BABEL: PORTAL DOS DEUSES EM REBELIÃO CONTRA DEUS



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 11:1-9
Babel, que os hebreus identificaram com o hebraico Bavel “confusão”, vem do acadiano bab-ilu “Portal dos deuses”.
1. A torre de Babel era um zigurate construído por Ninrode para unificar os diversos clãs, cada um com seus deuses, que se formavam após o dilúvio (Gênesis 10:8-10).
2. A torre de Babel, segundo a arqueologia, era destinada aos chefes dos deuses – Anu ou Enlil, para comunicar com os humanos na terra.
3. A torre de Babel tinha como propósito ser o centro de adoração de todos os clãs, de todos os povos, de todos os deuses; por isso considerou-se que “Babel é o portal dos deuses”.
Que verdades podem ser extraídas do texto bíblico sobre a Torre de Babel?

I. DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA O SER HUMANO POSSUIA VASTAS HABILIDADES – Gênesis 11:1-3
1. Por ser uma unidade racial e lingüística as pessoas após o dilúvio permaneceram em uma localização até que alguém liderou o deslocamento para a planície de Sinear.
2. Por ser um grupo único em grande crescimento, desenvolveu-se a indústria e as artes num grau tão elevado a ponto de construir cidades.
3. Por ser uma unidade com grandes habilidades desenvolveu-se um projeto de engenharia civil “cujo topo toque no Céu”.

II. DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA O SER HUMANO ASPIRAVA GRANDES REALIZAÇÕES – Gênesis 11:4
1. Já existia desejo denodado de projetar uma torre cujo topo alcançasse o Céu.
2. Já existia desejo audacioso de construir um monumento que traria a fama e o respeito mundial.
3. Já existia desejo atrevido de usar a tecnologia para desafiar a autoridade de Deus que disse para encher a terra e espalhar-se por ela (Gênesis 9:1).
a) Para desafiar a autoridade de Deus nenhum esforço seria poupado.
b) Para desafiar a autoridade de Deus, na ausência de pedras fariam tijolos de barro.
c) Para desafiar a autoridade de Deus seria erigida uma torre para ser o centro de concentração de uma confederação politeísta que conservaria a humanidade unida.

III. DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA O SER HUMANO POSSUIA FORTE INCLINAÇÃO PARA A REBELIÃO CONTRA DEUS – Gênesis 11:5-9
1. A rebelião contra a autoridade divina é uma forte evidência de que, mesmo após a limpeza moral que Deus fez por meio do dilúvio, os seres humanos ambicionavam a imoralidade, a perversidade e o pecado.
2. A rebelião contra a autoridade divina resultou na pretensão de poder imperial, que pertence a Deus, gerando assim a idolatria, politeísmo ou ateísmo.
3. A rebelião humana gerou tal apostasia da verdade e da moralidade que requereu o julgamento divino; assim, as ações divinas são respostas às ações humanas.

CONCLUSÃO:
1. Concluí-se que tudo quanto Deus fizera para recriar, suster, corrigir e renovar a terra e seus habitantes não foi suficiente para impedir a proliferação do pecado. Mesmo assim, Deus não enviou outro Dilúvio, apenas confundiu os padrões lingüísticos espalhando a humanidade sobre toda a face da terra.
2. Concluí-se que à medida que as pessoas se multiplicam utilizam suas habilidades para criar comunidades imperiosas objetivando a fama e a desonra aos propósitos de Deus. Mesmo depois de Babel, no decorrer da história nota-se grandes empreendimentos em construir impérios mundiais objetivando domínio total, como no caso do Egito, Assíria, Babilônia, Medo-persa, Grécia e Roma (até mesmo através da religião católica apostólica romana, a inquisição na Idade Média é prova disso) e em menor grau as gangues.
3. Concluí-se que diante da proliferação da corrupção, idolatria e presunção Deus observa e age para impedir o pleno domínio do mal e dar liberdade aos que querem viver fiel a Ele no meio de uma sociedade corrompida.

APELO:
1. Fuja do pecado, pois ele te induz à desobediência e imoralidade que entristecem a Deus.
2. Fuja do pecado, pois ele te induz à arrogância e ao orgulho que atraem a ação de Deus.
3. Fuja do pecado, pois ele te induz à idolatria e rebelião que suscitam o juízo de Deus.
Pr. Heber Toth Armí

Leia também "A TORRE DE BABEL REVELA O PROPÓSITO HUMANO DE ALCANÇAR O CÉU"

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito bom seu blog. Deus abençoe esse seu trabalho.
    Assim como o senhor Pastor, estamos também tentando manter um blog para o seminário que frequentamos em Sanos/SP. Gostaria muito que o irmão seguisse nosso blog e ajudasse com qualquer comentário ou estudo.
    Graça e paz.
    Seja bem vindo ao nosso blog: www.faceteque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei,achei muito bom seu blog,me ajudou muito a entender e aprender sobre o o que aconteceu naquela época,para fazer minha feira de conhecimento.obrigado!
    Bruna Souza..

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: