COMO ORAR PELA CONVERSÃO DOS PERDIDOS?

INTRODUÇÃO:
1. Quantas vezes oramos pela conversão de alguém e não somos atendidos por Deus.
2. Quantas vezes desistimos de orar por não haver nenhum sinal da parte de Deus.
3. Quantas vezes pensamos que a oração intercessória não tem valor, pois concluímos que Deus não pode fazer nada com quem não O busca.

O lema desta mensagem é que se pedirmos corretamente a Deus pela salvação de alguém, Deus pode invadir até mesmo o reino de Satanás a fim de salvar; porém, muitas vezes pedimos mal. Existem cinco fases que devem ser seguidas ao orar em prol dos perdidos:

I. ORE SINCERAMENTE PEDINDO QUE DEUS SANTIFIQUE ESPECIFICAMENTE A PESSOA (II Tessalonicenses 2:13-14)
  1. Santificar significa separar, escolher, selecionar algo ou alguém para um propósito.
  2. Santificar é a obra do Espírito Santo quando trabalha pela salvação do pecador.
II. ORE INTENSAMENTE PEDINDO QUE DEUS ABENÇOE A PESSOA (Lucas 10:1-5; Romanos 2:4)
  1. Quando Jesus instrui seus discípulos a evangelizarem pediu-lhes que dissessem: “Paz a esta casa”.
  2. Quando orarmos pela conversão de alguém consideremos que é a bondade de Deus que conduz o pecador ao arrependimento e devemos pedir por ela.
III. ORE PLENAMENTE PEDINDO QUE O ESPÍRITO SANTO CONVENÇA A PESSOA (João 16:8-11)
  1. A convicção no coração humano é fruto do trabalho do Espírito Santo, não de estratégias e argumentos humanos.
  2. A convicção do pecado e da necessidade de mudança é fundamental para a salvação e nenhum ser humano pode produzi-la a não ser pela oração.
IV. ORE CONVICTAMENTE PEDINDO QUE O ESPÍRITO SANTO ILUMINE A MENTE DA PESSOA (Atos 8:30-35)
  1. O pecador, neste ponto, já deseja ler a Bíblia, mas não a entende. A mente ainda não compreende as coisas espirituais.
  2. O pecador que se convenceu da necessidade de salvação precisa de alguém que lhe explique o plano de Deus: A morte vicária do Filho de Deus.
V. ORE PERSEVERANTEMENTE PEDINDO QUE DEUS TE USE NA SALVAÇÃO DA PESSOA (Atos 8:26-29)
  1. Neste ponto o pecador já está receptível, com a mente aberta e sedento da Palavra de Deus.
  2. Neste ponto, você que ora deve se colocar a disposição de Deus e da pessoa pela qual deseja ver nos caminhos de Deus.
CONCLUSÃO (Atos 8:36-39):
  1. A obra de conversão é exclusiva de Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo.
  2. Na obra da salvação Deus conta com nossa participação através de orações a fim te entrar em território dominado pelo mal, resgatar a pessoa e conduzi-la ao batismo.
  3. Na obra da conversão de alguém Deus conta conosco como Seus instrumentos a fim de conduzir o pecador arrependido às águas do batismo.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

26 Comentários

  1. GOSTEI MUITO DE SEU BLOG ACHEI MUITO INTERESSANTE CONTINUE REALIZANDO ESSSA MISSÃO MARAVILHOSA QUE VOCÊ ESTA FAZENDO AQUI: DIVULGANDO A MARAVILHOSA PALAVRA DE DEUS!
    TENHO CERTEZA DE QUE UM DIA DEUS IRÁ TE RECOMPENSAR!!

    ResponderExcluir
  2. Ao orarmos com fé ascendemos uma pequenina luz na imensidão. Quanto mais pessoas com fé, mais claro fica. (André LM)

    ResponderExcluir
  3. AMEM GLORIA A DEUS! ÓTIMAS ESTRATÉGICAS PARA POVOAR O CÉUS.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!
    Me ensinou bastante e com base bíblica... Deus continue o abençoando sempre!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se ao orar pela conversão de alguém a gente pode pedir á Deus para depois de esta pessoa estar convertida, Deus trazê-la para a gente, nos casando sob suas bençãos?

    ResponderExcluir
  6. Pr. queria saber se esses passos devem ser seguidos numa única oração? Nao entendi muito bem. A paz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo de orar por alguém para se converter devem incluir esses passos, sempre; certamente eles devem estar todos incluídos na mesma oração pois nunca se sabe que a pessoa estará pronta para o passo seguinte...

      Excluir
  7. Com toda a certeza, seguirei esses passos.. Obrigada Pastor, esse blog é muito edificante.. :)

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada pelo ensino. Me ajudou muito.
    Deus continue o abençoando.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelo ensino. Me ajudou muito.
    Deus continue o abençoando.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber pq existe pessoas que qt mais a gente pela conversão dela, mais a vemos com o coração endurecido e cm ódio. Fica parecendo que a oração ta tendo efeito contrario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, a ação divina sobre o pecador vai depender muito de como seu coração reagirá. A ação do Espírito Santo pode ser comparada ao efeito do sol. Se o coração for tipo cera, amolecerá; se for tipo barro endurecerá. Veja o caso do Faraó do Egito, os líderes religiosos da época de Jesus, etc.

      Excluir
    2. Mais que endureceu o coração de faraó não foi Deus, por causa do seu plano, ou seja Deus é que endurece e amolece?

      Excluir
  11. Há um tempo senti um forte desejo em meu coração de orar pela conversão de um conhecido. Antes disso, me encontrei com ele, e levei a palavra de Deus e Seu evangelho, pois senti Deus me usando e colocando as palavras em minha boca. Mas não vejo efeitos...Mas dizem que a palavra de Deus não volta vazia.....Mas não tenho mais contato com esta pessoa e não sei o que se passa. Mas mesmo assim, sinto que devo continuar a rezar. O que você acha disso? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto existe vida existe esperança. Enquanto existe esperança, jamais deveríamos deixar de orar!

      Excluir
    2. Amém. Muito Obrigada. Deus abençoe.

      Excluir
  12. Pr. Eu irei seguir estes passos ensinados, porém gostaria de saber se estou fazendo errado orar por coisas específicas (exemplo: a pessoa roubou, e vem praticando este ato, eu peguei alguns versículos que falam sobre isso e outros sobre "libertação disto" e uso "a chave do Reino" repreendo e amarro satanás) estou no caminho certo? Porque a pessoa está na igreja, nunca falta, tem 24 anos de "conversão" com a vida toda errada. Estou orando por um encontro genuíno. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto. Mas, só cuidado com o "amarro Satanás", pois não tem respaldo na Bíblia. Não temos esse poder, precisamos da intervenção sobrenatural de Cristo. Mas, você pode orar especificamente por essa situação que você colocou acima!

      Excluir
  13. Hoje mesmo iniciarei minha caminhada de oração pela salvação da minha família... Deus te abençoe, pastor e muito obrigada por nos dá esse direcionamento... Sou convertida ha pouco tempo e palavras me faltam no momento da oração..

    ResponderExcluir
  14. estou muito triste pois tenho uma amiga que sou da mesma turma que ela e conheço ela desde os 6 anos e conheci ela sempre na igreja, mas hoje ela disse que não era mais evangélica e que não se sentia bem na igreja, desde que ela chegou aqui na escola ela fica escutando funk todo dia e xingando, falando palavrões, etc. Mas em nome de Jesus ela vai ser liberta pois eu vou jejuar por meses se for preciso, pois eu amo ela e sei que ela precisa de Deus pois sem ele ela não vai ser ninguém. Vou pagar o preço que for preciso

    ResponderExcluir
  15. Poderoso esse post , eu amei ! E clareou mente mente e me direcionou maos ainda!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Tenho muita dúvida sobre essa questão. Se a fé vem por ouvir e ouvi a palavra de Deus, não seria após esse processo que o Espírito Santo iria trabalhando a conversão? Outra situação: O Espírito Santo não seria só para os convertidos? Que como humano ainda está sujeito ao pecado e assim ele os ajuda convencendo os? Ou o Espírito Santo age também ainda enquanto a pessoa é incrédula? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Espírito Santo atua com intensidade nos incrédulos incessantemente, por enquanto. E quanto à sua pergunta inicial, só posso dizer que muitas coisas não podemos entender, devido a ser um mistério, um milagre que vai além de nossa lógica limitada. O que é importante saber, é que não é meramente teoria. Os resultados aparecem!

      Excluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: