APRENDENDO COM A FIDELIDADE DOS RECABITAS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Jeremias 35
  1. O que é fidelidade? É a característica de quem é fiel em sua fé ou crença.
  2. Quem são os recabitas? Os recabitas, da casa de Recabe, foram um povo que viveu na época do Antigo Testamento, originários dos queneus (I Crônicas 2:55). Eles eram da linhagem de Hobabe, cunhado de Moisés – da família de Jetro (Juízes 1:16). Eles tiveram um líder de grande influência que os conduziram a práticas inegociáveis. Eles foram fiéis a Jonadabe.
  3. Quem é você?
  • Muitos são fiéis enquanto não são provados. Estes submetidos a provas são desaprovados.
  • Muitos outros são fiéis até mesmo ao serem pressionados pelas mais duras provas da vida.
Como o povo de Deus estava indo de mal a pior, de desobediência em desobediência, de infidelidade a infidelidade, Deus pede a Jeremias para convocar os recabitas para demonstrar fidelidade à voz de Jonadabe, o qual estava morto há cerca de 300 anos. Ainda hoje Deus nos confronta com a lealdade, perseverança e fidelidade desse povo.

I. OS RECABITAS ENSINAM LEALDADE – Jeremias 35:6-10

Jeremias convoca os recabitas para mostrar ao povo de Deus, de todos os tempos, um verdadeiro exemplo de lealdade. Jonadabe, um líder sábio e influente, instruíra seu povo, o qual por 300 anos seguia seus ensinamentos, embora sem a sua presença.
  1. Lealdade é reconhecimento dos princípios ensinados por alguém: Embora Deus deixou Seus sábios princípios a Seu povo os recabitas eram mais leais a um homem morto do que os israelitas a um Deus vivo.
  2. Lealdade requer persuasão: Jonadabe deixou seus princípios, estes foram passados persuasivamente de pai para filho. É no ambiente familiar que os padrões de lealdade aparece ou desaparece. No meio da família do povo de Deus não havia lealdade aos princípios divinos.
  3. Lealdade pode custar caro: Os recabitas foram convocados por Jeremias a irem ao templo para colocá-los à prova diante dos líderes religiosos da casa de Deus.
II. OS RECABITAS ENSINAM PERSEVERANÇA – Jeremias 35:2, 5-7

Os recabitas aprenderam de Jonadabe algumas coisas:
  • A não beber vinho, pois promove dissensões, imoralidade e divisões.
  • A não construir casa, assim era mais fácil fugir quando vinham invasores.
  • A não plantar no campo para não se apegar aos bens materiais.

O profeta Jeremias ordena os recabitas beber vinho. Não era propósito de Jeremias ensinar o povo a tomar vinho, mas contrastar a obediência dos recabitas com os israelitas que não obedeciam a seu Deus.
  1. A perseverança deve ser baseada na Palavra de Deus e não em emoções: Religião verdadeira jamais é baseada na emoção, mas no conhecimento racional de Deus e Sua santa Palavra.
  2. Perseverança só existe quando se tem convicção daquilo que crê: O povo de Deus muitas vezes tem vergonha de ser o que diz ser. O povo de Deus professa uma coisa e vive outra. Os recabitas eram convictos e perseverantes naquilo que um homem lhes ensinara havia muitos anos.
  3. Perseverança é continuar firme quando tudo é contrário: Os recabitas buscavam refúgio em Jerusalém, se recusassem o pedido de Jeremias corriam risco de serem expulsos (v. 11). No entanto, diante desta prova perseveraram; e, o povo de Deus muitas vezes nem tinham motivos para desobedecer a Deus e O desobedecia descaradamente.
III. OS RECABITAS ENSINAM FIDELIDADE – Jeremias 35:8-10

Lealdade e perseverança são as bases da fidelidade. Os recabitas venceram a prova e envergonharam o povo de Deus com sua lealdade e perseverança nos mandamentos de Jonadabe. Precisamos aprender que antes da fidelidade vem a lealdade e a perseverança.
  1. Fidelidade só existe quando se tem oportunidade de ser infiel: Sem livre arbítrio não há fidelidade. Deus nos deixa livres para escolher a fim de desenvolver nosso caráter.
  2. Fidelidade é uma questão de decisão lógica: Quem depende da emoção é instável. Para ser firme e convicto é preciso desenvolver a convicção pela decisão racional. Os recabitas decidiram ser fieis e por isso foram. Eles deram a razão de sua decisão (v. 6).
  3. Fidelidade nos torna firmes, infidelidade nos faz frouxos: O infiel anda conforme as circunstâncias, o fiel conforme suas crenças.

CONCLUSÃO:
  1. Fidelidade em qualquer situação só é possível mediante o temor reverente e confiança em Deus (Jeremias 35:13).
  2. Fidelidade em qualquer situação é o que um Deus amoroso e fiel espera daqueles que se comprometem com Ele (Jeremias 35:14-16)
  3. Fidelidade em qualquer situação recebe aprovação e a bênção de Deus, enquanto que a infidelidade traz maldição (Jeremias 35:17-19).

 Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

40 Comentários

  1. ótimo estudo; que Deus continue te abençoando meu irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, resumido,objetivando o assunto.Nos dando uma perfeita interpretação do texto biblíco.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom maravilhoso parabéns vou até colher alguns ensinamento deste testo para eu ministrar; que Deus o abençoe grandemente sua vida em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  4. Estava hoje meditando sobre esta Palavra e achei aqui no site este estudo maravilhoso que refletiu tudo o que eu meditei. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. sermões maravilhosos que edificam e abrem a mente de forma que possamos evoluir mais e mais em nosso ministério,que Deus continue abençoando sua vida de uma forma cada vez mais grandiosa.

    ResponderExcluir
  6. Adorei continuem com esta obra pra glória do nosso Deus...amém

    ResponderExcluir
  7. uma grande benção este estudo.

    ResponderExcluir
  8. edilson.ou.china@hotmail.com
    gostei muito ,que uma grande clareza no meu pesamentos

    ResponderExcluir
  9. Uma palavra poderosa que veio em tempo oportuno, em dias difíceis onde vivemos constantemente tentados a sermos infiéis a nosso Deus.

    ResponderExcluir
  10. Uma palavra poderosa que veio em tempo oportuno, em dias difíceis onde vivemos constantemente tentados a sermos infiéis a nosso Deus.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito. achei numa busca por melhorar uma palestra sobre fidelidade diante das provas. Obrigada. Deus continue lhe abençoando e usando.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ... eu li na bíblia porém não entendi, vim buscar o significado de recabitas na internet e achei vcs .... e agora entendo perfeitamente o que Deus quer de mim ... muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. Muito bom ... eu li na bíblia porém não entendi, vim buscar o significado de recabitas na internet e achei vcs .... e agora entendo perfeitamente o que Deus quer de mim ... muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, eu pedi que Deus me desse uma palavra, e depois de orar, abrir a Biblia no texto de Jr. 35 onde fala sobre os Recabitas. Deus me direcionou para este site ou blogs, que me abriu mais ainda minha visao. Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. edificante esse estudo, que sejam editados mais e mais estudos assim para edicar nossas vida..

    ResponderExcluir
  16. maravilhoso estudo esse que nos faz refletir a respeito do quanto é importante o ato obidiência e a fidelidade em cumprir,viver e praticar os ensinamentos do criador através da sagradas escrituras,onde o seu filho amado nos ensinou

    ResponderExcluir
  17. Aprendi muito neste estudo ,tive total compreensão do texto,vai me ajudar muito nas ministrações.
    Parabéns Deus continue usando sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns! Ótimo estudo, Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  19. #Nooossa... Valeu a pena pesquisar e chegar até aqui. #Deus abençoe vc ... continue a ensinar e divulgar a Palavra de Deus! Muito bom o estudo. Deus seja honrado.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom pastor Héber! Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom estudo.. olha quanto tempo depois e ainda tem pessoas como eu, estudando.parabéns pastor!

    ResponderExcluir
  22. 8 Jeremias disse à comunidade dos recabi­tas: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: 'Vocês têm obedecido àquilo que o seu antepassado Jonadabe ordenou; têm cumprido todas as suas instruções e têm feito tudo o que ele ordenou'.
    19 Por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: 'Jamais faltará a Jonadabe, filho de Recabe, um descen­dente que me sirva' ". ISSO SÓ FOI FALADO A DAVI REI DE ISRAEL!!

    ResponderExcluir
  23. Glória a Deus!!! Excelente este estudo sobre a Palavra de Deus. Que o Senhor continue lhe abençoando...

    ResponderExcluir
  24. Tremendo! Edificante! Deus o abençoe mais e mais...

    ResponderExcluir
  25. Porque alguem fala de rastreador num blog evangelico?
    Tem que ter de tudo!
    rsrs

    ResponderExcluir
  26. Glória Deus , estudo veio do céu

    ResponderExcluir
  27. Muito claro e bem explicado a palavra de Jeremias 35 falou muito comigo.🙏🙌

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pastor gostei muito do estudo ,foi bastante produtivo . Deus abençoe sua família e continue sempre postando os conhecimentos bíblicos.

    ResponderExcluir
  29. Palavra maravilhosa, Deus abençoe pastor.🙋🏽‍♀️

    ResponderExcluir
  30. muito bom, outro dia até ministrei sobre esta palavra, mais hoje aprendi mais e mais. Parabens

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: