PRECAUÇÕES PARA NÃO PECAR CONTRA DEUS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Salmo 119:11
1. Há pessoas que se preocupam mais em cuidar para não ofender aos outros do que a Deus.
2. Há outras pessoas que ofendem ao próximo sem saber que, com isso, ofendem a Deus.
3. Há ainda outras pessoas que estão em plena rebelião (pecado) contra Deus e gostariam de mudar de atitude, e o salmista Davi apresenta os passos:

I.   PRIMEIRO PASSO PARA NÃO PECAR CONTRA DEUS É POSSUIR O BEM MAIS PRECIOSO: A BÍBLIA – Salmo 119:11
1. A Bíblia é a Palavra de Deus no mundo, as Escrituras Sagradas.
2. A Bíblia é o livro mais importante do mundo, o Livro dos livros.
3. A Bíblia é o bem mais precioso no mundo, o tesouro mais valioso.

II.  SEGUNDO PASSO PARA NÃO PECAR CONTRA DEUS É GUARDAR A BÍBLIA NO MELHOR LUGAR: O CORAÇÃO – Salmo 119:11
1. O coração é uma expressão para referir-se à sede das emoções, das decisões e da vida.
2. O coração é a sala de comando do mal, do pecado e da rebelião (Marcos 7:21-22).
3. O coração é o melhor lugar para guardar a Bíblia como o tesouro mais precioso.

III. TERCEIRO PASSO PARA NÃO PECAR CONTRA DEUS É TER O MAIS ELEVADO IDEAL: NÃO PECAR – Salmo 119:11
1. Não pecar contra Deus é o mais nobre, o mais alto e o melhor dos ideais humanos.
2. Não pecar contra Deus deve ser o foco principal de quem deseja praticar o que é certo e bom.
3. Não pecar contra Deus só será possível depois de guardar no melhor lugar (o coração) o bem mais precioso (A Bíblia).

CONCLUSÃO:
Para concluir apresento três frases de Charles Haddon Spurgeon, de seu livro: “Salmo 119 – O Alfabeto de Ouro” que sintetizam este sermão:
1. Primeira, “A Palavra de Deus é o melhor preventivo para a ofensa contra Deus, pois ela expressa sua mente e vontade e se propõe a levar nosso espírito a conformar-se com o divino Espírito”.
2. Segunda, “Nenhuma cura para o pecado na vida se compara à Palavra [de Deus] na sede da vida, que é o coração”.
3. Terceira, “Quando a Palavra [de Deus] está escondida no coração, a vida estará resguardada do pecado”.

APELO:
1. Tenha a Bíblia como o bem mais precioso do que qualquer tesouro.
2. Tenha no coração um espaço para guardar o bem mais precioso.
3. Tenha como o mais alto ideal na vida o viver sem pecar contra Deus.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Não pecar contra Deus é viver cheio do Espírito, é estar sempre em comunhão com Deus e desfrutar das bençãos espirituais de Deus.

    ResponderExcluir
  2. amem senhor esta com voce ea melhor coisa do mundo , eu com 15 anos ja sinto tanto sua presença aa como tu es maravilhoso ouvir tua voz poder realizar seus milagres esta com ti meu DEUS , mesmos eu agora passando por tribulaçoes eu nao desistirei de ti senhor orem por min irmao !! AMEN

    ResponderExcluir
  3. To buscando para não pecar, é uma coisa muito difícil, mas tenho certeza que Deus vai me dar forças e me ensinar a andar em seus caminhos...
    Tenho que ser forte e aguentar os vícios alheios... Eu consigo!

    ResponderExcluir
  4. Não pecar quanta Deus faz a pessoa se sentir em paz com Ele ,com o coração leve e puro por que ele nos conforta quando fazemos as coisas cetas

    ResponderExcluir
  5. Não pecar quanta Deus faz a pessoa se sentir em paz com Ele ,com o coração leve e puro por que ele nos conforta quando fazemos as coisas cetas

    ResponderExcluir
  6. E Dificil mas Deus vai me ajudar , estou na luta na fé!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu vou parar n quero mais pecar isso e horrivel n agrada a Deus preciso de forças Deus

    ResponderExcluir
  8. É difícil não pecar. Mas temos quer ser mais forte que o pecado e viver para Deus!

    ResponderExcluir
  9. E dificil mas.é posssivel viver sem pecar, Deus nao quer q nos conformemos com o pecado, mas sim que nos humilhamos na sua presenssa e pedimos misericordia, ao que busca encotra e ao que pede ele da. Segundo o seu querer

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: