 9:7, 11:1); no entanto, o ser humano abusou disso e desenvolveu projetos para se rebelar contra Deus.
2. Deus desejava o bem quando disse que aos filhos de Noé que povoassem abundantemente a terra, mas os seres humanos não sabiam do mal que poderia acarretar-lhes caso construíssem um império megalomaníaco onde os grandes e poderosos exploram os pequenos e frágeis.
3. Deus é a favor da unidade e da união, mas quando os humanos se unem para o mal não há nada que impeça o que intentarem fazer; a não ser Deus.

II. AO INVÉS DE EXALTAR O SOBERANO DEUS, O SER HUMANO SE ESFORÇA PARA EXALTAR-SE – Gênesis 11:4
1. Deus dá recursos, sabedoria e habilidades aos seres humanos, porém estes não reconhecem tais fatos e ainda atribuem a si todas suas invenções, projetos e construções.
2. Deus é Soberano, no entanto, desde que Satanás sugeriu a Eva que ela poderia ser como Deus (Gênesis 3:5), os seres humanos tem se esforçado para transformar essa mentira numa verdade.
3. Deus deu Seu Filho Jesus para humildemente morrer numa cruz a fim de que em Seu nome os seres humanos encontrassem a salvação e a libertação do pecado; estes, porém, buscam construir um nome, conquistar a fama, desprezando o nome que está acima de todo nome (Filipenses 2:8-10).

III. AO INVÉS DE SUBMETER-SE A DEUS PARA CHEGAR AO CÉU, O SER HUMANO SE ESFORÇA PARA IR AO CÉU COM AS PRÓPRIAS FORÇAS – Gênesis 11:4-9
1. A religião instituída por Deus sempre teve como base a graça e os méritos de Jesus, nunca os méritos e esforços humanos (Atos 15:10-11). No entanto, a história confirma que o ser humano sempre teve dificuldade para aceitar essa forma de religião.
2. A religião bíblica apresenta o plano de Deus de levar o ser humano para o Céu, mas este deseja ir ao Céu com seus próprios planos e meios, independente de Deus.
3. A religião cristã ensina a salvação pela fé, não pelas obras; porém, desde o início a humanidade tem-se desviado para invenções religiosas de sua própria imaginação, obras e atitudes – a Torre de Babel ligava poder político e religioso, o qual acabou em confusão.

CONCLUSÃO:

1. A arrogância, desobediência e obstinação humana não impedem a realização dos planos de Deus: Diversificando as línguas dos construtores da Torre de Babel, aqueles que desejavam construir um império num ponto do mundo, foram espalhados conforme o plano de Deus.
2. A arrogância, desobediência e obstinação humana atrem à intervenção de Deus: Deus está atendo à humanidade, quando esta caminha rapidamente para a própria destruição, Ele interfere com misericórdia para o bem.
3. A arrogância, desobediência e obstinação humana adulteram a verdadeira religião: Tais atitudes desprezam os planos de Deus e exalta as invencionices falsas da religiosidade sem Deus.


APELO:
1. Cuidado para não fazer parte de um grupo de pessoas que se unem a fim de conquistar a fama, um nome e grandezas contrários aos propósitos de Deus.
2. Cuidado para não se envolver em projetos que visam à glória, a exaltação e arrogância humana ou a conquista do Céu com as próprias forças e recursos.
3. Cuidado para não participar de construções imperiosas que mais cedo ou mais tarde Deus terá de intervir a fim de que prevaleça o plano do Céu.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Gostei deste estudo, que o senhor continue te abencoando .

    ResponderExcluir
  2. que jesus a cada dia possa te da palavra para alimenta vidas carente da graça do senhor por intermédio da sua vida amem . os meus parabéns ..

    ResponderExcluir
  3. "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
    É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
    Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais" I Timóteo 6:3-5
    "Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" II Timoteo 3:2-5
    A palavra de Deus é muito clara que dentre os que são de Deus se levantaria homens com esta índole, mas amantes do dinheiro, de poder e de si mesmos, do que amantes de Deus .... DEVEMOS REALMENTE NOS APARTAR ... Orai e vigiai

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: