A FLECHA DA VITÓRIA DO SENHOR: UMA PARÁBOLA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: II Reis 13:14-19
1. Parábola é uma ilustração teórica ou prática cuja finalidade é ensinar verdades espirituais profundas.
2. Parábola é uma estratégia pedagógica que visa facilitar a compreensão das profundas verdades da revelação de Deus.
3. Parábola é um recurso didático usado fluentemente no Antigo e Novo Testamento. O texto deste sermão é uma parábola proferida pelo profeta Eliseu, realizada pelo rei Jeoás; a qual tem grandes verdades a ensinar.

I.   A FLECHA É APENAS UM INSTRUMENTO DE GUERRA DA ANTIGUIDADE – II Reis 13:15-16
1. O arco e flecha foi o instrumento usado pelos exércitos antes da invenção de armas de fogo.
2. O arco e flecha são simples instrumentos, usados também para caçar.
3. O arco e flecha ilustram aquilo que um homem ou uma mulher tem a sua disposição para alcançar um objetivo. No caso do rei Jeoás ele tinha arco e flechas, Moisés teve um cajado, Davi uma funda, etc. em teu caso pode ser outro instrumento, qualquer coisa que você tenha em mãos, por mais simples que seja.

II. A FLECHA DA VITÓRIA SÓ SERÁ PODEROSA SE VIER DO SENHOR – II Reis 13:17
1. A flecha é um instrumento frágil diante de tantas armas poderosas hoje em dia, Jeoás não precisava trocar de instrumento para vencer suas lutas e alcançar vitórias.
2. A flecha, embora seja um instrumento frágil, se torna poderosa quando se torna “a flecha da vitória do Senhor”.
3. A flecha da vitória do Senhor é um termo didático que aponta para o princípio de que toda vitória vem do Senhor. O exército de Jeoás estava destruído, não possuía muitos cavaleiros, nem muitos carros e nem muitos homens de infantaria, “pois o rei da Síria os tinha destruído e os tinha feito como pó, trilhando-os” (II Reis 13:7). Porém, não era com carros e exército que Jeoás venceria, mas com a flecha da vitória do Senhor. Você pode estar falido, não é o dinheiro, ou o emprego ou o governo que te dará vitórias, é Deus.

III. A FLECHA DA VITÓRIA DO SENHOR TRARÁ LIVRAMENTO SE FOR USADA COM PERSEVERANÇA – II Reis 13:18-19
1. Sem perseverança o rei Jeoás não fez jus à promessa de Deus dada por Eliseu. Ele atirou apenas três flechas, e cessou, quando deveria ter atirado cinco ou seis.
2. Sem perseverança não há vitória, não importa o instrumento. Para vencer as lutas da vida moderna é necessário perseverar no estudo da Bíblia, na oração e testemunho do poder de Deus. Ainda que nossos olhos não vejam solução, a vitória vem do Senhor.
3. Sem perseverança revela a falta de confiança constante em Deus, por isso não há vitória completa. Pode haver meias vitórias, mas o problema continua. A perseverança revela a fé em Deus; a vitória é resultado da fe perseverante!

CONCLUSÃO:
1. Muitos dos grandes sonhos dos grandes sonhadores não são realizados, não por falta de recursos, mas por falta de buscar a presença e a direção de Deus.
2. Muitos dos grandes sonhos dos grandes sonhadores não são realizados, não por falta de disposição, mas por falta de confiança no livramento ou vitória que vem do Deus todo-poderoso.
3. Muitos dos grandes sonhos dos grandes sonhadores não são realizados, não por falta de ousadia e força de vontade, mas por falta de perseverança em seguir os planos e princípios traçados por Deus.

APELO:
1. Coloque sua vida e seus sonhos agora mesmo nas mãos de Deus. Deus quer transformar você em instrumento dEle.
2. Coloque o que você tem em suas mãos nas mãos de Deus. Deus quer transformar o que você tem em instrumento dEle.
3. Coloque seu coração em perseverar em fazer a vontade de Deus. Deus quer transformar você com tudo o que você tem em vitórias completas.

Obs.: Caso queiras mais informações sobre o texto, leia também o sermão "Estratégias divinas para se obter vitórias" neste mesmo blog.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Paz de Jesus pastor a mensagem é muito forte Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Amém esta palavra è muito forte falou muito comigo que Deus abençoe pr Heber Toth Armi

    ResponderExcluir
  3. Um mistério essa PALAVRA. Chamou a minha atenção para o fato de que Joas tinha à disposição dele a benção da vitória integral! Mas se limitou...não ousou. Uma lição para mim.

    ResponderExcluir
  4. Muito forte está palavra OoooooooooooGloria

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus; muito obrigado pastor, continue edificando aos irmãos em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Amém que Deus continue te avaliar com a misericórdia Amém.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: