OS DEZ MANDAMENTOS EM PRINCÍPIOS POSITIVOS


Os Dez Mandamentos da lei de Deus estão registrados em Êxodo 20:8-11. Eles foram dados num contexto de dureza de coração e pecado. Os Dez Mandamentos não são eternos, pois no Céu não haverá necessidade de segui-los como temos aqui neste mundo de perversão e iniqüidade; porém seus princípios são eternos. Os Dez Mandamentos que recebemos de Deus aqui na terra têm um tom forte e negativo – quase todos eles começam com o imperativo “NÃO” –, já os princípios são positivos. São estes princípios que o Espírito Santo escreve no coração do cristão que se entrega plenamente a Cristo a ponto de ser crucificado com Ele (Gálatas 2:20). Veja os dez princípios positivos dos Dez Mandamentos e faça uma análise em teu coração se você já permitiu que o Espírito obrasse completamente nele:

1.     Lealdade a Deus
2.     Adoração a Deus
3.     Reverência a Deus
4.     Santificação diante de Deus
5.     Respeito às autoridades
6.     Preservação da vida
7.     Fidelidade ao cônjuge
8.     Honestidade ao próximo
9.     Veracidade em tudo
10.  Contentamento com o que tem.

·   O valor desses princípios é eterno. Essas palavras vão além da letra. Elas não são exaustivas, são apenas sugestivas. Estes princípios os anjos tem no coração, não os Dez Mandamentos como foi entregue a Moisés para a humanidade pecadora.
·  O valor desses princípios deve ser colocado pelo Espírito Santo no coração do pecador na conversão. A vida exterior do cristão não se reduz a um manual de “faça ou não faça”, porque a questão do FAZER não é tão importante quanto o SER.
·  O valor desses princípios deve ser o alvo de cada cristão. Vivemos a nova aliança a qual não propõe a mudança da Lei de Deus, mas a mudança do coração (Jeremias 31:33; Ezequiel 36:26; Hebreus 10:16). Não faça as obras de um cristão, seja você um verdadeiro cristão.

Pastor Heber Toth Armí

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá pastor Heber, complementando sua postagem, gostaria de dizer que os dez mandamentos são um resumo da vontade de Deus. Se você e seus leitores quiserem ver a vontade de Deus em detalhes, acessem abaixo o link do meu blog:

    http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/lista-dos-mandamentos-da-biblia.html

    Que Deus abençoe vocês e a família de vocês.

    ResponderExcluir
  2. "Em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja comprido" Mateus 5:15.
    Como a lei Moral de Deus não é Eterna? A Lei do Dez Mandamentos já existia antes de êxodo 20, que era contexto não muito diferente de hoje, havia perversão e iniquidade assim como há hoje também. Essa lei foi escrita pelo próprio dedo de Deus, então é importante não é? Os verdadeiros Cristãos são " ...aqueles que obedecem aos mandamentos de Deus e são fiéis à verdade revelada por Jesus." Apocalipse 12:17. Alem dos principios que os Dez mandamentos nos trazem, devemos obedece-los ao pé da letra: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." Eclesiastes 12:13. Amén

    ResponderExcluir
  3. Paz em Cristo,

    Estou preparando um estudo sobre a Eterna e santa lei de Deus, e retirei os princípios de cada mandamento de seu blog, obrigado e que Deus nos abençoe e ilumine com sua graça e seu Espírito, em nome de Jesus, assim seja! Glória a Deus!
    http://leidedeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: