A SABEDORIA DE DEUS EM APENAS SETE PALAVRAS

INTRODUÇÃO – Texto bíblico: Gênesis 1:1

1. Nossa mente é limitada para entender profundamente a sabedoria de Deus. Porém, o que Deus revelou evidencia a nós Sua infinita sabedoria.

2. Um estudo aprofundado (embora limitado pela mente humana) das sete palavras no hebraico (idioma original de composição) de Gênesis 1:1 nos ajuda a ver um pouco da profundidade da sabedoria Divina.

3. Na introdução de Seu Livro Sagrado Deus declara em nossa Bíblia em português: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

I. GÊNESIS 1:1 TEM POUCAS PALAVRAS, PORÉM SÁBIAS:

Nestas sete palavras de Gênesis 1:1 Deus tem muito a dizer a nós do século XXI. Nestas poucas palavras de Gênesis 1:1 Deus tem mensagens para muitos grupos de pessoas. Os erros que têm escravizado milhões de pessoas, em apenas um versículo de sete palavras no hebraico Deus contradiz a todos eles com verdades absolutas:

1. Ateísmo: O ateísmo é uma filosofia que defende a não existência de Deus. Gênesis 1:1 declara que Deus existe e sempre existiu.

2. Agnosticismo: Os agnósticos afirmam que ninguém pode saber se Deus existe. Gênesis 1:1 assume que todo homem por natureza sabe que Deus existe.

3. Politeísmo: A maior parte da humanidade acredita em muitos deuses. Gênesis 1:1 fala de um só Deus, vivo e poderoso criador.

4. Panteísmo: Esta filosofia afirma que Deus e o Universo são um; ou que tudo é Deus e Deus está em tudo o que existe, sejam plantas, objetos ou animais. A maioria das religiões orientais baseia-se em tais conceitos. Gênesis 1:1 ensina que Deus é separado da criação e transcende o Universo. Ele é um Deus pessoal, e não apenas uma força universal.

5. Materialismo: Esta filosofia afirma que a matéria é eterna. Evolucionistas verdadeiros são materialistas. Gênesis 1:1 declara que a matéria no Céu e na Terra teve um começo; somente Deus não teve início.

6. Dualismo: Os dualistas ensinam que o universo foi criado e é controlado por duas forças opostas: uma boa e a outra má, do bem e do mal. Gênesis 1:1 ensina que existe um Deus, vivo e verdadeiro, que evidentemente é supremo e soberano.

Existe uma multidão de outros “ismos” que são destruídos por uma simples declaração de Deus. Assim, estas poucas palavras provam a infinita sabedoria de Deus.


II. GÊNESIS 1:1 TEM POUCAS PALAVRAS, PORÉM PROFUNDAS:

  1. O homem sem uma revelação inspirada é como um navio sem bússola; Gênesis 1:1 norteia a limitada sabedoria humana.
  2. As palavras de Gênesis 1:1 são precisas e concisas, indo além da simples criação. Há um Deus que sabe planejar, organizar e criar do nada as coisas visíveis.
  3. Se Gênesis 1:1 não é verdadeiro não temos resposta confiável para nada. Porém, se acreditamos nestas poucas palavras como revelação de um Deus sábio, temos respostas para as perguntas mais inquietantes sobre nossa origem e a origem do Universo.

§ Gênesis 1:1 nos revela que a criação é produto da vontade Divina, e não o resultado das incertezas forças do acaso.

§ Gênesis 1:1 indica que o Criador é Superior a Sua criação, estando ao mesmo tempo intimamente envolvido na obra de Suas mãos.

§ Gênesis 1:1 afirma que Deus é antes de tudo o que existe e que é exclusivamente a única causa de tudo o que existe.

§ Gênesis 1:1 é o fundamento de todo pensamento correto com relação ao mundo material. Destaca-se aqui a impressionante verdade de que, “ao formar o mundo, Deus não fez uso de matéria pré-existente” (Testemunhos Seletos, 258).


III. GÊNESIS 1:1 TEM POUCAS PALAVRAS, PORÉM DIVINAS:

  1. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por serem divinas as poucas palavras de sabedoria de Gênesis 1:1, podemos encontrar grandes ensinamentos:

“No princípio” ................................. Isto é tempo

“Deus” ......................................... Isto é Poder

“Criou” ............................................ Isto é ação

“Céus” ........................................ Isto é espaço

“Terra” ...................................... Isto é matéria

  1. Por serem divinas estas poucas palavras de sabedoria, podemos estar certos de que são verdadeiras, porque Deus é verdadeiro.
  2. Por serem divinas estas poucas palavras de sabedoria, podemos concluir que Deus é infinitamente sábio, porque toda a introdução de Seu Livro tem sete palavras.

CONCLUSÃO:

1. Sete palavras hebraicas formam a introdução de toda a Bíblia que ao serem traduzidas ao português temos esta frase: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

2. Sete palavras que provam o quanto Deus pode dizer com poucas palavras, evidenciando assim sua infinita Sabedoria.

3. Sete Palavras que apresentam um Deus sábio ao se revelar a nós de uma maneira tão simples, a fim de que entendamos de maneira simples, porém, profunda.

Pr.

Heber Toth Armí

Postar um comentário

3 Comentários

  1. em genesis 1-1e2 diz que o espirito de DEUS pairava sobre as faces das aguas. Pergunta? As aguas ja existia? ja que em nenhum outro verciculo DEUS disse... Haja agua; afinal? DEUS criou a agua? Ou a agua ja existia?

    ResponderExcluir
  2. LEIA 2 PEDRO 3:5 E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

    ResponderExcluir
  3. Anderson Soares de macaé rjsexta-feira, março 25, 2011

    irmão, estou estudando a sabedoria de Deus sobre o destino individual de cada homem.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: