A PROFUNDIDADE DO PERDÃO DE DEUS RESTAURA A ALMA



INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Miquéias 7:18-19
1. Em suas últimas palavras, o profeta Miquéias eleva-se acima de qualquer circunstância pecaminosa em que alguém se encontra a fim de mostrar que existe esperança.
2. Em suas últimas palavras o profeta inspirado pelo Espírito Santo, oferece a cada geração de homens e mulheres um salmo que destaca a magnitude do caráter de Deus.
3. Em suas últimas palavras, Miquéias fornece palavras inspiradoras para bendizer Àquele “que não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”.

I.   DEUS PERDOA O PECADOR PORQUE SUA COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA ULTRAPASSAM O TAMANHO DE QUALQUER PECADO – Miquéias 7:18
1. Ninguém se compara a Deus em misericórdia para com o pecador.
2. Ninguém se assemelha a Deus em compaixão demonstrada ao pecador.
3. Ninguém alcança o mesmo nível de bondade de Deus ao oferecer perdão ao pecador.

II. DEUS PERDOA O PECADOR ARREPENDIDO INDEPENDENTE DO TAMANHO DO PECADO – Miquéias 7:18-19
1. Deus anseia que o pecador se aproxime dEle porque Seu perdão não é parcial ou limitado a alguns tipos de pecados.
2. Deus deseja que o pecador se aproxime dEle sabendo que obterá perdão, pois Sua natureza é bondade, amor e misericórdia.
3. Deus espera que todo pecador se aproxime dEle trazendo todos os pecados, porque Ele tem prazer na misericórdia e se compadece de todos.

III. DEUS PERDOA TODOS OS PECADOS DO PECADOR E OS LANÇA NAS PROFUNDEZAS DO MAR – Miquéias 7:19
1.  Deus perdoa completamente os pecados dos que o buscam – “perdoas a iniqüidade e esqueces da transgressão”.
2. Deus perdoa totalmente todos os pecados lançando-os “nas profundezas do mar”:
a) O texto não diz que Deus lança os pecados no mar, mas nas profundezas do mar.
b) O texto não diz que Deus lança os pecados no mar e coloca uma placa que diz: “Proibido pescar”, pois os pecados não estão na superfície, estão nas profundezas do mar.
c) O texto diz que Deus lança os pecados nas profundezas do mar. Há lugares no mar com mais de 10.000 metros de profundidade, qualquer coisa que for enviado para lá não suporta a tremenda pressão de toneladas de água, e explode. É para lá que Deus envia os pecados daqueles que se arrependem e os confessa a Ele. Lá, todos os pecados são despedaçados e não sobra nada. Desta forma, Deus perdoa e esquece. Assim também o pecador deve abandonar e esquecer seus pecados.
3. Deus perdoa ao ponto de olhar para o pecador arrependido como se este nunca houvesse pecado.

CONCLUSÃO:
1. Não existe pecador, por mais longe que tenha ido nas profundezas do pecado, que não possa receber a compaixão e a misericórdia de Deus, O qual está esperando para restaurá-lo.
2. Não existe pecado, por pior que seja, que Deus não esteja mais que disposto a perdoar, e limpar as impurezas e imundícias da alma.
3. Não existe como recuperar os pecados perdoados, pois eles desaparecem totalmente quando Deus os lança nas profundezas do mar.

APELO:
1. Não hesite em ir a Deus com teus pecados, Deus deseja restaurar tua alma.
2. Não tenha medo de aproximar-se de Deus se tens o coração arrependido.
3. Não fuja de Deus, vá a Ele agora mesmo; Ele te espera cheio de misericórdia e compaixão para te dar o perdão e restaurar-te.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Como é bom saber que creio em um Deus que é capaz de me amar mesmo sabendo com sou falha...E que perdoa e se esquece de meus pecados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã creia sempre nesse Deus maravilhoso e serás vitoriosa

      Excluir
    2. Por que só ele pode salvar e fazer milagres.Jesus é muito poderoso

      Excluir
  2. este perdão que dá segurança e nos livra da ira..estou pedindo agora..................

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o senhor não sabe como esse post me ajudou... Estava muito angustiada e me torturando, mas sei que Deus não se afastará de mim e me perdoará! Muito obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deus ele não se inclina para que não possa ouvi a tua oração e também um pedido de perdão deus ele é miserecordioso ele amou o mundo de tal maneira que entregou o seu filho unigenito para que aquele que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna... deus ele ama qualquer pessoa tanto do pequeno até o mais velho... deus é amor. ele diz em sua palavra: vinde a mim todos os que estão cansados e sobre carregado e eu vos aliviarei... olha que amor grande o senhor tem por ti... que deus abençõe.

      Excluir
  4. MUITO BOM,PORQUE ISSO QUE ESTA ESCRITO MESMO EM POUCAS PALAVRAS , E EM APENAS DOIS VERCICULOS,FALOU MUITO AO MEU CORAÇÂO

    SOU MISSIONARIO LUCAS
    E STAVA PENSSANDO NO PERDÂO D DEUS
    E SE VOCÊ ESTA PRECASANDO DE UMA PALAVRA PEGUE ESTAS AGORA
    DEUS PERDOA ENTÂO NAO SE QUEIXE PELO SEU PECADO O SENHOR JÁ ESQUECU-SE DELE

    PRA VOCE QUE LÊ ASSO AGORA MEDITE EM
    ISAIAS C41:V10
    NÂO TEMAAS DIANTE DELES DIZ O SNHOR PRA VOCE

    ResponderExcluir
  5. MAS PRECISAMOS CONFESSAR A MAIS ALGUEM ALEM DE DEUS????
    ISSO ME CONFUDE....NÃO CONSIGO RECEBER O PERDAO POR QUE TRENHO QUE CONFESSAR A AOUTROS....
    ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pecou contra Deus, peça perdão a Deus. Se você ofendeu alguém, peça perdão para esse alguém e depois vá a Deus. Mas confessar pecados é só a Deus por meio de Jesus, que é o único intercessor entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5, veja também I João 1:9 sobre o perdão).

      Excluir
    2. amei essa mensagem,falou muito ao meu coraçao, realmente só Deus pra ententer nossas tantas falhas e erros que cometemos a cada dia, esse é de fato o maior desafio que temos em nossa caminhada para o céu!obg meu querido pastor!

      Excluir
  6. Nesse ultimos dois anos vivi atormentado pela culpa, por ter me divorciado, e ter dado a minha ex-esposa uma visao diferente que a fez nao querer reatar; ela saiu da presença do Senhor e foi trilhar por outros caminhos, me culpei por tudo, principalmente pelo fato de termos duas ciranças. Esse ano pelo desespero conheci outra pessoa e casamos, mas com o passar dos dias fiu me questionando que eu não dei tempo o suficente pra minha ex-esposa se arrepender, dai almentou mais a culpa e decepção. Não conseguia me desprender dela por causa da culpa, e por ver meus filhos de vez enquando. Hoje ela esta casada denovo e esta gravida; Mas descobri lendo a mensagem de perdão que Deus já me perdoou por minhas decisoes precipitadas, impedindo que meu lar fosse restaurado. Pois sei que não é plano de Deus que os lares se desfaçam. Como não ha qualquer possibilidade de voltarmos, por tadas as razoes que ja disse. Em toda essa situação ha alguem pra quem eu não estava ohando, minha atua esposa que estava sofrendo com tudo isso. E Deus hoje me fez ver que Ele não quer que mais uma vez um lar seja desfeito. Acredito que é isso, espero não estar enganando amim mesmo só pra por um alivio em minhas culpas...

    ResponderExcluir
  7. Nao sei se sabem.Mas quem consegue o perdao de Deus atraves do sincero arrependimento.Vai se livrar de um senhor de um poblema que milhoes ou bilhoes de pessoas nao sabem.Algo que nem passa, na cabeca das pessoas. O impossivel vai acontecer na sua vida.Voce tera a prova, do quanto o pecado arrenbenta com o ser humano.Esperimente o perdao de Deus, e descubra.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus, como é bom saber e lembrar sempre quão grande é o meu Deus, a s vezes nos esquecemos e pensamos que não há perdão pro pecado, e o choro muitas vezes desespera, mas DEUS É MARAVILHOSO, DIGNO DE TODO MEU LOUVOR E ADORAÇÃO, ó Senhor JESUS te consagro tudo o que tenho e sou, minha vida!

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi vários pregadores sendo usados por Deus pra me dizer que já fui perdoado pelos meus pecados e creio nisso,agora o meu maior medo é sofrer com as consequências das escolhas erradas(pecados)assumi e pior,que pessoas que amo sofram por causa disso.

    ResponderExcluir
  10. Palavras que deixam mais que provado , que não há deus maior que o nosso Deus. Ele É O Rei dos reis , o Senhor dos senhores. Podemos sempre confiar e sempre contar com Deus , ele sempre estará conosco. Não temas em pedir perdão , não hesite , pois Deus tem misericórdia de todos , não importa como somos , Deus sempre nós perdoará.

    ResponderExcluir
  11. como é maravilhoso esse Deus que esquece dos meus pecados e posso esta limpa de todo o pecado e andar em paz na paz de Deus estar em paz que palavra pequena e tão importante só Deus pode nos da isso paz ele que é dono de tudo que perdoa todos e da paz aquem o procura arrependido e confeça os seus pecados e Deus na sua plenitude e grandesa nos perdoa sim perdão so vc Deus grandioso e soberano amor da minha vida que ja é sua jesus te amo pra sempre

    ResponderExcluir
  12. eu menti por medo para minha familia, e sabe q posso ter o perdão de deus....me faz me senti melhor.e peço pra deus me ajudar no momento difícil que estou passando, sofrendo muito por estar sendo vitima de agressão verbal e psicológica

    ResponderExcluir
  13. O q fazer quando se sabe que o Senhor te perdoou, mas o inimigo te aponta seu pecado e nao te da paz? Leio a biblia, canto, oro muito, repreendo a acao do inimigo na minha vida, mas nao encontro paz. Fui para o hispital por passar muitas noites em claro. Me ajudem, pr. Heber, me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb me sinto assim, às vezes.. mas uma coisa que me consola é saber que o perdão de Deus é infinito e integral, assim, de que vale nos martirizarmos se o Senhor já nos perdoou? se Deus teve compaixão de ti, quem mais pode te apontar tua culpa? ninguém pode te acusar, nem mesmo você, porque o nosso Pai te perdoou.. pense nisso, meu amigo. É nisso que penso quando luto pra me perdoar... abraços, fique com Deus.

      Excluir
  14. Adorei o post, muito esclarecedor e cheio de esperança para nós que estamos sujeitos às tentações deste mundo. Parabéns, Pastor.

    ResponderExcluir
  15. Mamem Jesus, gloria a Deus!

    ResponderExcluir
  16. Pr., maravilhosa sua exposição sobre a supremacia de Deus, que é tão misericordioso para conosco. Obrigada pela explicação e que Deus continue abençoando a ti e a seu ministério.

    ResponderExcluir
  17. Meu ♡ anda angustiado d temeroso diante de algumas circunstâncias adversas que têm me consumido esses últimos meses. Pareço seguir fielmente o que Paulo diz: o que quero, eu não faço, mss o que não quero, isso eu faço. Tenho passado por muitas afrontas e acho que confundiram meu silêncio com submissão, o que não é plausível. Agora sinto uma angústia muito grande dentro de mim por responder determinadas questões pq não quero mais isso pra minha vida! Chega! Já fui humilhada demais! Entretanto, enfrentar essa situação exige nova postura, e nao estou acostumada a responder a altura. Por isso, tenho que pedir perdão dua após dia. Acabo achando que Deus se cansou de mim por não aprender a ter um novo comportamento. Mas se continuar como está, vou continuar sendo controlada e humilhada... O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e medite em Salmo 37:3-5; Mateus 6:25-32; Filipenses 4:6, 13; I Pedro 5:6-8; Gálatas 2:20, 5:16-25; Efésios 4:25-32 e Colossenses 3:1-15. Reflita dia e noite nestes versos com oração e devoção!

      Excluir
    2. A lembrança dos meus pecados me esmagam estou vazio triste sem forças meus pecados são muitos e muito grandes socorro.

      Excluir
  18. Deus perdoa todos os pecados, e o pecado de adultério? Ou seja casando se com outro(a) após ter se separado é adultério permanente? Sendo assim perde a Salvação?

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: